sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pilotos 'Podem Vir do Jardim de Infância Agora e Dirigir' Um F-1, Diz Ex-Preparador de Senna

Publicado em 26/09/2014, 20:49 /Atualizado em 26/09/2014, 20:51
ESPN - ESPN.com.br


O esforço de Ayrton Senna para levantar o troféu do GP do Brasil de 1991



A imagem de Ayrton Senna quase desmaiando ao deixar sua McLaren é marcante. O então bicampeão da Fórmula 1 fez um esforço extremo para vencer pela primeira vez o GP do Brasil, em Interlagos, depois de perder as marchas de seu carro e ainda sofrer com câimbras. Ele mal conseguiu erguer o troféu no pódio.

Essa cena, porém, não acontecerá mais na categoria. Não na atual F-1.

Quem afirmou isso foi Josef Leberer, preparador físico de Senna na McLaren e amigo do brasileiro. Atualmente trabalhando na Sauber, o austríaco disse, em entrevista ao site da revista Autosport, que atualmente a F-1 não está nem perto do desgaste de décadas passadas.

"O que aconteceu aquele dia (em 1991) está longe de onde nós estamos agora. Estou certo de muitos dos atuais pilotos adorariam mostrar sua força como Senna fez, mas eles não precisam usar mais isso no carro. Os lados físico e mental estão muito diferentes. É muito mais fácil pilotar o carro agora. Os rapazes podem vir do jardim de infância agora e podem dirigir o carro. Do ponto de vista físico, nunca foi tão fácil como agora", garantiu Leberer.

O preparador físico lembra como Senna e Alain Prost, por exemplo, saíam dos carros após uma corrida e compara com hoje.

"É ótimo você poder ter juventude na F-1, mas eu lembro dos pilotos estando realmente exaustos, suando e quase desmaiando. Agora eles saem e algum deles nem mesmo suam", disse.

"Quando eu lembro antes de Senna e Prost, a demanda física era enorme. Eles tinham contusões em seus cotovelos, a dor das mudanças de marcha, dificuldades no pescoço. Era muito mais duro antes", encerrou Josef Leberer. 

*O nome correto do ex-fisioterapeuta de Ayrton é Joseph Leberer, com ph no final e não Josef. Na verdade o preparador físico de Ayrton era Nuno Cobra, Joseph era fisioterapeuta e nutricionista do campeão. Ele cuidava por exemplo de dores musculares. Especialista em massagens, deixava Ayrton novo em folha depois de horas dentro de um bólido de F1, ou quando o campeão se contundia. Era muito necessário em véspera de corrida, caso Senna viesse a ter um problema, uma contusão ou outro problema, ele deixava Senna pronto pra outra. Naquela época as corridas eram bem mas desgastantes do que hoje, como o fisioterapeuta disse nessa entrevista. O tricampeão tinha todos seus funcionários como amigo, e Leberer não era exceção




ASSISTA:

GP Brasil 1991 Vitória Ayrton Senna - Última Volta + Atendimento a Senna


















FONTE PESQUISADA

Pilotos 'podem vir do jardim de infância agora e dirigir' um F-1, diz ex-preparador de Senna. Disponível em: <http://espn.uol.com.br/noticia/442900_pilotos-podem-vir-do-jardim-de-infancia-agora-e-dirigir-um-f-1-diz-ex-preparador-de-senna
>. Acesso em: 26 de setembro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário