Após esses dez anos do
acidente fatal de Ayrton Senna, muita coisa se falou no que realmente teria
ocorrido na curva Tamburello. Um pneu furado? O carro estava muito baixo e
vinha tocando no chão? Quebra da suspensão? Um pequeno pedaço de outro carro na
pista poderia ter feito Senna desviar o carro ligeiramente? Até o absurdo de
que Senna desmaiou porque estava prendendo a respiração. Tudo isso é muito
pouco provável de ter ocorrido.
A última declaração feita
sobre o acidente veio do companheiro de Senna na Williams, o inglês Damon Hill.
Ele acredita que a morte de Senna foi decorrência de um erro do brasileiro. A
dificuldade na condução do carro e a sede de vitórias do tricampeão teriam
levado ao acidente na curva Tamburello. “Ninguém além de mim e Ayrton sabe como
era guiar aquele carro naquela curva, naquele dia, com pneus frios. E ninguém
além dos pilotos de Fórmula 1 pode medir as forças que existem dentro de um
cockpit. Mas, na verdade, nunca saberemos o que Senna pensava naquele momento e
nem mesmo o que aconteceu”, disse Hill, que não abre mão da hipótese de falha
humana. Quanta "besteria".
Se realmente a causa do
acidente fosse em decorrência dos pneus frios, o carro de Senna jamais
saira reto daquela maneira e sim rodaria
antes de bater no muro. Ayrton Senna era um piloto muito experiente e ele sabia
mais do que todos os outros de como conduzir o carro de F-1.
Porque só agora Hill se
manifestou? Três semanas antes de completar dez anos do acidente de Senna, a
justiça Italiana reabriu o caso por "incoerência" entre o apurado
pela perícia e a sentença de "inocente" para os réus, Patrick Head e
Adrian Newey.
As investigações chegaram à
conclusão de que Senna passou reto na curva Tamburello, em Imola, porque a
coluna de direção partiu. Radiografias constataram a fadiga do material.
Ayrton Senna queixava-se de
estar desconfortável dentro do cockpit da Williams FW16, que a posição de
dirigir estava ruim. Suas mãos batiam nas laterais do cockpit. A Williams
decide então dar mais conforto ao piloto brasileiro, fazendo uma emenda na
coluna de direção para modificar a posição do volante.
A modificação é artesanal,
realizada no próprio box da equipe na pista de Imola. A equipe serra a coluna
de direção, de 25 mm de espessura, ficando em dois pedaços e coloca um outo
pedaço de diâmetro menor de 18 mm de espessura e de material diferente,
soldando as duas extremidades.
Ayrton Senna na 7ª volta do
GP de San Marino, na curva Tamburello a 310km/h, percebe que algo de sério está
acontecendo com o volante do seu Williams. Senna tira o pé desesperadamente de
acelerador e pisa fundo no freio, tentando impedir o impacto que era
inevitável. O carro não faz a curva e vai reto em direção ao muro. A telemetria
do carro, acusa que Ayrton exerceu uma pressão de 100% no pedal do freio, em
uma desaceleração de 4.3G (força da gravidade), reduziu da 6ª para a 4ª marcha
e a velocidade diminuiu de 310km/h para 230km/h na hora do impacto com o muro.
Mas tudo isso poderia ser um
susto. O trauma cerebral que vitimou Senna foi provocado por um braço da
suspensão que perfurou a viseira do capacete. A perfuração não foi grande,
cerca de 6cm de comprimento e 8mm de espessura. No momento do impacto a
suspensão se espatifa e sua ponta se transforma em uma espécie de lança. Uma
lança que penetra cerca de 2cm na testa de Ayrton, logo acima do supercílio
direito, entrando e saindo em frações de segundos. Senna não apresentou nenhuma
fratura em outra parte do corpo, somente o golpe fatal em sua testa. Um
acidente extremamente raro, uma fatalidade.
FONTE PESQUISADA
SOROCABA MOTORS - Evidências do acidente de
Ayrton Senna. Disponível em: <http://www.sorocabamotors.com.br/noticias/noticia.asp?id=463>.
Acesso em: 05 de abril 2016.
Ao longo fe minha vida eu sempre me pego voltando e remoendo o trágico acidente do Senna. o que me intriga é que não temos uma foto boa da remoção de seu corpo, a única que consigo achar de sua face, não é possível ver nenhum sinal ou marca de perfuração em seu rosto, por sinal o rosto esta limpo na região dos olhos e testa. Isso me intriga.
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