segunda-feira, 18 de abril de 2016

Apelidos de Senna e Galisteu no Mundo da Fórmula 1


Nem sempre os pilotos são chamados pelo nome ou sobrenome dentro do circo da Fórmula 1. Muitos deles recebem curiosos - e interessantes - apelidos. As alcunhas variam e podem ser de acordo com a personalidade, comportamento, habilidade, talento ou beleza física (ou não), de cada “homenageado”. 

Ayrton Senna ganhou alguns apelidos dentro do circo, e até mesmo Adriane Galisteu, o que é extremamente raro. Confira:


Ayrton Senna


O Rei de Mônaco: Por ser o recordista com seis vitórias no circuito de Monte-Carlo.
O Príncipe de Mônaco: Pelo mesmo motivo de ser o “Rei de Mônaco”
O Mágico, O Mágico Senna ou O Mago: Não rara vezes, Senna fez "magia" nas pistas, ganhando então o apelido de Mágico.

Adriane Galisteu


É muito raro mulher de piloto ou qualquer outra que faça parte do circo da Fórmula 1 ser homenageada com um apelido (apenas duas até hoje), mas Adriane se destacou tanto no circo que ganhou não só um, mas dois apelidos. São eles:

A Primeira-Dama da Fórmula 1: Por ser a dama principal ao lado do melhor piloto da época, Ayrton Senna. Não só por esse motivo, mas porque Adriane era tão famosa quanto Ayrton. Muitas outras tentaram desde então, entretanto o posto nunca mais foi ocupado. Nenhuma outra conseguiu tal proeza.

A Princesa de Mônaco: A primeira vez que Ayrton levou Adriane a Mônaco foi tão impactante que a modelo ganhou o simbólico título de “Princesa de Mônaco”. Os convidados de uma festa no principado, a qual participou também o casal, onde haviam desde nobres a artistas de cinema, ficaram encantados com a beleza e graciosidade da moça, e assim Adriane receberia seu primeiro apelido na F1. 




FONTES PESQUISADAS

GRÜNWALD, Alexander. Corridas Históricas: o dia em que Ayrton Senna virou o 'Rei de Mônaco'. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/05/corridas-historicas-o-dia-em-que-ayrton-senna-virou-o-rei-de-monaco.html>. Acesso em: 18 de abril 2016.

SANTOS, Ricardo. O MÁGICO AYRTON SENNA NASCEU HÁ 55 ANOS. Disponível em: <http://pt.blastingnews.com/desporto/2015/03/o-magico-ayrton-senna-nasceu-ha-55-anos-00315857.html>. Acesso em: 18 de abril 2016.

DN - Ayrton Senna: O "mago" morreu há 15 anos. Disponível em: <http://www.dn.pt/dossiers/desporto/formula-1/noticias/interior/ayrton-senna-o-mago-morreu-ha-15-anos-1215659.html>. Acesso em: 18 de abril 2016.

ALMEIDA, Cynthia de Almeida. Adriane Galisteu, as melhores curvas de Senna. Revista Caras, São Paulo, nº 20, ano 1, p. 2-10, Editora Abril, 25 de março 1994.

O refúgio secreto de Adriane Galisteu. Contigo, São Paulo, edição 0114, p. 78 – 79. 24 de maio 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário