sábado, 5 de dezembro de 2015

Ayrton Morreu Muito Magoado Com a Família

Opinião blog Ayrton Senna Vive

Senna

O Ayrton estava feliz, era feliz com a Adriane [Galisteu] como nunca havia sido. Lutou tanto para chegar onde chegou, para ter tudo que tinha, me refiro ao sucesso na carreira e fortuna pessoal. Mas tudo foi muito difícil para ele. No começo da carreira, embora fosse de família rica, passou até privações na Inglaterra (país onde viveu dos 18 aos 25 anos, após deixar o Brasil) –  pois não queria depender do pai Milton da Silva  , para comprar os equipamentos de competição e disputar corridas de Kart e depois as Formulas Ford (1600 e 2000). Qualquer dinheiro que ganhava nessa época, seja quando vencia corridas ou com trabalhos extras, era destinado ao automobilismo. Vivendo em um país distante, longe de casa, da família, dos amigos, matava a saudade através de rápidos telefonemas e cartas. Ayrton vendia peças, fazia bicos como montar karts para os outros, e se alimentava muito mal por lá, na Inglaterra, por não saber cozinhar. Sua principal refeição eram sanduíches e ovos fritos, preparados por ele mesmo. Era o que sabia fazer na cozinha. Aprendeu inglês pela televisão, assistindo os noticiários daquele país.

Senna e Galisteu

E depois de ter alcançado o sucesso, era um homem muito triste e tenso, encontrou a felicidade nos braços de Adriane Galisteu (namorada com quem viveu seu último ano de vida). A família sabia disso tudo, de tudo que ele sofreu vivendo em um país distante no começo e mesmo depois de conquistar sucesso o quanto ele era triste e a Adriane mudou a vida dele para melhor, fazendo ele feliz. E o Tom Rubython, biógrafo de Ayrton, autor do “The Life of Senna”, disse em sua obra que possivelmente a família sabia das intenções dele de casar com a Adriane, por isso começaram a infernizar sua vida. Fizeram crueldade com ele, e depois da morte dele, com sua amada Adriane. Foram muito cruéis, eles só queriam ser felizes. Eles não mereciam ser severamente castigados por pessoas que deveriam apoiá-los.

Agora isso é coisa que se faça? Ayrton e Adriane se amavam e só queriam ser felizes juntos, assim como alguns que casam, vivem juntos, montam casa, tem filhos, enfim chega um momento e saem da casa dos pais. Outras pessoas preferem viver sozinhos. Mas Ayrton já havia vivido por muitos anos sozinho no exterior, estava cansado da solidão, sempre sonhou em casar e ter filhos, ele queria construir uma nova família com Adriane. A família não o apoiou em nada, só os amigos deram suporte ao casal, até mesmo o sogro da Viviane Senna (irmã de Ayrton), apoiou os planos dos dois. Assim como Braga e sua esposa Luiza, Jo Ramirez, Alfredo Popesco...


A família tinha que apoiar a felicidade dele, como os amigos apoiaram, querer vê-lo feliz, isso é o que se espera de uma família que realmente ama seu filho, irmão... e não magoá-lo, deixá-lo triste, infernizar a vida do rapaz. Como eles fizeram. Ayrton morreu muito magoado com eles. Não tem mais como voltar atrás. Agora Ayrton está lá, debaixo da terra, com todos seus sonhos enterrados com ele. Foi embora tão jovem. Você tem que fazer o bem para a pessoa enquanto está vivo. Foram tão mesquinhos, essa família, não queriam aceitar Adriane como esposa do campeão por ela ser de origem humilde. Ninguém leva nada desta vida quando morre, a prova está no que aconteceu com o próprio Ayrton, morreu e não levou absolutamente nada. Outros estão usufruindo de seus bens.


Senna está enterrado no Cemitério do Morumbi, São Paulo



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

RUBYTHON, Tom. The Life of Senna. 1º Edição Sofback. London: BusinessF1 Books, 2006.

SANTOS, Francisco. Ayrton Senna Saudade. Edição Brasileira. São Paulo: EDIPROMO, 1999.

GONZALES, Wagner. Ayrton Senna: garra de campeão. Quatro Rodas, São Paulo, edição 289, ano 25, p. 148 – 151. Agosto de 1984.

WILLIAMS, Richard. Ayrton Senna: the gladiatorial virtuoso who still sets the standard. Disponível em: <http://www.theguardian.com/sport/blog/2014/apr/30/ayrton-senna-death-formula-one-20-years>. Acesso em: 01 de outubro 2014.

Ayrton Senna Documentário - The Right To Win

SBT Brasil 2014

















2 comentários: