sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Com Aposentadoria de Massa e Incerteza Sobre Nasr, Futuro do Brasil na F1 é Mais Que Sombrio: É Desanimador

01/09/2016 09:46

A aposentadoria de Felipe Massa da F1 coloca em xeque o futuro do esporte no Brasil. Os verdadeiros amantes do automobilismo vão sempre acompanhar, não importa quem esteja vencendo. Mas para quem assiste com a esperança de um dia voltar a ver a bandeira verde e amarela no pódio, a única esperança agora passa a ser Felipe Nasr, piloto oscilante que corre na pior equipe do grid, sem apelo popular e que sequer tem sua sequência garantida no Mundial no ano que vem

WARM UP
FERNANDO SILVA, de Sumaré
grandepremio.uol.com.br

Felipe Massa anunciou o fim da sua carreira como piloto de F1 nesta quinta-feira (1) em Monza. E, de quebra, indicou que serão tempos difíceis para o brasileiro apaixonado pelo esporte a motor e que sonha em ver novamente um compatriota obter bons resultados na categoria que é considerada o topo do automobilismo mundial.

Sem Massa, que já vinha em má fase e não conseguia os melhores resultados há algum tempo correndo pela Williams, todas as esperanças tupiniquins recaem sobre um nome que sequer tem seu futuro garantido para 2017: Felipe Nasr. O futuro do Brasil na F1 é muito mais que sombrio: é desanimador.
Saída de Massa coloca Nasr como possível único piloto brasileiro do grid em 2017 (Foto: Getty Images)

O cenário atual, com apenas um piloto com chances de continuar no Mundial de F1 em 2017, mas nenhum outro com possibilidades de emergir ao grid num futuro mais próximo — embora o mineiro Sergio Sette Câmara, novo pupilo da Red Bull, comece a despontar —, reflete o que se alertava há tempos: a falta de renovação de talentos de pilotos brasileiros cobraria sua conta. Já vem cobrando há algum tempo, na verdade.

O reflexo não está apenas na F1, com poucas perspectivas de um futuro promissor, mas até mesmo na Indy, já que os únicos nomes do Brasil na categoria são Helio Castroneves e Tony Kanaan, os dois com mais de 40 anos.

Resta a Nasr, caso continue na F1, seja pela Sauber ou por outra equipe do grid, a missão de representar um país dono de oito títulos mundiais e 101 vitórias — a última foi conquistada em Monza em 2009, pelas mãos de Rubens Barrichello.

Aposentadoria de Felipe Massa traz perspectiva de futuro desanimador para F1 no Brasil (Foto: Getty Images)

Mas parece que o fardo é pesado demais para um piloto que tem lá suas qualidades, mas se mostra oscilante, corre atualmente na pior equipe do grid. Além disso, o brasiliense não tem o menor apelo popular — diferente de Massa — e ainda não tem sua permanência confirmada para o ano que vem.

Claro, quem é fã do esporte a motor como um todo e da F1 em específico, não vai deixar de acompanhar só pelo fato de um brasileiro não estar lá, ao menos lutando por bons resultados. Não importa muito se quem estiver vencendo for Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Sebastian Vettel ou Max Verstappen, desde que haja boas corridas e muita emoção. Mas a categoria, que já não contava com a melhor das audiências por aqui, certamente vai perder muito mais com a saída de um dos poucos atrativos para o torcedor brasileiro.

************************

Aos 35 anos, Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula-1

Brasileiro anunciou que correrá apenas até o fim da temporada

Por: ZH Esportes
01/09/2016 - 09h02min | Atualizada em 01/09/2016 - 14h03min

Felipe Massa não renovará com a Williams e opta por deixar a categoria
Foto: Andrej Isakovic / AFP

A trajetória de Felipe Massa na Fórmula-1 chegará ao fim no dia 27 de novembro de 2016. Aos 35 anos, o brasileiro anunciou que se aposentará da categoria no final desta temporada, depois de 14 anos no topo do automobilismo mundial. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em Monza, na Itália. A última corrida do brasileiro será no GP de Abu Dhabi, que encerra o campeonato.

— A vida nos apresenta muitas escolhas, e eu acho que para mim chegou o momento onde eu tenho fazer algo diferente. Talvez você vai me ver de novo ao volante de um carro de corrida, mas no momento a única certeza que tenho é que eu vou ter um monte de tempo para decidir sobre o que fazer no futuro — disse o brasileiro.

Foram passagens por Sauber, Ferrari e Williams entre 2002 e 2016. Neste período, só ficou de fora das competições na temporada 2003, quando era piloto de testes da Ferrari.

Entre os momentos mais marcantes da carreira, estão o quase título de 2008, quando perdeu a primeira colocação no campeonato na última volta da última corrida — que era um GP do Brasil — para Lewis Hamilton, e um grave acidente em 2009.

Além do vice-campeonato em 2008, Massa ficou em terceiro logo no seu primeiro ano como titular da Ferrari, em 2006. Ele participou de dois títulos de construtores da escuderia italiana, em 2007 e 2008.

Se correr todas as provas até o fim desta temporada, como previsto, encerrará a carreira com 250 corridas. Até agora, são 242 provas, 11 vitórias, 16 pole positions e 41 aparições no pódio.

Massa disputou as últimas três temporadas pela Williams. Com o contrato por encerrar e sem perspectiva de correr por uma equipe competitiva em 2017, optou por se retirar.

Foto: Kai Pfaffenbach/REUTERS

Foto: Ver Descrição/Ver Descrição

Foto: jorge guerrero/AFP

Foto: Nelson Almeida/AFP

Foto: JEWEL SAMAD/AFP

Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP



************************


FONTES PESQUISADAS

SILVA, Fernando. Com aposentadoria de Massa e incerteza sobre Nasr, futuro do Brasil na F1 é mais que sombrio: é desanimador. Disponível em: <http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/com-aposentadoria-de-massa-e-incerteza-sobre-nasr-futuro-do-brasil-na-f1-e-mais-que-sombrio-e-desanimador>. Acesso em: 02 de setembro 2016.

ZERO HORA - Aos 35 anos, Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula-1. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/velocidade/noticia/2016/09/aos-35-anos-felipe-massa-anuncia-aposentadoria-da-formula-1-7360836.html>. Acesso em: 02 de setembro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário