Piloto brasileiro venceu
corrida com uma 190 E 2.3-16 em Nurburgring em 1984
Texto: Renato Bellote | Foto:
Renato Bellote 13/03/2015
Revista Webmotors - revista.webmotors.com.br
O ano era 1984. Para a
reinauguração do circuito de Nürburgring grandes pilotos foram convidados. O
evento marcaria também o lançamento de um novo modelo da Mercedes-Benz:
o 190
E 2.3-16, que já havia estabelecido um recorde mundial, rodando 50 mil
quilômetros no circuito de Nardo.
Emerson Fittipaldi não
pôde ir e mandou um novato em seu lugar. Seu nome era Ayrton Senna. Na época
o jovem brasileiro corria pela pequena Toleman e ainda teria seu momento de
brilho correndo na chuva.
E justamente choveu na prova.
Senna não só dominou a corrida, dando um show de pilotagem, como também venceu,
logo à frente de Niki Lauda. Como recompensa, além do prestígio, ganhou de
presente da marca alemã um exemplar do novo sedã.
O modelo em questão é uma
versão bastante especial. O motor de quatro cilindros em linha e 2,3 litros era
enviado para a inglesa Cosworth para uma preparação própria, com o
desenvolvimento de um cabeçote multiválvulas. Desse modo desenvolvia 185 cv a
6.200 rpm, com um torque de 24,4 kgfm.
O acabamento é outro ponto
forte. Os bancos são da Recaro e os traseiros contam apenas com dois lugares,
para ressaltar a esportividade. Além disso, o modelo traz a suspensão
pneumática e auto-regulável, que mantém a altura mesmo com peso extra.
Reunir os dois exemplares não
foi tarefa fácil, já que aproximadamente trinta unidades chegaram por aqui.
Desses, menos de quinze ainda rodam hoje em dia. O preto é manual, com o
clássico câmbio dog leg da Getrag e rodas monoblock com offset próprio para o
modelo.
Já o prata traz a transmissão
automática, chamada de 4G-Tronic, bastante ágil nos kickdowns. Vale ressaltar
que foi a primeira vez que as duas versões (manual e automática) participaram
de um comparativo, mundialmente falando. E olha que procurei bastante.
A história do 2.3-16 é bem
interessante e ter um deles na garagem é motivo de orgulho para qualquer
gearhead que se preze. Em 1988 ele deu lugar à versão 2.5-16, que se tornaria o
bólido da DTM, bem como suas variações EVO 1 e EVO 2. Sem dúvida nenhuma,
estrelas da marca alemã brilhando mais forte.
FONTE PESQUISADA
BELLOTE, Renato. Aceleramos o Mercedes que
revelou Senna ao mundo. Disponível em: <http://revista.webmotors.com.br/antigos/aceleramos-o-mercedes-que-revelou-senna-ao-mundo/2015313112249926_1>.
Acesso em: 12 de março 2015.
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