sábado, 18 de abril de 2015

Plantas e Fotos Mansão de Ayrton Senna em Angra dos Reis

Casa em Portogalo. Arquiteto Luiz Paulo Conde

Publicado em 12 de setembro de 2010
Casas Brasileiras - casasbrasileiras.wordpress.com

Angra dos Reis. RJ. 1979-93

Do livro: Luiz Paulo Conde Un arquitecto carioca. Bogota:1994. Universidad de Los Andes , p. 58-65

O projeto proposto para uma casa de fim de semana, com todas as facilidades e conforto para estadias prolongadas, tomou forma em espaço e volumes que atendessem aos requisitos funcionais de iluminação e ventilação. Para integrar as formas racionais da casa com formas da natureza foram usados poucos e bem escolhidos materiais, permitindo obter uma expressão arquitetônica o menos “artificial” possível.

O acesso à casa se dá pela parte de trás, no nível superior, sob um dossel de entrada apoiado no terreno acidentado . Do hall de entrada de divisa, através do teto de vidro, a grande área central de convivência, onde eles estão localizados a piscina, a praia e a vista principal. Esse espaço, embora coberto e delimitado por paredes, foi concebido como um grande espaço exterior. No hall, a parede de pedra e o jardim estendem para fora, separando o interior e exterior apenas pelo vidro transparente.


Isso gera um contínuo espacial que começa na praia, atravessa a fachada de vidro e invade a área central da casa.


A fachada voltada para a praia é marcada por uma pérgola de madeira que funciona às vezes como uma vitrine, com telhado de vidro, ou varanda aberta, quando cobertas pelos toldos deslizantes. Esta estrutura constitui um espaço de transição entre ambientes interiores e exteriores, dominados pela raia. Assim se obtém, como em toda a casa, uma transição orgânica da natureza para a arquitetura.


A metodologia de trabalho partiu de uma ideia de projeto e uma volumetria básica, para, no curso do trabalho, ir  adquirindo esta forma final. O processo foi muito rico, uma vez que a empresa do arquiteto assumiu também a construção. Assim, experiência de campo na própria obra, e participação ativa do cliente, o projetista de interiores e paisagista, criaram condições para um interessante desenvolvimento do projeto.












FONTE PESQUISADA


Casa em Portogalo. Luiz Paulo Conde. Disponível em: <https://casasbrasileiras.wordpress.com/2010/09/12/casa-em-portogalo-luiz-paulo-conde/>. Acesso em: 18 de abril 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário