segunda-feira, 4 de maio de 2020

McLaren quase derrubou Ayrton Senna na corrida que valeu o título mundial de 1988



McLaren quase derrubou Ayrton Senna na corrida que valeu o título mundial de 1988
Equipe forneceu erradamente na placa o número de voltas restantes e confundiu brasileiro, que pensou estar com um consumo de gasolina muito acima do normal; no fim, erro foi corrigido
Por Fred Sabino — Rio de Janeiro

03/05/2020 08h00  Atualizado há um dia


Amigos, neste domingo, às 10h, a TV Globo mostra de novo o Grande Prêmio do Japão de 1988, no qual Ayrton Senna conquistou brilhantemente seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Já escrevi sobre essa corrida aqui mesmo no F1 Memória, mas um bastidor em especial dessa prova histórica chama a atenção, e escrevi sobre isso seis anos atrás no blog Voando Baixo, do Rafa Lopes. Vamos relembrar?

Ayrton Senna a caminho da vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLarenAyrton Senna a caminho da vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLaren
Ayrton Senna a caminho da vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLaren

A conquista do primeiro título mundial de Ayrton Senna, sabemos bem, foi recheada de idas e vindas. Nas 14 primeiras corridas de 1988, Ayrton venceu a metade, contra seis triunfos de Alain Prost, seu companheiro de equipe na McLaren, e uma de Gerhard Berger, da Ferrari, em Monza. Senna não marcou pontos no Brasil (desclassificação), Mônaco e Itália (acidentes), e estranhamente teve desempenho ruim em Portugal e na Espanha, um sexto e um quarto lugares.

Nas duas provas, dois aspectos em comum: inexplicavelmente o computador de bordo indicava um consumo de gasolina anormal e Ayrton não podia acelerar 100%; e ambas as corridas tiveram vitórias de Prost, o que adiava a decisão do campeonato para Suzuka, no Japão. Como todos sabem, Senna venceu magistralmente depois de se recuperar de uma péssima largada. O que poucos se lembram - ou mesmo sabem - foram os momentos de gigantesca tensão vividos pelo brasileiro naquela prova. Ou seja, mais idas e vindas... Desta vez, desnecessárias.

Ayrton Senna GP do Japão de 1988 — Foto: ReproduçãoAyrton Senna GP do Japão de 1988 — Foto: Reprodução
Ayrton Senna GP do Japão de 1988 — Foto: Reprodução

Na brilhante recuperação que o levou do 16º lugar na primeira curva até a liderança na 28ª de 51 voltas, Ayrton acelerou fundo e engoliu um a um os adversários. Mas, durante todo o tempo, o bendito computador de bordo indicava um consumo anormal e Senna estava sempre "negativo".

Mas no fim tudo mudou e Ayrton conseguiu levar o carro à linha de chegada com boa vantagem para Prost. Ora bolas, como tudo mudou e deu certo? Senna revelou tudo a Reginaldo Leme em entrevista que não ganhou tanta repercussão à época. Foi sem querer que recuperei essa declaração ao assistir ao "bruto" do GP do Japão (que o SporTV reexibiu em programação especial em 2014) e ver o sinal aberto gerado ao Brasil após a corrida.

Ayrton Senna passou Alain Prost para vencer GP do Japão de 1988 — Foto: ReproduçãoAyrton Senna passou Alain Prost para vencer GP do Japão de 1988 — Foto: Reprodução
Ayrton Senna passou Alain Prost para vencer GP do Japão de 1988 — Foto: Reprodução

Em resumo: a verdade é que a McLaren sinalizou erradamente a Ayrton o número de voltas durante 70% da corrida e quase pôs tudo a perder, pois, se a equipe não tivesse percebido o erro e a leitura continuasse não batendo, Senna provavelmente teria reduzido drasticamente o ritmo nas últimas voltas, o que daria a vitória a Prost e mudaria os rumos do campeonato.

Com a palavra, o aliviado Ayrton Senna:

"Outra preocupação que tive foi o consumo, porque eu tinha um sinal errado do box com o número de voltas para acabar. Eram duas voltas a mais do que eram na realidade. E, com isso, checando com o consumo do computador, tava fora. Então, até 15 voltas para acabar a corrida eu tava fora, muito fora, e eu não sabia o que fazer. De repente, eu ganhei duas voltas sem mais sem menos e aí ficou tudo bem".
Ayrton Senna comemora a vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLarenAyrton Senna comemora a vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLaren
Ayrton Senna comemora a vitória no GP do Japão de 1988 — Foto: Divulgação/McLaren

Fazendo as contas e lembrando que no GP da Austrália (o último da temporada) a ordem foi Prost-Senna, caso Senna tivesse perdido a vitória no Japão e Prost, vencido, o francês teria somado 90 pontos válidos contra 87 de Senna - o inverso da pontuação final de 1988. Ou seja, por pouco a McLaren não reescreveu a história de um campeonato e das carreiras de dois dos maiores gênios do esporte a motor.

Ainda bem para a torcida brasileira que tudo foi corrigido a tempo...

 — Foto: Infoesporte — Foto: Infoesporte
— Foto: Infoesporte

FONTE: https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2020/05/03/mclaren-quase-derrubou-ayrton-senna-na-corrida-que-valeu-o-titulo-mundial-de-1988.ghtml

Um comentário:

  1. Ainda bem mesmo e para a torcida brasileira e não só porque o Ayrton Senna tinha (e continua a ter), muitos adeptos por todo o mundo, inclusive aqui em Portugal.
    Lembro-me de acordar de madrugada para ver essa corrida. que show. Belos tempos.

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

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