domingo, 27 de maio de 2018

Ayrton Senna, O Provedor da Família


“Produced under licensed from Ayrton Senna Foundation” Tradução Livre: "Produzido sob licença da Fundação Ayrton Senna"[É a frase nos produtos autorizados a fazerem uso da imagem de Senna.]

“Acho que a base do sucesso em qualquer atividade está primeiro em se ter uma oportunidade, que geralmente aparece não porque você cria o momento, mas porque alguém chega e abre uma porta. ” A declaração assinada por Ayrton Senna aparece ao lado de foto sua em publicidade de duas páginas do IAS e FAS, em ícaro: Revista de Bordo Varig (n. 142). [IAS: Instituto Ayrton Senna / FAS: Fundação Ayrton Senna]

Empregando a fala de seu integrante mais ilustre, os Senna, que não foram poupados de críticas pelo uso de sua imagem, justificam-se através de depoimentos gravados do próprio Senna, como o de 1993 impresso nos projetos do IAS, do desejo de seus planos virarem “um sonho, que vejo crescer, progredir, vejo outras pessoas felizes através deles ”. Depoimentos que reforçam seu filantropismo tomado público somente após a sua morte - “ele já vinha fazendo isso (ajudando pessoas necessitadas) religiosamente, com a condição de que seus atos não fossem divulgados ” [Manchete, 18/05/96, p. 9] - e redimensionado pelo IAS e FAS. 

Filantropismo que, no entanto, parece não atenuar completamente as oportunidades de retomo nos negócios herdados por sua família. Os comentários à continuidade das boas ações de Senna aparecem comumente acompanhadas de algumas observações, algumas até bem diretas, apontando as portas abertas por Senna à sua família: 

“Senna morreu há um ano e seu nome e imagem estão sendo utilizados para gerar lucros, por mais que os royalties sejam destinados para programa disso ou daquilo (...) Senna morreu e no lugar dele fabricaram um outro Senna que dá lucro... ’’[MARIANTE, José Henrique. “Rei morto, rei posto ”. Folha de S. Paulo. 29/04/95, cad. 4, p. 5.]

ou ainda, 

“Bons negócios e boas ações: a imagem de Ayrton Senna mantém intacto o seu prestígio, alavanca os negócios da família e gera fundos para obras de assistência social (...) Além da demonstração de rara generosidade, o gesto serve também aos interesses comerciais do grupo. A marca Senna ainda estava se consolidando no mercado e sem uma boa estratégia acabaria se diluindo rapidamente ’, explica um especialista em comunicação e marketing. ‘O instituto serve para isso, e quem paga a conta, afinal, são os fabricantes dos produtos. 


Sob esse aspecto, talvez seja importante ressaltar que, ao mesmo tempo que uma das principais imagens de Senna o apontem como um tipo familiar, o modelo presente/encontrado aqui parece não ser ou concordar com aquele que se poderia afirmar de tradicional. Afinal, Senna (filho) era ou parece se sugerir que continue a ser o seu principal provedor, invertendo uma ordem mais ou menos previsível de que os pais são os principais responsáveis pela proteção e subsistência de seus filhos e estes seus herdeiros ou continuadores dito naturais. Apesar dos Senna já serem anteriormente bem sucedidos ou colocados profissional e economicamente, é Senna (filho) quem vai acrescentar-lhes ou atestar-lhes o seu ingrediente ou fórmula especial de sucesso.

O complexo familiar dos Senna da Silva envolve o pai Milton: “ele sempre foi empresário (...) tinha fábrica de auto-peças e depois ele vendeu (...) o nosso ponto de vista, enquanto eles (os filhos) eram menores, é que ele (Ayrton) ia continuar no lugar do pai, na fábrica (...) No momento em que ele não quis (...) aí o meu marido resolveu vender. Ele vendeu a fábrica (...); tinha fazendas no norte e tudo, mas aí já se envolveu com o escritório do Ayrton, porque aí precisava de escritório, precisava de todo um trabalho. Começou novamente, através do Ayrton,, todo um processo novamente (...) até hoje ele está à frente de tudo isso. É um escritório que começou trabalhando com o Ayrton e continua até hoje”, depõe a mãe Neide, que divide com a filha Viviane, os compromissos do Instituto (lançado na Inglaterra) e da Fundação Ayrton Senna (sediada no Brasil), que tem na Senna Licence, administrada por Celso Lemos e pela Ayrton Senna Promotions dirigida por Fábio Machado da Silva, primo de Senna, os principais responsáveis pela manutenção e preservação da imagem do piloto, as captadoras de recursos para os projetos de ajuda a populações carentes, que em 1996 envolvia 13 projetos, em diferentes Estados brasileiros, segundo material fornecido na visita à Fundação. Leonardo, o irmão mais novo, é vice-presidente da Senna Import.



FONTE PESQUISADA

BERNARDO, A.A., 1998. Efeito Tamburello: um estudo antropológico sobre as imagens de Ayrton Senna. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.


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