terça-feira, 15 de julho de 2014

Emocionado, Piloto Particular De Senna Relembra: "Grande Pessoa"

Irlandês Owen O'Mahoney fez parte da vida do tricampeão de F-1 por cinco anos. Eles repetiram ritual antes do GP que acabou com morte do brasileiro

Por SporTV.com
Londres
28/04/2014 17h55 - Atualizado em 28/04/2014 20h10


Na semana em que se completam 20 anos da morte de Ayrton Senna, o legado do piloto tricampeão da Fórmula 1 ganha destaque com muitas homenagens. Algumas lembranças, entretanto, seguem obscuras e desconhecidas dos fãs, que acompanharam incrédulos a batida do brasileiro após a curva da Tamburello, no GP de San Marino, no dia 1º maio de 1994. O "SporTV Repórter" foi buscar estes personagens desconhecidos que fizeram parte da história do ídolo nacional e encontrou fatos interessantes, que mostram como era sua personalidade. Uma das pessoas que conviviam diretamente com o piloto é o irlandês Owen O'Mahoney, comandante do avião particular de Senna por cinco anos. Ao programa, ele relembrou emocionado a repercussão da morte de seu amigo.

- Eu nunca tinha visto nada parecido. "Vinte milhões de pessoas chorando". Essa era a manchete do jornal daqui. Ele foi uma grande pessoa - disse O'Mahoney, emocionado.

O irlandês guarda em sua casa as escalas dos mais de 400 voos que fez com Senna, além de fotos e outras recordações. A única fotografia que tiraram juntos, inclusive, foi no fim de semana do GP de San Marino de 1994. A idolatria, entretanto, surgiu com a convivência. Até ser chamado para o trabalho, ele até tinha dúvidas sobre a profissão do futuro cliente. 

-  Eu recebi um telefonema perguntando se eu poderia ir para o Brasil no dia seguinte voar com Ayrton Senna. Eu pensei: Ayrton Senna... tenista? Não, Fórmula 1. Bem, obviamente ter trabalhado com Ayrton Senna é algo muito glorificante - afirmou o comandante.


Senna em quadro na parede de seu piloto de
avião (Foto: Reprodução SporTV)


Única foto de O'Mahoney e Ayrton Senna, no GP de San Marino (Foto: Reprodução SporTV)

Até o domingo da corrida, na Itália, O'Mahoney levou Senna para dar o pontapé inicial no amistoso da seleção brasileira contra o Paris Saint-Germain, que terminou em 0 a 0, e passou ainda por Portugal e Alemanha. No dia da prova, o irlandês também falou com ele. Parte de um velho ritual.

- Ele me ligou no domingo de manhã, antes de ir para a pista. Isso era uma rotina. Ele me ligava às 7h, 7h30, e eu atendia dizendo: serviço de bagagem! Eu sabia que era ele. Eu disse: boa sorte na corrida.

O "SporTV Repórter" do último domingo foi apenas uma prévia da programação especial que o Canal Campeão prepara como homenagem ao piloto nos 20 anos da morte de Senna. Na quinta, ela será dedicada inteiramente ao ídolo nacional, com a exibição de GPs, filme, o "SporTV Repórter" em versão completa e um "Linha de Chegada" ao vivo.



FONTE PESQUISADA

Emocionado, piloto particular de Senna relembra: "Grande pessoa". Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2014/04/emocionado-comandante-particular-de-senna-relembra-grande-pessoa.html>. Acesso em: 15 de julho 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário