aquelamaquina.pt
13:22 - 05-07-2016
Vinte e seis anos distanciam
estes dois Honda NSX, mas há muito mais a uni-los que a separá-los! Para
começar, a busca constante da perfeição que sempre foi o objectivo supremo de
Soichiro Honda, o fundador da marca que ainda assistiu ao nascimento da primeira
geração do superdesportivo, comercializado um ano antes do seu desaparecimento.
Mas também a busca dos avanços
tecnológicos mais importantes em cada época: se agora é todo o sistema híbrido,
na altura era a busca do baixo peso.
O Honda NSX foi o primeiro
automóvel produzido em grande série com toda a carroçaria em alumínio. A
Ferrari faria o mesmo… dez anos depois! Tinha também um motor V6 3.0 em
alumínio com o então novo sistema VTEC de variação da abertura das válvulas,
debitando 270 cv. Em 1997 seria substituído pelo 3.2 com 290 cv.
A primeira aparição pública
do NSX – acrónimo de New Sportscar eXperimental – foi no salão de Chicago, no
início de 1989, a
um ano da sua comercialização e numa altura em que, nos bastidores, se vivia um
autêntico drama! Após longos meses de testes, os engenheiros da Honda achavam
que tinham um desportivo capaz de fazer frente aos Ferrari e Porsche.
Aproveitando a presença de Ayrton Senna no Japão para testar o McLaren/Honda,
em Fevereiro de 89, pediram-lhe para guiar o protótipo do NSX na pista de
Suzuka.
O campeão brasileiro procurou
ser o mais diplomático possível mas… deixou-os em choque! "Não sei se
serei a pessoa indicada para dar uma opinião sobre um carro de produção mas…
parece-me algo frágil", comentou Senna. A apresentação do carro à imprensa
mundial estava marcada para esse Verão, mas os engenheiros nipónicos
conseguiram
aumentar a rigidez do NSX em
50% e o piloto brasileiro ainda os ajudou na afinação das suspensões. Um último
teste no Nürburgring tirou as dúvidas, tinham de facto um dos melhores
superdesportivos do mercado e pronto a ser comercializado em 1990!
Senna lavando seu Honda NSX em Portugal
O resultado final foi tão bom
que o próprio Ayrton Senna adorava o carro e costumava guiar dois nas suas
longas estadias em Portugal: o vermelho (SX-25-59) era um carro de serviço que
pertencia à Honda Portugal mas que lhe estava entregue e que estava muitas
vezes na sua casa do Algarve, na Quinta do Lago; o preto era do seu grande
amigo António Carlos de Almeida Braga ("Braguinha"), em cuja casa de
Sintra costumava ficar. E chegou a filmar, na serra da Arrábida, anúncios
televisivos do NSX.
No final de 1992, quando a
McLaren deixou de usar motores Honda, Senna devolveu o seu NSX de serviço à
Honda Portugal. Mas as saudades… Na época seguinte, embora já não fosse piloto
Honda, quando veio para o G.P. de Portugal, pediu o "seu" NSX
emprestado para aqueles dias…
Por essa altura,
o Honda NSX custava vinte mil contos, o equivalente a actuais cem mil euros.
Metade do que custará o novo (A entrega
das primeiras unidades na Europa está marcada para o outono de 2016). Mas foi pela contribuição de Ayrton Senna que aquele
modelo desportivo da Honda se tornou num automóvel de culto. Justificando que,
um quarto de século depois, a marca nipónica tenha recuperado uma sigla célebre
para o seu novo superdesportivo. Porque basta invadir a memória e o imaginário
dos apaixonados por automóveis de excepção para mais de metade do trabalho de
"marketing" estar feito!
Senna testando o Honda NSX em 1988
Senna testando o Honda NSX em 1988
Imagens do novo
Honda NSX 2016 no Autódromo de Estoril:
FONTES PESQUISADAS
AQUELA MÁQUINA - Como Ayrton Senna ajudou a
criar o mito do Honda NSX. Disponível em: <http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/como-ayrton-senna-ajudou-a-criar-o-mito-do-honda-nsx.html>.
Acesso em: 06 de julho 2016.
RAZÃO AUTOMÓVEL - Novo Honda NSX exibe-se
no Circuito do Estoril (c/galeria de imagens). Disponível em: <http://www.razaoautomovel.com/2016/07/novo-honda-nsx-exibe-no-circuito-do-estoril-cgaleria-imagens>.
Acesso em: 06 de julho 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário