segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Ayrton Senna – Perto da perfeição

21 DE MAIO DE 2019 / A COLEÇÃO MURTAS

20 ANOS SEM AYRTON – KARTING WORLD CHAMPS REVISÃO P.1

(por S.Murtas – escrito e publicado em junho de 2014)

Antes de capturar o coração e a alma dos fãs de corridas de F1 em todo o mundo, Ayrton Senna surpreendeu os protagonistas e especialistas nos escalões inferiores. Neste relato de duas partes, contamos a história de como ele aperfeiçoou sua arte em seus 5 anos de corrida internacional de kart antes de conseguir uma vaga na F1 com a Toleman.


Já vice-campeão brasileiro em duas ocasiões (75-77), Ayrton Senna da Silva surpreendeu o mundo do Karting ao pisar pela primeira vez na Europa para realizar uma série de testes em Parma, na Itália, apenas dez dias antes do Mundial Campeonato em Le Mans. Com a Copa dos Campeões, a primeira grande corrida da temporada já nos livros, Senna foi colocado nas mãos dos donos da equipe DAP, vencedores do campeonato, Achille e Angelo Parrilla. E foi amor à primeira vista...

A lenda quer que quem esteve presente em Parma naquele dia viu algo nunca visto antes: na freada antes da chegada todos pensaram que seus freios não estavam funcionando bem, como ele colocou

o pé direito no pedal no último minuto! Mas... logo todos perceberam que era apenas o imenso talento de Senna que o permitia fazer isso. Não demorou muito para que a “lenda viva” viajasse pelo mundo.

Vejamos como foram para o jovem brasileiro os dois primeiros Mundiais em que Ayrton Senna da Silva participou.

1978

Ayrton em sua primeira corrida internacional em 1978

  • Campeonato do Mundo, 6º – Le Mans (França) – categoria Inter
  • Grande Prêmio do Japão, 4º – Sugo – categoria Inter

Fazendo um nome para si mesmo

A fama resultante dos testes em Parma o precedeu, e a expectativa para ver o trovão brasileiro em ação era grande. Mas o fim de semana em Le Mans não poderia ter começado da pior maneira para Senna. Apesar de se classificar bem entre os 30 primeiros (aqueles que tiveram acesso à final sem precisar passar pela chamada prova classificatória), o brasileiro recebeu uma penalidade de tempo pelo excesso de limite de ruído de seu DAP T70TT. Seguiram-se duas vitórias dominantes e um abandono nas corridas de qualificação, o suficiente para Senna chegar à etapa final.

No segundo Contra-Relógio – aquele que decidiria as posições do grid para as baterias – Ayrton fechou o 3º tempo com 50”46. A bateria 1 viu o brasileiro ter que desistir com o motor empenado após uma liderança forte. Na bateria seguinte, depois de assumir a liderança de um Fullerton aposentado, ele conquistou uma vitória fácil. O brasileiro conquistou a vitória também na bateria final, que, no entanto, não foi suficiente para iniciar a primeira das três finais entre os dez primeiros. Uma luta intensa se seguiu após a largada, com Senna conseguindo fechar em 7º, parecendo forte para a Final 2. A velocidade de Ayrton estava à vista de todos, e o brasileiro logo foi considerado um grande candidato ao título. Depois da confusão nas primeiras voltas, Senna estava pegando fogo e pressionando o líder da prova, Lake Speed, quando o terceiro colocado, Mickey Allen, acertou as costas do brasileiro e o derrubou de vez. A Final 3 viu Senna envolvido em uma grande disputa mais uma vez com Allen, este último tendo que sucumbir ao mais rápido brasileiro que fechou em 6º lugar e 6º geral. Nada mal para sua primeira tentativa no Campeonato Mundial!

1979
  • Campeonato do Mundo, 2º – Estoril (Portugal) – categoria Inter
  • Campeonato Sul-Americano, 2º – San Juan (Argentina) – categoria Inter
  • Grande Prêmio de San Marino, 1º – Itália – categoria Inter
  • Grande Prêmio da Itália, 2º – Parma – categoria Inter
  • Grande Prêmio da Suíça, 2º – Geral – categoria Inter
  • Copa dos Campeões, 10º – Jesolo (Itália) – categoria Inter
  • Campeonato Brasil, 1º – categoria Inter

Primeira decepção
Crédito da foto DAP

Forte de uma temporada europeia de sucesso, Senna foi claramente uma força a ser reconhecida no evento de destaque da temporada. E mostrou desde os estágios iniciais! Segundo no contra-relógio por pouco mais de um décimo para o companheiro de equipe Fullerton, Senna foi direto para a fase final sem precisar passar para as classificatórias. Os contra-relógios de sábado, que decidiriam o grid de largada para as mangas, foram caracterizados por ventos fortes que impossibilitaram todos os pilotos de repetir os mesmos tempos de volta. Senna, ainda forte, parou na 4ª volta mais rápida; assumindo a liderança no início de sua primeira bateria, ele apenas saiu correndo com a vitória à frente de Allen. A largada da bateria 2 o viu cortando da saída externa na primeira curva na liderança, uma luta acalorada com Fullerton se seguiu como resultado. Com os dois trocando várias vezes de lugar, Fullerton estourou o motor ainda na liderança na volta 5 e Senna não conseguiu evitá-lo, caindo para 24º. Com mais uma vitória de comando na bateria final, Senna largaria a primeira das três finais em 8º, enquanto de Bruijn e Koene em 2º e 5º, respectivamente. Segundo após a primeira volta, Senna passou para a liderança algumas voltas depois, caindo para 5º na bandeira quadriculada. A 2ª final viu o brasileiro em chamas levando-o para o líder da corrida, de Bruijn, em questão de poucas voltas. Com o marca-passo fora, Senna herdou a ponta, mas faltando três para o fim foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Peter Koene, os dois levando a bandeira quadriculada a reboque. Com Koene, de Bruijn e Senna ainda na disputa pelo título, a última final seria decisiva para o Mundial de 1979.

Enquanto Senna ultrapassava Koene para o 3º e depois Yasutoshi perseguia fortemente o líder Schuurman, de Bruijn desistiu devido a uma falha mecânica, despedindo-se de suas esperanças de título. Logo em seguida Senna assumiu a ponta, e a torcida foi à loucura empurrando o brasileiro para a vitória final. Mas a nova regra da contagem dos dois melhores resultados finais (tanto ele como Koene tiveram um 1º e um 2º), e em caso de empate, a posição da grelha de partida da primeira final decidindo o campeão foi a favor de Koene, como Estoril provou ser uma pílula muito amarga de engolir para o jovem Ayrton!


FONTE PESQUISADA

MURTAS. Ayrton Senna – Close to perfection. Disponível em: <https://murtasblog.wordpress.com/2019/05/21/ayrton-senna-close-to-perfection/>. Acesso em: 21 de Agosto de 2023.

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