Super Informado -
superinformado.com.br
25/03/2014
“Tenho uma carreira inteira
pela frente”. Foram essas as palavras ditas ao Estado há exatos 30 anos por um
jovem piloto que voltava para os boxes do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de
Janeiro, após abandonar a corrida. Abreviada, a história de Ayrton Senna na
Fórmula 1 foi brilhante, intensa e vitoriosa. O primeiro capítulo da trajetória
de 162 corridas na categoria começou dia 25 de março de 1984. A acelerada
inicial do tricampeão mundial deu-se na Toleman, no primeiro Grande Prêmio da
temporada.
O resultado de Jacarepaguá
não foi o esperado pelo obstinado piloto. Com o motor Hart e ainda com o modelo
antigo da Toleman, Senna, que largou na 16.ª posição, deu apenas sete voltas no
circuito, parando depois com problemas mecânicos. Àquela altura, o jovem
brasileiro de cabelos esvoaçante, que havia completado 24 anos quatro dias
antes, esperava pelo modelo TG 184, mais potente e confiável. Era a chance de
incomodar as grandes equipes da Fórmula 1.
E foi exatamente isso que Ayrton Senna fez quase três meses depois, em Mônaco, local onde chegou seis vezes ao lugar mais alto do pódio. Antes, foi sexto colocado no GP da África do Sul, em Kyalami, conquistando seu primeiro ponto na Fórmula 1. A performance foi repetida na Bélgica. Após não se classificar para o grid de San Marino e abandonar o GP da França, mostrou todo o seu talento nas ruas de Mônaco. Depois de largar na 13.ª posição e chegar na segunda colocação, ameaçou o líder da prova – o futuro arquirrival Alain Prost – até a interrupção da corrida pelo mau tempo no circuito de Monte Carlo.
Com a Toleman, Senna
conquistou 13 pontos na temporada de 1984, abandonando sete das 14 corridas. Ao
término do campeonato, ficou na nona colocação. Foi o bastante para chegar à
Lotus, onde conquistou a primeira vitória, no circuito de Estoril, dia 21 de
abril de 1985. Em 1988, após dois quartos lugares (1985/1986) e um terceiro em
1987, foi contratado pela Mclaren. Na equipe, viveu sua época de ouro, vencendo
35 corridas em seis temporadas.
PRIMEIRO TESTE
O primeiro teste de Senna em um Fórmula 1 ocorreu oito meses antes da corrida de Jacarepaguá. O fato deu-se no dia 19 de julho de 1983, no circuito de Donnington Park, na Inglaterra. O primeiro carro do mito brasileiro na categoria foi um Williams FW08C, modelo com o qual Keke Rosberg vencera o campeonato do ano anterior. Na equipe de Frank Williams, na qual correu pela última vez, Senna despedindo-se da Fórmula 1, tragicamente, no dia 1ª de maio de 1994.
O primeiro teste de Senna em um Fórmula 1 ocorreu oito meses antes da corrida de Jacarepaguá. O fato deu-se no dia 19 de julho de 1983, no circuito de Donnington Park, na Inglaterra. O primeiro carro do mito brasileiro na categoria foi um Williams FW08C, modelo com o qual Keke Rosberg vencera o campeonato do ano anterior. Na equipe de Frank Williams, na qual correu pela última vez, Senna despedindo-se da Fórmula 1, tragicamente, no dia 1ª de maio de 1994.
Antes disso, deu o que falar.
Nas dez primeiras voltas na categoria, igualou a melhor marca do carro – que
pertencia ao piloto oficial de testes, Jonathan Palmer. No total, deu mais 73
voltas em Donnington, o mesmo local onde dera sua maior demostração de talento,
dez anos antes, quando dirigia a Mclaren Ford de número 8.
FONTE PESQUISADA
Há exatos 30 anos, Ayrton Senna disputava
sua primeira corrida na F-1. Disponível em: <http://www.superinformado.com.br/brasil-mundo/ha-exatos-30-anos-ayrton-senna-disputava-sua-primeira-corrida-na-f-1/>.
Acesso em: 05 de abril 2015.
FOTOS GP BRASIL 1984 - AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ - RJ - ESTREIA NA F1 FÓRMULA 1 - PHOTOS - PICTURES - IMAGE - IMAGES
Ayrton Senna polindo seu capacete antes do GP Brasil de 1984
Nenhum comentário:
Postar um comentário