terça-feira, 15 de julho de 2014

Ex-Pilotos De Kart Recordam De Senna Em Uberlândia: "Gênio E Obstinado"

Por Caroline AleixoUberlândia, MG
30/04/2014 19h21 - Atualizado em 30/04/2014 19h35
globoesporte.globo.com
Triângulo e Alto Paranaíba


Ayrton Senna correu de kart na cidade em 1978. Empresário hospedou o ídolo e recebeu do mecânico a notícia de que o piloto estava obcecado pela Fórmula 1

UM GÊNIO, UM OBSTINADO E O MELHOR

Calixto guarda fotos, álbuns e presentes dados por Senna (Foto: Caroline Aleixo)



São das imagens amareladas, fotografias exclusivas e do boné recebido em gratidão que vêm as recordações de um hóspede fora do comum. O empresário Carlos Roberto Calixto, de 64 anos, teve o privilégio e exclusividade de ser o anfitrião de Ayrton Senna quando o piloto correu em Uberlândia, na inauguração do Kartódromo José Carlos Pace, no Clube Caça e Pesca, em 1978. Momentos que também estão na memória de Eduardo Cardoso, que competiu com Senna no kart e, por pouco, não foi substituído pelo piloto na Fórmula Ford. Os dois ex-kartistas relembraram da amizade com o eterno ídolo nos tempos dourados do kartismo, da personalidade forte de Senna e das 'barbaridades' e características que, já naquela época, faziam com que as pessoas que o conheceram o definissem como gênio e obstinado.

O convite a Senna foi possível graças ao espírito empreendedor dos irmãos Oliveira, Sérgio e Rogério, que construíram o kartódromo. Calixto afirmou que o contato com Senna foi intermediado por um mecânico espanhol que também ficou hospedado na casa dele.

– Nossa amizade começou por meio do Tchê, um mecânico espanhol. A gente conversava muito, mesmo que ele fosse bastante introspectivo. Na época ele chegou a me contar que iria correr na Europa e que estava com um bom patrocinador – relembrou. 

Ex-pilotos de kart recordam momentos ao lado de Senna em Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo)


Na ocasião, outros pilotos de renome como Alex Dias Ribeiro, Roberto Moreno e Ingo Hoffman também correram, contudo, comparações discretas com o até então campeão brasileiro. 

– O Ayrton barbarizou. Durante os treinos ele se manteve com dois segundos de diferença do adversários. Era um obstinado, um talento incomum – afirmou.   

Senna foi campeão em duas categorias na etapa (Foto: Luiz Fernando Siquieroli/Arquivo Pessoal)

O que poucos sabem é que a estada de Ayrton Senna da Silva em Minas Gerais não foi uma maravilha. Calixto relembrou que na última volta da corrida, um grupo uberlandense jogou um pneu na pista no intuito de atingi-lo e atrapalhá-lo. Sem sucesso. Porque o pole position venceu as categorias de 100 e 125 cilindradas de ponta a ponta. 

O contato do ex-kartista Eduardo Cardoso com o ídolo nacional também foi intermediado por meio dos palpites vindos do preparador italiano Rino Genovese. Além de terem o mesmo professor, o uberlandense competia praticamente os mesmos campeonatos que Senna, vendo de perto o talento e a personalidade incomparável do adversário.   

Um ponto forte entre os dois foi o fato de Eduardo ser assediado durante um ano para deixar a vaga da equipe de Fórmula Ford, em São Paulo. Ele iria correr na Europa e Senna ocuparia o seu lugar na Ford, porém, os planos foram deixados de lado porque a família do brasileiro achou melhor ele começar a correr de carro na Europa. 

Resultado da etapa do Campeonato Brasileiro de Kart de 1978 em Uberlândia
(Foto: Divulgação/Automóvel Clube de Uberlândia)


Na corrida em Uberlândia, Cardoso não completou a prova por problemas mecânicos. Genovese havia convencido o mineiro de correr de Sulam, uma marca nova de chassis que Ayrton tinha testado com sucesso, só que o kart chegou em cima da hora e não foi possível fazer os ajustes e treinar a tempo. O resultado foi a queda do piloto na oitava curva após a largada, rendendo algumas escoriações e o último lugar. Ao contrário de Cardoso, o adversário foi espetacular, pontuou.

– Ele era a perfeição para pilotar. Tinha uma precisão de milímetros, a 160 km/h, o que é humanamente impossível. Por isso acho que ele era de outro planeta – afirmou Eduardo. 

Nas conversas com o mecânico Tchê, em meados de 90, Calixto afirmou que surgiu o presságio. 

– Estávamos aqui em casa e o Tchê me falou que o Ayrton iria morrer. Fiquei assustado, meio sem entender e ele me disse que morreria por causa da obsessão dele em querer vencer o Schumacher. O Ayrton realmente estava obcecado, ninguém conseguiu pará-lo – relembrou com pesar.

O uberlandense afirmou que assistia à corrida quando viu o acidente e ligou imediatamente ao amigo mecânico. Logo, veio a lastimável notícia.

– Quando o Tchê atendeu à ligação me confirmou a morte do Ayrton e disse "Eu tinha te avisado" – disse.


UM GÊNIO, UM OBSTINADO E O MELHOR

Os dois pilotos da melhor época do kart no Triângulo Mineiro lidaram por muitas vezes com a personalidade forte de Ayrton Senna. Eles contam que a cada volta e pista percorrida, o tricampeão brasileiro e bicampeão sul-americano de kart deixava rastros de que seria um dos melhores do mundo. Queria chegar à Fórmula 1, queria ser o melhor, sempre quis desde o início e nunca escondeu de ninguém. 

Senna na pole durante prova de kart em Uberlândia
(Foto: Luiz Fernandp Siquieroli/Arquivo Pessoal)


– Ele era muito bacana com quem não o ameaçava na pista e muito ranzinza com qualquer pessoa que pudesse significar alguma ameaça aos seus planos de ser o melhor da história. Eu o entendo perfeitamente. Separava as coisas, era um obstinado. Primeiro as corridas e as vitórias, depois o resto – concluiu Eduardo. 

Carlos Calixto viu ainda mais de perto a obstinação e determinação daquele que foi 65 vezes o pole position e acumulou 41 vitórias na F-1. Em Interlagos, assistiu a algumas corridas e até hoje guarda fotografias exclusivas das provas do amigo e eterno ídolo. 

– Ele tinha o objetivo de ser o melhor do mundo, dirigia para isso. Quando a gente conversava com ele ou até mesmo quando via ele correndo, sentia que essa vontade estava impregnada no sangue – concluiu.


FONTE PESQUISADA

ALEIXO, Caroline. Ex-pilotos de kart recordam de Senna em Uberlândia: "Gênio e obstinado". Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/04/ex-pilotos-de-kart-recordam-de-senna-em-uberlandia-genio-e-obstinado.html>. Acesso em: 15 de julho 2014.


FOTOS AYRTON SENNA NO KART - IMAGENS - IMAGES - PHOTOS - PICTURES










 




Nenhum comentário:

Postar um comentário