segunda-feira, 20 de julho de 2015

Há 32 Anos Senna Testava um F1 Pela Primeira Vez

Por Marcos Júnior - 19/07/2015 08:02
Terceiro Tempo - terceirotempo.bol.uol.com.br


Há exatamente 32 anos, Ayrton Senna testava pela primeira vez um carro de Fórmula 1, a Williams FW08C-Cosworth, em Donnington Park, na Inglaterra.

Após o título na Fórmula 3 Inglesa, com uma performance impressionante, vencendo as nove primeiras etapas, quebrando o recorde de Nelson Piquet, que venceu oito corridas em 1978, os ingleses, passaram a chamar o autódromo de Silverstone de "Silvastone", em alusão ao sobrenome do brasileiro.

O nome de Ayrton Senna começou a ser mencionado no padock da Fórmula 1, como um dos mais promissores.

Frank Williams foi quem lhe deu a primeira oportunidade de guiar um carro de Fórmula 1, o modelo FW08C, equipado com motor Cosworth V8 (aspirado), em 19 de julho de 1983, em Donnington Park, Inglaterra. Senna tinha 23 anos.


Antes de entrar no carro, Ayrton bateu com a mão no aerofólio por duas vezes e disse: "é hoje..." O jornalista Reginaldo Leme, da Rede Globo acompanhou o teste de Ayrton.

Foram 83 voltas impressionantes. Apesar de não perfeitamente ajustado ao carro, que era de Keke Rosberg, mais alto que ele e usando pneus que não eram de classificação, na décima passagem pela torre de cronometragem virou um tempo igual ao do piloto de testes da Williams, o britânico Jonathan Palmer. No final, o balanço altamente positivo, com a melhor marca conseguida por um piloto da Williams no circuito inglês.

Frank Williams chegou atrasado ao circuito, mas a tempo de se espantar com  a marca de Ayrton Senna: um segundo mais rápido que qualquer Fórmula 1 com motor aspirado para aquela pista.

Se não tivesse contrato firmado para o ano seguinte, com o finlandês Keke Rosberg e o francês Jacques Laffite, Frank certamente ofereceria um carro a Senna para a temporada de 1984, quando a equipe passou a utilizar os motores japoneses da Honda.


OUTROS TESTES DE AYRTON SENNA EM 1983 COM CARROS DE F1:


Em 1983, Ayrton ainda testou a McLaren-Ford (aspirada), a Brabham-BMW (turbo) e a Toleman-Hart (turbo).

Nos testes da McLaren, em Silverstone, outros dois pilotos foram convidados: o inglês Martin Brundle e o alemão Stefan Bellof. Senna foi o mais rápido dos três.



Bernie Ecclestone, à época dono da equipe Brabham também se entusiasmou com o jovem brasileiro e chamou-o para um teste no circuito francês de Paul Ricard, junto de outros três pilotos: o colombiano Roberto Guerrero, os italianos Mauro Baldi e Pierluigi Martini. Nélson Piquet, primeiro piloto da equipe inglesa também testou e foi o mais rápido dos quatro. Mauro Baldi ficou em segundo e Senna em terceiro, apenas um décimo mais lento que o italiano, mais experiente.

Na ocasião especulou-se que Piquet teria vetado a contratação de Senna pela Brabham, uma vez que era o campeão mundial e primeiro piloto do time. A segunda vaga da equipe estava aberta, pois Ricardo Patrese estava de saída para a Alfa-Romeo. Mas foi a patrocinadora da Brabham, a italiana Parmalat que acabou influenciando na decisão de Ecclestone, que tinha interesses comerciais em um piloto italiano para divulgar seu nome no país. Teo Fabi acabou sendo o escolhido.


No teste realizado com a Toleman, também em Silverstone, Senna foi mais rápido que o titular da equipe, o inglês Derek Warwick, tanto com pista molhada, como com pista seca. Em sua melhor passagem, o brasileiro registrou 1min11s500, tempo que seria suficiente para colocá-lo na oitava posição do grid.

E foi justamente com a Toleman, que Ayrton assinou seu primeiro contrato na Fórmula 1. Seu companheiro de equipe foi o venezuelano Johnny Cecotto.

Ayrton terminou sua temporada de estreia, em 1984, na 10ª colocação.

Destaque para o segundo lugar em Mônaco, corrida que foi interrompida um pouco antes de Senna ultrapassar o líder, o francês Alain Prost. A decisão, contestada por Ayrton,  foi tomada pelo diretor da prova, o ex-piloto belga Jack Ickx.

Fotos: Divulgação

ABAIXO, VÍDEO COM A OPINIÃO DE FRANK WILLIAMS SOBRE O PRIMEIRO TESTE DE AYRTON SENNA



OUTRO VÍDEO DO TESTE DE SENNA EM DONNINGTON, O PRIMEIRO COM UM F1. REGINALDO LEME, QUE ACOMPANHOU O PILOTO NAQUELE DIA, FALA SOBRE SUAS IMPRESSÕES EM VÊ-LO NA PISTA INGLESA



FONTE PESQUISADA

JÚNIOR, Marcos. Há 32 anos Senna testava um F1 pela primeira vez. Disponível em: <http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/ha-32-anos-senna-testava-um-f1-pela-primeira-vez>. Acesso em: 20 de julho 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário