Se antes elas patrocinavam
apenas o evento, hoje as marcas passaram a investir também nas escolas e até no
samba-enredo
Redação, AdNews, 22 de fevereiro de 2015, às 14h40
Administradores - administradores.com.br
Os desfiles são caríssimos,
chegam a girar em torno de R$ 8,3 milhões a R$ 16,7 milhões, segundo as
principais reportagens sobre o tema. Dessa maneira, as agremiações não se
contentam e não se sustentam apenas com a verba cedida pelo Governo e passaram
a apostar na captação de patrocínio.
As marcas estão entrando cada
vez mais pesado nesse jogo. Se antes patrocinavam apenas o evento, agora
passaram a investir também nas escolas e até no samba-enredo, fato, inclusive,
que gera inúmeros debates sobre os limites da penetração do capitalismo na
"festa do povo".
Cabe ressaltar que os patrocinadores
podem estampar seus logos nas quadras, sites e camisetas utilizadas por
integrantes das escolas, mas é proibido fazer menção ao nome da marca na letra
do samba, ainda que de forma implícita, como fez a Rosas de Ouro em 2010. A
escola teve que mudar o seu samba. O refrão "Cacau é Show" virou
"Cacau chegou". A medida protege os direitos dos parceiros comerciais
da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão dos desfiles.
Isso não impede que as marcas
invistam em patrocínio e deem seus pitacos no samba. Confira alguns casos
abaixo:
Unidos da Tijuca e as marcas
de Ayrton Senna (2014)
No ano passado, Ayrton Senna
foi homenageado pela Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro. A escola de samba
teve uma ótima motivação para dar sequência ao enredo que exaltou o campeão da
Fórmula 1. A escola recebeu R$ 6 milhões de reais das patrocinadoras Shell,
Audi, Credicard e Gillette, de acordo com Lauro Jardim, colunista da
"Veja".
Basf e Vila Isabel (2013)
A Basf, empresa química,
bancou o enredo da Vila Isabel no Carnaval de 2013. "A Vila canta o
Brasil, celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um...", foi a
letra que exaltou a agricultura brasileira.
Tom Maior e Prudence (2013)
Também em 2013, a Tom Maior
foi patrocinada pela marca de preservativos Prudence, em São Paulo, com o
samba-enredo "Parque dos Desejos – O Seu Passaporte Para o Prazer". A
escola de samba contou a história da camisinha e do prazer sexual.
Beija-Flor e Associação
Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (2013)
Alguns temas escolhidos para
o samba-enredo, por força do patrocínio, acabam sendo bem curiosos. Assim, a
parceria entre a Beija-Flor e a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo
Mangalarga Marchador deu origem ao samba "Amigo Fiel", que fala sobre
o cavalo da raça Mangalarga Marchador.
Bombril e Vai-Vai (2012)
Desde 2011 a Bombril escolheu
o Carnaval como uma das ações estratégicas para ativação de marca. Em 2012, o
samba-enredo "Mulheres que brilham - A força feminina no progresso social
e cultural do país", representava na avenida a campanha de marketing das
famosas esponjas de aço.
Pantene e Vila Isabel (2011)
Em 2011 a Pantene, da
P&G, patrocinou a Unidos da Vila Isabel. A escola entrou na Sapucaí com o
enredo "Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo". Com o
argumento de que o cabelo faz parte do samba e do carnaval desde a época das
marchinhas. O desfile contou com Gisele Bündchen, garota-propaganda da marca.
Danone e Porto da Pedra
(2012)
Com o improvável tema iogurte
em seu samba enredo, a escola carioca não fez um desfile satisfatório na
opinião dos jurados e acabou caindo para o Grupo de Acesso no Carnaval do Rio
de Janeiro.
FONTE PESQUISADA
Sambas-enredo patrocinados: sucessos e
fracassos. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/sambas-enredo-patrocinados-sucessos-e-fracassos/98358/>.
Acesso em: 23 de fevereiro 2015.
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