sábado, 28 de dezembro de 2019

Quando Senna pilotou a Williams



Dez anos depois que ele dirigiu para Frank, Senna finalmente se reuniu com a equipe Didcot, desta vez para correr. Mas o que aconteceu em Donington em 1983?

Era um dia frio e seco, terça-feira, 19 de julho de 1983. O Donington Park estava banhado pelo sol fraco e as condições eram favoráveis. Dois dias antes, Alain Prost havia acabado de vencer o GP da Inglaterra em Silverstone pela Renault, vencendo Nelson Piquet e Patrick Tambay. No confronto da Fórmula 3, a sensação brasileira de Ayrton Senna acabou de derrotar o britânico Martin Brundle novamente (embora este último virasse a mesa várias vezes depois em um ano fantástico). Foi um bom verão, e Donington era ideal para um jovem que fez seu primeiro teste de Fórmula 1. Frank Williams estava de olho em Senna desde o início da temporada, quando conquistou vitórias após vitórias na série F3, e agora o reuniu com um de seus FW08Cs, um desenvolvimento do carro com o qual Keke Rosberg venceu. o Campeonato Mundial de Pilotos de 1982, e no qual ele havia vencido apenas recentemente o Grande Prêmio de Mônaco. Seria uma combinação sensacional.

Alguns dias depois, Senna avaliou em silêncio. "Foi tudo o que eu poderia querer. Aprendi muito, fiz algumas voltas consistentes e me beneficiei de ter Frank Williams lá para vigiar tudo".

Naquela época, o próprio Frank disse: "Ele levou água como um pato. Foi muito fácil para ele".

Mais adiante, é mais fácil colocar esse pequeno teste silencioso em sua verdadeira perspectiva. Havia apenas dois fotógrafos presentes naquele dia, por incrível que pareça, pois agora é fácil vê-lo como o começo de algo grande.
Robbie Campbell, agora encarregado do carro de Damon Hill, foi o segundo homem na reserva Williams naquele ano. "Charlie Moody estava no comando do carro, e Alan Challis também estava lá. Eu já conhecia Ayrton, através de Emerson Fittipaldi. Ele estava sempre andando com ele e o vimos no Ford 2000. Eu costumava brincar com ele. um grande motor no carro, mas é claro que ele não tinha, ele era rápido.

"Naquele dia, ele deu a volta em Donington mais rápido do que qualquer um já havia pilotado uma Williams e, na verdade, ele não estava se esforçando muito porque não cabia no carro. Era o de Keke e ele estava realmente apertado."

"Ele fez algumas voltas, depois entrou em um estágio e me disse: 'Quantas marchas esse carro tem?' Eu disse a ele que tinha seis. 'Ok', disse ele. 'Só uso cinco até agora.'

"Ele estava muito confiante, mas não estava pressionando demais. Acho que ele pode ter dado uma volta na chicane, mas isso foi tudo. Ele nunca tocou em nada. Eu sabia que ele seria rápido ..."

Frank, naturalmente, nunca se esqueceu daquele dia. Dez anos depois, seu recall ainda é preciso - quando ele deseja que seja.

"Minhas lembranças são coloridas, porque meu carro quebrou dois cruzamentos antes de Donington na M1. Meu Jaguar. Para ser justo, a fábrica veio nos buscar e nos enviou um carro novo para o circuito no final do dia ...

"Ayrton? Ele foi rápido imediatamente. Você poderia dizer que ele era o verdadeiro. Acho que foi em nove voltas que ele igualou a melhor volta de Jonathan Palmer, algum tempo antes, que era de 61,6s ou 61,7s".

Frank acha que ele não fez mais de 30 voltas, embora na época a nossa história mencionasse 83. Seja como for, Senna exalava confiança, mesmo com Frank desempenhando um papel desacostumado como Ingegnere Williams.

Alguns que estavam lá se lembram de pequenos testes pelos quais Senna foi submetida. "Houve algumas partes engraçadas", disse um observador, nosso fotógrafo Steven Tee, da LAT. "Eles mudaram o placar três vezes, porque não conseguiam acreditar no quão rápido ele estava indo! Depois disso, acho que pode ter havido algumas coisas para atrasá-lo um pouco, porque todo mundo achava que ele estava indo rápido demais. Eles continuou reabastecendo o carro, coisas assim, para mantê-lo pesado.Eu acho que eles podem ter mudado a geometria da suspensão e as asas algumas vezes também, sem dizer a ele.Nada desagradável, apenas pequenas coisas para ver se ele notou. ele notou. Ele viu todos eles. "

"Não me lembro de ter feito nada no carro", rebate Frank cautelosamente. "Eu não sabia muito sobre engenharia - ainda não sei -, então não prestei muita atenção a tudo isso. Não tenho capacidade nessa área! Pelo que me lembro, nós o dirigimos com um padrão carga de combustível, 10 galões naqueles dias, cerca de 45 litros.

"Mas em um estágio ele chegou, no final de sua corrida, e me disse que achava que o motor estava chegando ao fim da estrada. Ele disse que a nota havia mudado e que não queria arriscar quebrá-la".

Mais tarde naquele ano, Senna se aproximou da linha em Silverstone durante uma corrida da McLaren que era seu prêmio por vencer o Marlboro British F3 Championship, soprando o motor ao fazê-lo. Perguntado por Ron Dennis por que ele não decolou, ele respondeu: 'Eu estava em uma volta rápida ...'

"Ele estava totalmente confiante", continua Frank. "Ele estava dando uma. Acho que o Motoring News tinha uma foto dele com a frente esquerda na faixa de fricção, travada pela chicane ...

"No final, ele tinha ultrapassado os 60,9 s, apesar de estar em boa forma no carro de Keke, porque Ayrton é esbelto e Keke era bastante amplo e baixo. Obviamente, o cara era um pouco diferente. Foi tudo muito fácil para ele, voltando ao nosso melhor tempo anterior em 10 voltas. Eu certamente fui muito impressionado ".

"Ele estava mega travado na chicane", diz Tee. "Ele estava pisando no freio muito, muito tarde. Usando toda a pista, até o ponto em que ele saiu correndo e tocou a calçada de entrada algumas vezes. Mas ele só girou uma vez na saída."

"Olhando para trás agora, é incrível como ele era jovem e como poucas pessoas estavam lá para ver o que sabemos agora como um evento histórico. Foi apenas um daqueles dias realmente relaxados. Hoje há muito agravamento associado a coisas semelhantes, mas era tudo diferente então. "

E ficou pendurado o conto até a terça-feira depois de Monza, 14 de setembro de 1993, quando Ayrton Senna tem a reputação de ter feito o acordo que finalmente o colocou em uma Williams. Todos os 10 anos e três Campeonatos do Mundo após seu primeiro teste de F1 com a equipe ... DJT

Fonte: Motosport Magazine, novembro de 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário