Dalmo Hernandes
8 junho, 2017
FlatOut - flatout.com.br
Não é novidade para ninguém a
forte ligação de Ayrton Senna com a Honda durante seus anos na McLaren, a
equipe com a qual o brasileiro conquistou seus três títulos em 1988, 1990 e
1991. Há uma mística em torno de seu envolvimento em projetos de rua da marca,
como o Honda NSX – esportivo que, segundo consta, teve o acerto final de
suspensão definido com a ajuda de Senna – e é fato que o brasileiro era muito
estimado pelo fundador da companhia, Soichiro Honda.
O ano de 1989 pode não ter
sido o melhor para Senna, que teria toda a razão em querer descansar depois da
temporada, mas não o impediu de fazer uma pequena participação em um programa
de TV que a gente conhece muito bem: o Best Motoring, que naquela época ainda
não era International.
Claro, todos sabemos que
Senna participou do Best Motoring em um especial sobre o Honda NSX, que
registrou sua famosa volta com o carro em Suzuka. Mas o programa
japonês sobre automobilismo também deu ao então campeão de Fórmula 1 a chance de testar outro
Honda, um Civic SiR de corrida, no circuito.
Este vídeo é relativamente
conhecido, com um bom punhado de uploads diferentes no Youtube, mas este é o
único com legendas em inglês (que podem ser traduzidas para o português
automaticamente pelo Google). Trata-se do quatro “Key’s Column” no Best
Motoring, apresentado por Takayuki “Key” Kinoshita, experiente piloto de
turismo que está na ativa até hoje e também é jornalista automotivo –
atualmente, ele é integrante da bancada que escolhe o “Carro do Ano” no Japão.
Na época, porém, ele era apenas um iniciante nas pistas, sendo a temporada de
1989 sua primeira no Campeonato Japonês de Carros de Turismo.
No vídeo, o próprio Kinoshita
é o primeiro a acelerar, e pode ser visto contornando a famosa curva Spoon do
circuito de Suzuka, que tem este nome pois, vista de cima, lembra mesmo uma
colher (ou “spoon” em inglês) e tem dois pontos de tangência, e uma saída
longa, que tende a levar o carro a um sub-esterço. O carro é o Honda Civic EF9
que competia na categoria N1 do JTCC, equipado com uma versão de 170 cv do
motor B16. Na época, o comando variável VTEC ainda era novidade – na verdade, o
B16 foi o primeiro motor Honda a contar com o recurso, que alterava
significativamente o comportamento do motor dependendo da faixa de rotações. Já
explicamos seu funcionamento aqui antes:
O VTEC (sigla para Variable
Valve Timing and Lift Electronic Control, ou “Controle eletrônico variável de
tempo e levante de válvulas”, em uma tradução literal) trazia árvores de
comando com dois conjuntos de ressaltos (ou “perfis”) — um para rotações baixas
e outro, para um regime de funcionamento mais alto. A partir de uma determinada
quantidade de rotações por minuto, a central de controle do motor é alternada
entre os perfis. Essa mudança de atuação sobre as válvulas é fortemente
percebida e por isso ficou conhecida como “VTEC kick”.
A preparação para a pista era
simples, incluindo a remoção do catalisador e instalação de uma ECU programável
para chegar aos 170 cv a 7.600 rpm e 16,5 mkgf de torque a 7.000 rpm. O giro
máximo do motor é de 8.200 rpm nos carros de rua, mas não duvidamos que o
limite fosse um pouco maior nos carros de competição – é só ouvir o berro do
quatro-cilindros para entender do que estamos falando.
A curva Spoon, no canto
superior esquerdo
A ideia é mostrar a melhor
maneira de contornar a curva Spoon, aparentemente. Depois de Kinoshita, é a vez
de Kiyoshi Komoda, que também é piloto e apresentador do programa (mais tarde
ele ainda se tornaria instrutor do curso de pilotagem da BMW no Japão).
Kinoshita comenta como se preocupou demais com a câmera filmando sua tentativa
e, por isto, acabou saindo de traseira na entrada da curva, o que prejudicou
seu desempenho.
Então, é a vez de Ayrton
Senna pegar o Civic, acompanhado por Satoru Nakajima, que também estava na
Fórmula 1 na época, no Honda CRX EF8 – versão fastback do Civic de quarta
geração, pace car oficial do campeonato de turismo e equipado com o mesmo
conjunto mecânico. Satoru comenta que o estilo de pilotagem de Senna é bastante
eficaz, e chama a atenção para o modo como Senna cutuca o acelerador do carro
para controlar sua trajetória. Trata-se da técnica de aceleração intermitente
do Senna (você pode notá-la por volta de 1:36 do video), algo bastante peculiar
e que era usado por alguns kartistas dos anos 1970. É uma forma de procurar
balancear a aderência entre a dianteira e a traseira, mitigando um pouco do
sub-esterço nas saídas de curva. É bastante difícil de executar de forma a
realmente se ganhar tempo.
Ele também elogia o
desempenho dos dois, que se saem muito bem apesar de estarem acostumados a
máquinas completamente diferentes. O detalhe é que a filmagem aconteceu no dia
seguinte ao GP do Japão de 1989, do qual Senna foi desclassificado por evitar
uma chicane após o esbarrão forçado por Alain Prost, que se beneficiaria com um
abandono do brasileiro. Como já contamos aqui, Senna voltou à pista pela única
saída possível – cortando a chicane — e a punição lhe custou o título.
Na segunda metade do quadro
da Best Motoring, Nakajima dá uma volta de demonstração em um dos carros em um
onboard com um dos instrutores, e podemos ver detalhadamente a tocada para
contornar o circuito japonês com eficiência: as marchas usadas em cada curva, o
traçado ideal e, com alguma estimativa, a velocidade aproximada em cada trecho.
Nakajima e Senna já haviam
sido colegas de equipe na F1 – em 1987 na Lotus, que naquele ano começara a
usar motores Honda. Ou seja: de certo modo, ambos já tinham história com a
fabricante japonesa. Em 1989 Nakajima continuava na Lotus (que passou a usar
motores V8 Judd), mas era parceiro de Nelson Piquet, que fora para a Lotus em 1988,
logo após a saída de Senna.
Curiosamente, haveria um novo
embate entre Senna e Nakajima no ano seguinte, 1990. E foi em Interlagos: o
brasileiro liderava a prova e tinha uma volta de vantagem sobre o japonês. No
entanto, na hora de ultrapassar, houve contato entre os dois carros e, com o
bico quebrado, o McLaren de Ayrton ficou com a aerodinâmica fortemente
prejudicada, custando-lhe a vitória. Nakajima terminou em oitavo, Senna em
terceiro.
FONTE PESQUISADA
HERNANDES, Dalmo. Ayrton Senna mostra como
se pilota um Honda Civic em Suzuka. Disponível em: <https://www.flatout.com.br/ayrton-senna-mostra-como-se-pilota-um-honda-civic-em-suzuka/>.
Acesso em: 16 de junho 2017.
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