domingo, 20 de novembro de 2016

Comparar Verstappen a Senna Não Tem pé Nem Cabeça

NOTAS DO CARSUGHI: "COMPARAR VERSTAPPEN A SENNA NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA", DIZ O MESTRE 


Senna e Verstappen

Por Marcos Júnior Micheletti - 19/11/2016 14:22


Claudio lembrou a dificuldade de Ayrton com a Toleman em Mônaco/84

O "Notas do Carsguhi" desta semana tem como principal destaque o  chuvoso GP do Brasil de Fórmula 1, penúltima etapa do campeonato, que além da vitória de Lewis Hamilton e o segundo lugar de Nico Rosberg, contou com uma atuação brilhante do holandês Max Verstappen, que na fase final da prova realizou inúmeras ultrapassagens para completar o pódio, em terceiro. Carsughi, entretanto, fez ressalvas ao jovem piloto da Red Bull após ter ouvido e lido várias comparações entre sua atuação com aquela de Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1984, ocasião em que o brasileiro em seu ano de estreia terminou a prova no Principado em segundo lugar.

"Ouvi e li, sobretudo na Europa, uma série de comparações entre o Verstappen e o Senna com a Toleman em Mônaco (1984) e muitos, inclusive amigos, colocando no mesmo plano o piloto holandês e Senna. Eu não concordo com isso, basicamente por duas razões: primeiro os adversários: os de Senna naquele momento eram muito mais gabaritados que os adversários que eventualmente Verstappen pode ter hoje e, segundo, mais importante ainda, o carro, não se pode esquecer que Senna guiava o Toleman 1.5 turbo com aquela característica inicial dos turbos em que a potência vinha de repente, era uma `pancada´, agora a potência vem suavemente, porque tem toda uma parafernalha eletrônica para regular isso e hoje não se tira as mãos do volante para mudar de marcha. Em Mônaco, você pode calcular que Senna tenha trocado umas duas mil vezes de marcha, andando a dois centímetros do guard-rail. Eu acho que é uma comparação que não tem pé nem cabeça. Gostaria de ter visto Verstappen com aquela Toleman, duvido que ele tivesse chegado ao fim da corrida, o que não tira o mérito dele, que é uma realidade extremamente agradável, combativo que veio dar um novo sal às corridas, mas vamos devagar com o andor, por enquanto Senna é Senna e Verstappen está bem lá para baixo" , atesta Carsughi.


Senna pilotando a "pequena" Toleman em Mônaco, um carro bem inferior aos demais do grid. O tricampeão barbarizou nesse GP logo em sua temporada de estreia na Fórmula 1.




Senna em sua estreia na Fórmula 1


Na sua primeira temporada na F1, Senna teve adversários de peso como a lenda Niki Lauda. 






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 


MICHELETTI, Marcos Júnior. NOTAS DO CARSUGHI: "COMPARAR VERSTAPPEN A SENNA NÃO TEM PÉ NEM CABEÇA", DIZ O MESTR. Disponível em: <http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/notas-do-carsughi-comparar-verstappen-a-senna-na-o-tem-pa-nem-cabea-a-diz-o-mestre>. Acesso em: 01 de novembro 2016.















 





Nenhum comentário:

Postar um comentário