segunda-feira, 20 de julho de 2015

Time Brasil: Ayrton Senna Aparece em Pesquisa Como Maior Ídolo Dos Atletas

19/07/2015 07h45 - Atualizado em 19/07/2015 14h08

Tricampeão de Fórmula 1 é, com sobras, o mais citado como principal referência esportiva pelos brasileiros que disputam o Pan de Toronto: "Era um grande vencedor"

Por GloboEsporte.com
Toronto, Canadá

Já se passaram mais de 21 anos da morte de Ayrton Senna. Mas o legado de um ídolo é eterno, tempo nenhum parece ser capaz de apagar. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez uma pesquisa com os 589 atletas que representam o Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. Uma das perguntas era: "quem é sua principal referência no esporte?". O tricampeão mundial de Fórmula 1 foi, com sobras, o mais citado.

Dos 589 atletas, 103 citaram Ayrton Senna como maior ídolo e referência esportiva. Isso significa 18% dos atletas brasileiros que estão em Toronto disputando o Pan. Senna foi citado como inspiração por nomes como os medalhistas de ouro Tiago Camilo (judô), Cássio Rippel (tiro), Fernando Reis (levantamento de peso) e Etiene Medeiros (natação).

- Ele deixou marcas que fazem qualquer atleta virar fã dele. Eu não tenho nem palavras. Era um cara da paz, do amor. Esbanjava simplicidade - disse Etiene, que fez história em Toronto se tornando a primeira mulher medalhista de ouro da natação brasileira.

Ayrton Senna é o maior ídolo esportivo entre os atletas do Time Brasil (Foto: Norio Koike / ASE)

O judoca Tiago Camilo diz que Senna é o ídolo da infância, mas que ganhou ainda mais admiração após conhecer melhor a história do piloto.

- O Ayrton Senna fez parte da minha infância. Eu acordava sempre quando tinha corrida de F-1. Era muito forte o que ele transmitia, o carro da McLaren na frente, a música tema da vitória e ele com a bandeira na mão. Na verdade, só fui entender isso quando o conheci melhor. Biografias, vídeos, documentários e o filme. Sua história é inspiradora, não conheci nenhum atleta mais dedicado, decidido e com desejo de vitória maio que o dele. Um ícone e, certamente, o meu ídolo - disse. 

Para se ter uma ideia da influência de Ayrton Senna entre os atletas, o segundo colocado na pesquisa foi o ex-tenista Gustavo Kuerten. Guga teve 31 menções. 

- Para mim, o Ayrton Senna é um ídolo eterno. Acho que a competência, o caráter que ele tinha, são exemplos a serem seguidos eternamente. Se você pegar frases que ele falava, são frases a serem seguidas e exemplos incontestáveis. Para muita gente, é um símbolo eterno do que é ser um campeão, um atleta - afirmou Daniele Hypolito, medalha de bronze com a equipe feminina na ginástica artística.

Guga foi o segundo mais citado como referência pelos brasileiros em Toronto (Foto: Getty Images)

Mesmo muito criança à época daquele fatídico 1º de maio de 1994, Dani ainda se recorda bem da forte batida contra o muro da curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália. Momento traumático, que a fez demorar para voltar a ver corridas de Fórmula 1 na televisão.

- Eu lembro, fiquei muito triste. Porque foi um choque para todo mundo. Eu muito pequenininha, com meus oito aninhos de idade, quando bateu e demorou muito eu falei com a minha mãe e ela disse: ''Não filha''. Na hora que o Galvão anunciou... Outro dia vi a retrospectiva, nossa, chorei igual quando eu tinha oito anos de idade. Foi uma cena forte para o Brasil inteiro e ali a gente perdeu um ídolo, um ícone. Tudo que uma pessoa pode transmitir sobre o que é se um atleta.

Ouro em Toronto, o judoca Charles Chibana é outro que também tem Ayrton Senna como ídolo no esporte. Nascido em 1989, ele tinha apenas quatro anos quando ocorreu o acidente. Mas se acostumou a ver vídeos de corridas e tem os feitos do tricampeão como grande inspiração.

- Eu assisti a muitos vídeos da carreira dele. Ele era muito sinistro! São momentos que me inspiram muito, principalmente uma corrida em que ele passou todo mundo em uma volta. Era um grande vencedor - disse Chibana, fazendo referência ao GP da Europa de 1993, em Donington Park, na Inglaterra, onde Senna fez quatro ultrapassagens na primeira volta.

MICHAEL JORDAN TAMBÉM É REFERÊNCIA

Michael Jordan foi mais citado que brasileiros como Oscar e Torben Grael (Foto: Getty Images)


Além de Ayrton Senna e Guga, outro nome bastante citado como ídolo pelos atletas do Time Brasil foi Michael Jordan. O astro americano apareceu 20 vezes, ficando à frente de esportistas brasileiros como Oscar Schmidt e Torben Grael. Jordan é referência não apenas entre as equipes de basquete: Adenízia (vôlei), Andrey (futebol) e Diogo Hubner (handebol) foram alguns que se declaram fãs do ex-jogador do Chicago Bulls.

Outra curiosidade no levantamento feito pelo COB foi a resposta dada por Alice Melo, do ciclismo de pista. A principal referência no esporte para ela é o próprio pai, Altamiro Melo, ex-maratonista.


FONTE PESQUISADA

Time Brasil: Ayrton Senna aparece em pesquisa como maior ídolo dos atletas. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2015/07/time-brasil-ayrton-senna-aparece-em-pesquisa-como-maior-idolo-dos-atletas.html>. Acesso em: 20 de julho 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário