quinta-feira, 17 de março de 2016

Tema da Vitória de Ayrton Senna é Tocado na Maior Demonstração de Democracia

13 de março 2016
El país - brasil.elpais.com
G1 - g1.globo.com

Manifestantes ocuparam a Avenida Paulista

Embalados pelo pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula e pela definição do rito de impeachment pelo Supremo Tribunal Federal na última semana, centenas de milhares de manifestantes tomaram ruas de diversas cidades do país neste domingo pela quinta vez para reivindicar a saída da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o site G1, ao todo mais de três milhões foram às ruas em 229 cidades, levando em conta dados fornecidos pela Polícia Militar. Em São Paulo,  termômetro político e social do país e principal bastião anti-PT, o ato reuniu 500.000 pessoas na avenida Paulista, segundo o Datafolha, mais que o dobro do número alcançado em março do ano passado, de acordo com o mesmo instituto. Após cambalear  – o último ato pelo afastamento da petista, em dezembro do ano passado, teve público menor que o esperado –, agora os grupos que querem a saída do PT do Governo colocaram de vez a presidenta nas cordas.

Esta é a maior manifestação de rua da história da democracia do país depois do fim da ditadura, e mostra o fôlego que os movimentos pró-impeachment, que nasceram em 2014, atingiram. A marcha pelas eleições diretas (Diretas Já), uma referência de multidões, levou às ruas 400.000 pessoas em 1984.

Já no carro de som do Vem pra Rua, o maior movimento pró-impeachment na Paulista, predominava um clima  ufanista. O hino nacional foi executado duas vezes, e os manifestantes exortados a cantar com o braço direito em riste. “Parabéns a todos aqueles que ainda se emocionam com o hino!”, gritou Rogério Chequer, um dos coordenadores do grupo. Na sequência, os alto falantes tocaram o tema da vitória do piloto Ayrton Senna da Silva, morto em 1994. Provocações contra militantes do PT – que supostamente seriam pagos para comparecer a atos pró-Governo – também deram o tom. “Quem recebeu um real para estar aqui? Eu vim de graça!”, gritava um dos porta-vozes do Vem pra Rua.




A presidente Dilma e o ex-presidente Lula


A presidente Dilma e o ex-presidente Lula


Mais fotos da Manifestação na Avenida Paulista no último dia 13:










Políticos de oposição ao governo Dilma, Alckmin e Aécio foram hostilizados na chegada à manifestação na Paulista







FONTES PESQUISADAS


ROSSI, Marina. Maior manifestação da democracia brasileira joga Dilma contra as cordas. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/13/politica/1457906776_440577.html>. Acesso em: 17 de março 2016.

GLOBO - Alckmin e Aécio são hostilizados na chegada à manifestação na Paulista. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/alckmin-e-aecio-sao-hostilizados-na-chegada-manifestacao-na-paulista.html>. Acesso em: 17 de março 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário