Quarta-feira, 23/03/2016 às 18:15 por Rafael Lopes
Blog Voando Baixo - globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo
Ayrton Senna Nelson Piquet GP do Brasil de 1986
Parece que foi ontem. Mas já se passaram 30 anos. No dia 23 de março de 1986, Nelson Piquet e Ayrton Senna protagonizaram a primeira dobradinha entre eles na Fórmula 1, com o então piloto da Williams em 1º e o da Lotus em 2º. O palco? O GP do Brasil, para delírio da torcida que lotou as arquibancadas do saudoso e infelizmente já extinto Autódromo de Jacarepaguá, hoje local do Parque Olímpico do Rio 2016.
Ayrton Senna e Nelson Piquet no pódio do GP do Brasil de 1986
Na época, a corrida no Brasil marcava, tradicionalmente, a abertura da temporada da F1. E em 1986, a Williams, favorita ao título, estreava o então bicampeão Nelson Piquet para fazer companhia ao veloz, mas irregular Nigel Mansell. Sua principal rival da escuderia seria a McLaren, campeã do ano anterior com Alain Prost (e bicampeão no fim daquele ano), que contava também com Keke Rosberg. Já a Lotus corria por fora, sofrendo com o beberrão motor Renault, apostando suas fichas no jovem promissor Ayrton Senna.
No treino classificatório, Senna, que já aparecia como um especialista em voltas lançadas, aproveitou o forte pacote da Lotus e o motor Renault de mais de 1.000 cv para as classificações e abriu o ano com a pole position. Atrás dele vieram as Williams de Piquet e Mansell. Na prova, porém, a maior experiência de Piquet e o melhor ritmo de corrida da Williams com relação à Lotus prevaleceram. Logo na largada, Mansell se precipitou ao tentar ultrapassar Senna, rodou e abandonou. Nelson, por sua vez, teve paciência e, três voltas depois, deixou o compatriota para trás para assumir a liderança. Depois disso, só saiu da ponta provisoriamente nas paradas nos boxes. Ao fim, cruzou a linha de chegada com 34s de vantagem sobre Senna. Jacques Laffite, da Ligier, completou o pódio.
Assista abaixo à íntegra do emocionante pódio do GP do Brasil de 1986:
FONTE PESQUISADA
LOPES, Rafael. Há 30 anos: Piquet, Senna e
a bandeira. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/ha-30-anos-piquet-senna-e-bandeira.html>.
Acesso em: 23 de março 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário