Adrian Newey insinua que
Senna pode ter sido o culpado pelo acidente mesmo as indicações terem apontado
uma falha da equipe no carro do piloto. Eles saldaram mal a barra de direção
que quebrou e deixou o carro desgovernado chocando-se no muro de concreto na
curva tamburello em Ímola 1994.
Aqui nesse link o fotografo Angelo Orsi, que fotografou todo o acidente, fala sobre a insatisfação de Ayrton Senna com a equipe Williams e as manobras da equipe para esconder as causas do acidente fatal de Ayrton Senna.
O agora projetista da Red
Bull diz que não sabe o que aconteceu no GP de San Marino de 1994. Embora a
causa da morte do piloto tenha apontado pela quebra da coluna de direção, o
inglês questiona se não foi um erro de Senna
Responsável pela criação de
alguns dos melhores carros das F1 nos últimos anos, Adrian Newey revelou que
até hoje não consegue aceitar a morte de Ayrton Senna. Ocupando o cargo de
projetista-chefe da Williams em 1994, o britânico disse que não conseguiu entender
o que aconteceu naquele fatídico GP de San Marino, se houve de fato algum
problema mecânico no carro ou se foi erro do piloto.
“O que aconteceu naquele dia, o que causou o acidente, ainda me assombra até hoje”, disse o projetista à emissora inglesa BBC. “A causa foi a quebra da coluna de direção ou foi um acidente?”, acrescentou.
“O que aconteceu naquele dia, o que causou o acidente, ainda me assombra até hoje”, disse o projetista à emissora inglesa BBC. “A causa foi a quebra da coluna de direção ou foi um acidente?”, acrescentou.
Adrian Newey disse ainda não
saber o que acontece com Ayrton Senna (Foto: Red Bull/Getty Images)
O brasileiro morreu no dia 1º de maio de 1994, quando bateu forte na curva Tamburello, no circuito de Ímola. Na batida, uma barra da suspensão direita acabou perfurando o capacete do piloto, na altura da viseira, atingindo sua cabeça e causando ferimentos fatais. Todos os estudos sobre as causas do acidente apontam para uma quebra da coluna de direção, que teria feito o carro apontar repentinamente para a direita, atingindo o muro da Tamburello. Senna ainda freou e reduziu marchas antes do impacto, de acordo com as perícias realizadas pela polícia italiana.
Apesar desses estudos, Newey ainda se questiona se a quebra do equipamento só aconteceu após o impacto do carro com o murro, em um acidente causado por um erro no início da tangência da curva.
Para defender o ponto de vista, o agora projetista da Red Bull afirmou que toda a investigação feita a partir dos dados coletados na pista aponta que o carro saiu de traseira no início da curva e partiu em linha reta em direção ao muro após ser corrigido por Ayrton.
"Não há duvidas de que a coluna quebrou. Da mesma forma, todos os dados, todas as câmeras do circuito, a câmera on-board de Michael Schumacher, nada parece ser consistente com uma quebra na coluna de direção. O carro saiu de traseira inicialmente, e Ayrton corrigiu isso, mas só foi reto", afirmou.
"Mas a primeira coisa que aconteceu foi sair de traseira, a mesma coisa você vai ver algumas vezes nos ovais nos Estados Unidos. O carro perde a traseira, o piloto corrige e vai direto ao muro, o que não parece uma quebra da coluna de direção", acrescentou Newey, comparando a batida de Senna com um acidente em circuito oval.
O projetista também disse que o maior arrependimento de sua carreira está relacionado a Senna. Newey contou que ficou chateado por não ter conseguido projetar um carro bom para o começo de 1994, já que Ayrton tinha trocado a McLaren pela Williams por acreditar que só teria condições de vencer o quarto título mundial pela equipe de Grove. A Williams dominara as temporadas de 1992 e 1993, mas a proibição de recursos eletrônicos para 1994, como controle de tração e suspensão ativa, acabou prejudicando bastante o time.
"Havia uma aura sobre ele, algo difícil de descrever. Ele com certeza tinha presença. Acho que uma coisa que sempre vai me assombrar é que ele veio para a Williams porque tínhamos feitos carros bons nos últimos três anos e ele queria estar no time que pensava ter construído o melhor carro. E, infelizmente, o carro de 1994 não era bom", disse.
"Ayrton tinha talento puro e determinação. Ele tentava levar aquele carro adiante e fazer coisas que não era capaz. É uma pena, e tão injusto, que ele estivesse nessa posição. E, claro, no momento em que corrigimos o carro, ele não estava mais conosco", completou o projetista.
FONTE
Grande Prêmio
Ayrton Senna's death still
haunts designer Adrian Newey
Design legend Adrian Newey
says he is still troubled by Ayrton Senna's death in one of his cars 19 years
ago.
Red Bull's Newey was chief
designer at Williams when the three-time world champion was killed in a crash
during the 1994 San Marino Grand Prix.
"What happened that day,
what caused the accident, still haunts me to this day," he told BBC Sport.
Newey said "no-one will
know" whether the accident was caused by driver error or steering-column
failure.
The Brazilian suffered fatal
head injuries in a crash at the 190mph Tamburello corner of the Imola circuit
on 1 May 1994.
Adrian Newey factfile
Age: 54
Job title: Red Bull
chief technical officer
Salary: £6.2m
Only designer to have won
drivers' and constructors' titles with three different teams
Williams: 1991-96.
Drivers' titles: 1992 (Nigel Mansell), '93 (Alain Prost), '96 (Damon Hill). Constructors'
titles: '92, '93, '94, '96
McLaren: 1997-2005.
Drivers' titles: '98, '99 (Mika Hakkinen). Constructors' title: '98
Red Bull: 2006-present.
Drivers' titles: 2010, '11, '12 (Sebastian Vettel). Constructors' titles: 2010,
'11, '12
Newey and Patrick Head,
Williams technical director at the time, were prosecuted in Italy for
manslaughter but eventually acquitted.
The prosecution argued a
poorly manufactured modification to the steering column had caused it to
fracture and break at the crucial moment.
Williams said all the data
pointed to a driver error caused by Senna pushing too hard over bad bumps in a
corner made more challenging than normal by the handling problems the car was
suffering from at the time.
"The steering column
failure, was it the cause, or did it happen in the accident?" said Newey,
speaking in an exclusive interview to be broadcast on 5 live F1 on Thursday.
"There is no doubt it
was cracked. Equally, all the data, all the circuit cameras, the on-board
camera from Michael Schumacher's car that was following, none of that appears
to be consistent with a steering-column failure.
"The car oversteered
[when the rear tried to spin] initially and Ayrton caught that and only then
did it go straight.
"But the first thing
that happened was oversteer, in much the same way as you will sometimes see on
a superspeedway in the States - the car will lose the rear, the driver will
correct, and then it will go straight and hit the outside wall, which doesn't
appear to be consistent with a steering-column failure."
Three-time world champion
Senna was killed in his third race for Williams
Newey said he was still upset
by the knowledge Senna joined Williams to win a fourth title and the car they
gave him was not initially up to the job. He was killed in his third race for
the team.
"There was an aura about
him, something that's difficult to describe. He most certainly had a
presence," Newey said of Senna.
"I guess one of the
things that will always haunt me is that he joined Williams because we had
managed to build a decent car for the previous three years and he wanted to be
in the team he thought built the best car - and unfortunately that '94 car at
the start of the season wasn't a good car.
"Ayrton's raw talent and
determination... he tried to carry that car and make it do things it really
wasn't capable of.
"And it just seems such
a shame and so unfair he was in that position. And then, of course, by the time
we did get the car sorted, he wasn't with us any longer."
F1's greatest drivers -
Number 1: Ayrton Senna
Red Bull's Sebastian
Vettel is poised to pass Senna's mark of three titles this season -
the German heads into this weekend'sKorean Grand Prix with
a 60-point lead over his closest rival, Ferrari's Fernando Alonso, with only
150 still available in the remaining six races.
But Newey, 54, said it was
"completely unfair" to compare drivers he had worked with in his long
career.
Asked if he felt Vettel,
still only 26, could match Schumacher's record of seven titles, Newey said:
"Yes, of course it would be fantastic if Sebastian could go on to eclipse
Michael's record. But that doesn't necessarily define greatness.
"When we talk about the
all-time greats, the names of Ayrton Senna, Jim Clark, Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, they
come up, as well as Michael of course, [Juan Manuel] Fangio of course, all
those names jump to mind.
"Some of them have had,
in terms of championships, a fraction of the success of Michael.
"So there is that
intangible thing that defines greatness, which isn't simply results. And I
think what Sebastian is well on the way to doing is establishing himself as one
of the all-time greats."
Listen to 5 live F1's Adrian
Newey special on Thursday at 21:00 BST.
SOURCE
BBC
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