Karter, USA ,
winner
I’d heard there was a guy from Brazil that was really an
up-and-comer, quite quick, somebody who was going to be a real contender. As an
American, basically I went to the World Championship each year as a nobody –
certainly as far as the Europeans were concerned – even though I had been
placed fairly high in it the last several years. It was always dominated by the
Italian factories and the drivers that they had. I really kind of caught
everybody by surprise by winnin’ the darn thing.
[There were three Finals and in one of
them] I was leading and Ayrton
came up, caught me and was pressuring me. I could tell he was thinking of
making a do-or-die attempt to pass me for the lead. Sometimes as a driver you
sense things like when somebody’s going to make a move. If they are putting
pressure on you, you know something’s going to happen.
I remember approaching this particular turn I heard him coming. I could tell
he was going to make his do-or-die attempt so I kept going a little deeper than
normal and kept the kart straight. I didn’t turn in – and he went by, whoooosh. He had
planned on using me as buffer and he’d missed!
In stock car racing we’ll use you for brakes: go into a corner and bump
the side of another car. They may get bumped off the track, they may get
wrecked, but you use them to slow you down and you make the corner. It felt
like that was fixing to happen, so instead of turning in and becoming his
brakes I just didn’t turn in!
He had a really, really strong drive to win and there was also an age
difference. He was younger – throw it all to the wind, win at all costs, that
kind of thing, although he had a lot going for him and everybody expected a lot
from him.
Senna’s second World Championship was at Estoril in 1979, when he was
second and thought he’d won.
SOURCE: Memories of Senna
TRADUÇÃO LIVRE
Karter, EUA, vencedor
Eu soube que havia um cara do Brasil, que foi realmente um up-and-comer, bastante rápida, alguém que ia ser um concorrente real. Como um americano, basicamente, eu fui para o Campeonato do Mundo a cada ano como ninguém - certamente, tanto quanto os europeus estavam interessados - mesmo que eu tinha sido colocada muito alta em que nos últimos anos. Ele sempre foi dominado pelas fábricas italianas e os motoristas que tiveram. Eu realmente uma espécie de todo mundo pego de surpresa por vencendo o danado.
[Havia três finais e em uma delas] eu estava liderando e Ayrton veio, me pegou e ficou me pressionando. Eu poderia dizer que ele estava pensando em fazer uma tentativa do-or-die para me passar para a liderança. Às vezes, como um driver que você sentir as coisas como quando alguém vai fazer um movimento. Se eles estão colocando pressão sobre você, você sabe que algo vai acontecer.
Lembro-me de abordar neste turno especial ouvi-lo chegando. Eu poderia dizer que ele estava indo para fazer seu faça-ou-morra tentativa e assim eu continuei indo um pouco mais profundo do que o normal e ficou com o kart em linha reta. Eu não entregar - e ele passou, whoooosh. Ele havia planejado me usando como tampão e ele perdeu!
Em corridas de stock car, vamos usá-lo para freios: ir para um canto e bater na lateral de um outro carro. Eles podem ter colidido fora da pista, eles podem ficar destruído, mas você usá-los para te atrapalhar e você faz o canto. Parecia que estava se preparando para acontecer, então ao invés de transformar e tornar-se seus freios eu simplesmente não entregar!
Ele tinha uma muito, muito forte impulso para vencer e também houve uma diferença de idade. Ele era mais jovem - jogar tudo ao vento, vencer a qualquer custo, esse tipo de coisa, embora tivesse muita coisa para ele e todo mundo esperava muito dele.
Segundo Campeonato Mundial de Senna estava no Estoril em 1979, quando ele ficou em segundo lugar e pensei que ele tinha ganhado.
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