segunda-feira, 22 de julho de 2019

Niki Lauda e Ayrton Senna subiram juntos ao pódio pela 1ª vez em Brands Hatch, há 35 anos

Niki Lauda e Ayrton Senna subiram juntos ao pódio pela 1ª vez em Brands Hatch, há 35 anos Austríaco assumiu a liderança depois dos problemas de Prost e encostou na disputa pelo topo da tabela; brasileiro brilhou com a Toleman e foi o terceiro após passar De Angelis no fim

Rio de Janeiro
22/07/2019 07h00  Atualizado há 2 horas

Por Fred Sabino
Repórter do Grupo Globo e produtor do quadro Histórias da F1
Globo Esporte - globoesporte.globo.com

Getty Images

Dois dos grandes campeões da história da Fórmula 1, Niki Lauda e Ayrton Senna subiram ao pódio juntos pela primeira vez há exatos 35 anos, no dia 22 de julho de 1984. Em Brands Hatch, o austríaco conquistou sua terceira vitória na temporada e se aproximou definitivamente do companheiro de McLaren Alain Prost na briga pelo título. Já o brasileiro, com o terceiro lugar pela modesta Toleman, ganhou seu segundo troféu na Fórmula 1.

O fim de semana do GP da Inglaterra começou com a notícia da exclusão da Tyrrell do restante do campeonato por ter usado lastro no tanque de gasolina. A equipe inglesa recorreu e, com uma autorização judicial, pôde se inscrever com Stefan Johansson e Stefan Bellof. Na sexta-feira, primeiro dia de treinos, houve o grave acidente de Johnny Cecotto, que o F1 Memória relembrou anteontem.

Largada do GP da Inglaterra de 1984, em Brands Hatch — Foto: Getty Images

A pole position ficou com Nelson Piquet e sua Brabham com o poderoso motor BMW, enquanto Alain Prost e Niki Lauda vieram a seguir. Senna ficou na sétima posição, considerada excelente para quem não tinha os mesmos pneus Michelin de classificação das grandes equipes daquele ano.

Piquet fez uma boa largada, seguido por Prost e Lauda, enquanto no fim do pelotão, Eddie Cheever (Alfa Romeo), Philippe Alliot (RAM), Stefan Johansson (Tyrrell) e Jo Gartner (Osella) se enroscaram na descida para a curva Bottom. Apesar da lambança, a prova prosseguiu.

Só que na 13ª volta, Jonathan Palmer bateu na saída da curva Clark, no acesso à reta dos boxes. Não foi uma pancada das piores, mas a RAM começou a pegar fogo, e os fiscais dispararam os extintores de incêndio. A direção de prova agitou a bandeira vermelha e interrompeu a corrida.

Acidente envolveu quatro pilotos em Brands Hatch, em 1984 — Foto: Reprodução

O prejudicado foi Prost, que tinha ultrapassado Piquet pouco antes da interrupção. Isso porque foram computados os resultados até a 11ª volta, quando o brasileiro ainda estava à frente. Como mandava o regulamento da época, a corrida foi dividida em duas baterias, e as posições seriam definidas com a soma de tempos de cada parte da prova.

Na relargada, Prost se mandou na frente seguido por Piquet, Lauda e a dupla da Renault, com Derek Warwick à frente de Patrick Tambay. Senna, que na primeira bateria tinha subido para sexto, caiu no começo da segunda bateria para oitavo, mas logo passou de passagem por Michele Alboreto para voltar ao sétimo lugar, atrás de Elio de Angelis.

Piquet liderou em Brands Hatch no começo, mas foi ultrapassado — Foto: Reprodução 

Prost não conseguiu abrir tanto de Piquet como se esperava, enquanto Lauda seguiu atrás do brasileiro esperando o melhor momento para superá-lo. A oportunidade veio na volta 29, com o desgaste dos pneus de Nelson. Sabendo que o companheiro tinha passado para segundo, o francês apertou o ritmo e rapidamente abriu seis segundos de vantagem.

Para desespero de Prost, as marchas começaram a quebrar e, na 38ª de 71 voltas, a McLaren-Porsche sucumbiu. Lauda herdou a liderança seguido por Piquet, Warwick, De Angelis e Senna. Aos poucos, o brasileiro da Toleman, com um desempenho surpreendente, começou a se aproximar do italiano da Lotus.

Senna pilota Toleman na pista de Brands Hatch, em 1984 — Foto: Getty Images

É bem verdade que Elio precisou tirar o pé devido a problemas no turbo do motor Renault, mas Senna não tinha nada a ver com isso e, depois de muito insistir, mergulhou de forma fulminante na Paddock Hill para assumir a quarta colocação. Logo depois, a cinco voltas do fim, Piquet também teve problemas no turbo e, arrastando-se pela pista, foi superado por Senna, novo terceiro colocado.

Na frente, o soberano Lauda cruzou a linha de chegada com 42 segundos de vantagem sobre Warwick, com Senna 21s2 atrás do inglês. De Angelis conseguiu salvar o quarto lugar, enquanto Michele Alboreto e René Arnoux, ambos da Ferrari, fecharam a zona de pontuação. Depois de muito lutar e de andar lentamente pela pista nas voltas finais, Piquet ficou até mesmo fora dos pontos, em sétimo.

Niki Lauda rumo à vitória no GP da Inglaterra de 1984 — Foto: Getty Images

No pódio, Senna era o mais eufórico dos três, já que não precisou de uma pista molhada, como em Mônaco, para ficar entre os três primeiros. O brasileiro fez questão de erguer o braço de Lauda, que aceitou o gesto e sorriu, assim como Warwick, que repetiu em casa o melhor resultado da carreira.

No campeonato, Lauda chegou a 33 pontos contra 35,5 de Prost. Num ano amplamente dominado pela McLaren, os dois ainda seguiriam trocando vitórias até a decisão do título, na última corrida, em Portugal, onde Lauda e Senna subiram ao pódio juntos pela segunda e penúltima vez - a última foi na Holanda, em 1985. Mas isso fica pra outros posts.


FONTE PESQUISADA

SABINO, Fred. Niki Lauda e Ayrton Senna subiram juntos ao pódio pela 1ª vez em Brands Hatch, há 35 anos. Disponível em: < https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2019/07/22/niki-lauda-e-ayrton-senna-subiram-juntos-ao-podio-pela-1a-vez-em-brands-hatch-ha-35-anos.ghtml>. Acesso em: 22 de julho 2019.


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