sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Escort & Senna

Por Flávio Gomes 
Grande Prêmio - flaviogomes.grandepremio.uol.com.br
QUINTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2015 - 17:05

SÃO PAULO (andava) – Carlos Tavares mandou a foto abaixo. Não tem data. Foi tirada em Jacarepaguá, e dá um aperto no coração ver a torre, os boxes… Ayrton Senna tinha uns negócios com a Ford, andava de Escort, no fim acabou comprando uma concessionária, a Frei Caneca, onde lá por 1997 comprei uma perua Escort verde, daquelas argentinas, excepcional.

Se alguém souber o contexto (argh) dessa foto, conte. Pelos modelos, é coisa de 1985, 1986.


************************************ 

COMENTÁRIOS

PAULO MCCOY
quinta-feira, 8 de outubro de 2015 às 20:43

Oi Flavio.
Aprecio muito quando alguém envia imagens do Ford Escort (para mim, um dos carros que mais admiro, atrás apenas do Mustang GT 965 e do Ford GT). Portanto, #FelizFiquei com este tópico.
Mas, direto ao ponto: no segundo final de semana de agosto de 1983, a Ford promoveu, em Jacarepaguá, um test drive do Escort. Evento para jornalistas e donos de revendas. Ayrton Senna, então ligado à Ford, esteve presente no evento, o mesmo acontecendo com Emerson Fittipaldi. Ambos, realizaram diversas voltas rápidas com jornalistas e demais convidados.
Quanto ao veículo em destaque na foto, tratava-se de um ‘estudo’ de layout para a temporada 1984 do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos que, em 1983, teve sua primeira edição. Naquele ano, a Ford utilizava o modelo Corcel II. Mas como o veículo não apresentava desempenho similar aos dos demais veículos inscritos no certame (Fiat 147, GM Chevette, VW Passat e VW Voyage), a montadora ‘acelerou’ planos e, no dia 04 de setembro de 1983 – data da prova XIII 1000 Km Brasília (quarta etapa do camp. Brás. Marcas & Pilotos) –, aconteceu a estréia do modelo Escort. Foram cinco veículos inscritos, com destaque para o Escort da equipe Cinzano: pilotado por Jan Balder e Francisco Lameirão, obteve um convincente sexto lugar (Just in case, a vitoria ficou com o Voyage #48 da dupla Aroldo Bauermann/Renato Connil). Nas duas provas seguintes, Tarumã 500 e 2 Horas de Interlagos, o Escort #1 da dupla Victor Steyer/Claudio Muller destacou-se por registrar duas poles consecutivas. Mas a vitória do modelo Escort aconteceria apenas no dia 03 de dezembro de 1983, ocasião na qual Ingo Hoffmann e Luis Evandro Águia sagraram-se vencedores da etapa final do PAULISTA de Marcas & Pilotos, prova ‘3 Horas de Interlagos’.
Espero te contribuído.
Kind regards,
Paulo McCoy Lava

FLAVIO GOMES [JORNALISTA, AUTOR DO ARTIGO] EM RESPOSTA AO LEITOR PAULO MCGOY
quinta-feira, 8 de outubro de 2015 às 23:31
Brilliant, as always. (Brilhante como sempre)

************************************ 


FONTE PESQUISADA

GOMES, Flávio. ESCORT & SENNA. Disponível em: <http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2015/10/escort-senna/>. Acesso em: 09 de outubro 2015. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário