sábado, 31 de março de 2018

Bandeirante: Veja Senna "pilotando" nossos aviões - Setembro/1986


Ayrton Senna da Silva, piloto brasileiro de Fórmula 1, visitou todos os aviões da Embraer em Farnborough. (Na foto, Senna conhece o avião Brasília). Nesta edição, uma entrevista exclusiva do piloto ao jornal Bandeirante. (Página 12) 






12 BANDEIRANTE ESPECIAL

Senna "pilota" nossos aviões

Ayrton Senna: "A Embrear representa o Brasil em busca dos seus próprios caminhos".

Com a mesma habilidade com que pilota sua Lotus preta nos grandes prémios de Fórmula 1, o corredor brasileiro Ayrton Senna da Silva manobra seus muitos aeromodelos, entre os quais um Tucano da Embraer. E foi essa sua paixão por aeronaves que levou o famoso piloto brasileiro a conhecer de perto os aviões brasileiros na Exposição Internacional de Farnborough, na Inglaterra, aproveitando uma folga em seus treinos.

Tranqüilo e bem-humorado, Senna atendeu aos muitos pedidos de autógrafos e pose para fotografias, conversou com a equipe da Embraer no chalé da empresa e, Finalmente, foi ver de perto os aviões brasileiros Tucano, Brasília e AMX, que estavam sendo exibidos na feira inglesa.

Alta Perfomance

Ayrton Senna, durante sua visita ao chalé da Embraer na Exposição de Farnborough, estava acompanhado do seu empresário Armando Teixeira Botelho, membros da equipe da JPS e do corredor de Fórmula 3 no campeonato inglês da categoria, Maurício Gugelmin. Depois de um demorado bate-papo durante o show aéreo, Senna foi ver dc perto os aviões brasileiros.

Ele acentuou que sempre esteve muito ligado a aviões e que seu pai. empresário em Goiás, possui dois aviões da Embraer que utiliza em suas viagens de negócios pelo País. Atualmente Senna está entusiasmado pelo aeromodelismo rádio-controlado. Possui um modelo do Diablo, um Galaxy e uni Cavalier 40 e, para não se esquecer de casa, um modelo do Tucano que recebeu recentemente do Brasil.

"É um hobhy apaixonante e nos dá muita destreza e acuidade visual", explica Senna, lembrando que enquanto está se distraindo com os aeromodelos, está se exercitando também para manter-se ágil em seus reflexos durante as corridas nos supervelozes carros da Fórmula 1.

Acompanhado do comante Túlio Brandão, da Embraer, que lhe forneceu inúmeras explicações técnicas sobre os aviões, Senna conheceu primeiro a cabine dc pilotagem do Brasília e em seguida entusiasmou-se com a funcionalidade da cabine do Tucano. Finalmente foi ver o caça -tático AMX. "Sempre tive grande curiosidade de voar um avião de alta perfomance", explica ele, lembrando que, por enquanto, seus patrocinadores proíbem que ele faça esse tipo de vôo, por exigéncia das companhias seguradoras.

Após a visita aos aviões da Embraer, Senna elogiou o desempenho e qualidade tecnológica dos mesmos. "É uma enorme divulgação que se faz da imagem do Brasil como um País em busca de seus próprios caminhos", ressaltou o piloto brasileiro.




FONTE PESQUISADA

BANDEIRANTE - Veja Senna "pilotando" nossos aviões - Setembro/1986. Bandeirante, setembro de 1986, Especial, página 12.




Nenhum comentário:

Postar um comentário