terça-feira, 13 de setembro de 2016

Adriane Galisteu Abre o Coração e Revela Como se Sentiu ao Ser Humilhada, Rejeitada e Abandonada Pela Família de Ayrton Senna, Depois da Morte do Piloto

 
Capa da revista francesa que fala do abandono da família Senna a Adriane Galisteu: "Adriane sem Senna, um ano depois da tragédia, ela está sozinha, sem dinheiro e rejeitada pela família do campeão"


\\ Tradução Livre //

ADRIANE SEM SENNA

Por Marie Borel
Revista Francesa Paris Match, abril de 1995 

Por seu amor ainda está intacto, a sua coragem, a sua força renovada e beleza de suas memórias, ela revive o grande campeão desaparecido. Há quase um ano, no domingo, 1º de Maio de 1994, às 14:18, a Williams-Renault de Ayrton Senna bateu a 300 km/h no muro do circuito de Imola. Hoje, a mulher da vida do piloto brasileiro, sua noiva, Adriane, publicou um livro, "Meus 405 dias com Ayrton Senna", onde ela descreve modestamente seu romance e drama. Estas páginas, Adriane escrevê-los para os milhões de fãs de Ayrton quando ficou só, sem dinheiro e rejeitada pela família do ex-campeão mundial. Hoje, a jovem ainda vive com a dor, mas superou a sua fragilidade, em memória de Ayrton.

Ayrton e Adriane de férias na Austrália, em Sydney, em novembro de 1993, seis meses antes da morte do campeão.

Um ano depois da tragédia, ela está sozinha, sem dinheiro e rejeitada pela família do campeão



Adriane "Eu não herdei um centavo de Ayrton, mas eu tenho mil vezes mais: o tesouro da nossa história"

Adriane Galisteu atualmente concluiu uma turnê promocional de seu livro de memórias, "Meus 405 dias com Ayrton Senna". Depois do Brasil, deve girar pelo Japão antes de vir em breve à França e Europa. Ela retomou seu trabalho de modelagem, assinando um contrato com um estilista de moda brasileiro, Alexandre Herchowich.

Paris Match: Como você superou sua dor após a tragédia?

Adriane Galisteu: No começo foi terrível. Eu não entendia a ausência do Beco [apelido de Ayrton Senna]. Até hoje eu não aceitei. Eu nunca vou aceitar. Eu convivo com isso... isso é tudo. Por meses eu me tranquei no meu sofrimento, reclusa, desligada do mundo. Então me lembrei de seu lema: "As pessoas frágeis não vão a lugar algum." Este foi o elemento desencadeante. Eu tinha me tornado frágil, o oposto da mulher que ele amava. Por ele, para preservar intacta a memória do que eu tinha sido com ele, feliz, forte e despreocupada, cheia de vitalidade, voltei a viver. Eu me recuso a ser diferente do que ele amava. Foi nesse momento que eu comecei o meu livro para me ajudar a exorcizar o mal e encontrar o sabor da felicidade, tão querido por Ayrton (Ayrton amava o jeito de ser de Adriane, como ela descreveu).

Paris Match: Que recepção teve o seu livro?

Adriane Galisteu:  Quando Ayrton morreu, eu recebi cartas de todo o mundo. As pessoas queriam saber como ele era na vida cotidiana. Eu acho que a minha história fornece respostas para suas perguntas. De todo o caso, já vendeu 180.000 cópias no Brasil e as vendas irão ter início na Austrália. Algumas pessoas têm se aproximado de mim para me congratular dizendo que o livro tem realmente as tocado...

Paris Match: O que a família Senna acha?

Adriane Galisteu:  Desde o acidente, não temos qualquer relacionamento. Leonardo, o irmão de Ayrton, disse na imprensa que ele não iria ler o meu livro, mas que, através do pouco que tinha lido, ele achou extremamente digno... é a única reação que eu sei.

Paris Match: O que aconteceu entre a família Senna e você?

Adriane Galisteu:  Eu realmente não sei. No dia do funeral, eles colocaram Xuxa (ex-namorada de Ayrton, apresentadora, estrela da T.V. Globo) em primeiro plano
e eu longe. Na semana que se seguiu, muitas vezes eu os telefonei... mas eles se recusaram a falar comigo. Talvez os lembre também a perda de seu filho ...
Eu não entendi muito bem. Uma coisa é certa: o público não se deixou enganar.

Paris Match: Você pode esclarecer?

Adriane Galisteu:  Os brasileiros sabiam que Ayrton e eu estávamos vivendo uma verdadeira história de amor. Ele tinha me apresentado a todos. Xuxa não era nada próximo, nem mesmo uma amiga da família. Este disfarce não enganou ninguém.

Paris Match: Qual era a sua situação financeira naquele momento? É verdade que os Senna te pediu para deixar a casa no Algarve, Portugal, na noite da morte de Senna?

Adriane Galisteu:  Eu não tinha nada. Toda a minha vida foi destruída neste 01 de maio de 1994, contra um muro de concreto. Eu perdi tudo, meu amor, a nossa casa no Algarve. Estes são os Braga, nossos amigos que me apoiaram. Eu já estava, no meu próprio, de se estabelecer em sua casa (na casa da família Braga). Eles não me deram dinheiro, eles fizeram muito mais. Eles me acolheram sob o seu teto, dentro de sua família, aliviando minha dor, enquanto os próximos de Senna me viraram as costas. Eu não herdei um centavo de Ayrton, mas eu tenho mil vezes mais: a nossa história, o maior tesouro, e nossas memórias.

Paris Match: Suas memórias mais queridas?

Adriane Galisteu:  Nosso riso. Jogávamos tremendamente bilhar, cartas e pebolim (ou totó). E eu permaneci com pequenas coisas muito importantes para mim: seu pijama, sua escova de dentes, o relógio que ele tinha me dado pelos meus 21 anos. Eu nunca renunciarei a essas memórias. Tanto como o último CD que ele ouviu: Phil Collins.
Neste disco estava gravada nossa música favorita "Eu não posso acreditar que é verdade" (I Cannot Believe It's True). Há também o Vecchio Punto, um restaurante italiano em São Paulo onde nós jantamos juntos pela última vez. Ayrton adorava comida italiana, ele era muito comilão!

Paris Match: Como eram todos os dias, longe dos circuitos?

Adriane Galisteu:  Ayrton sempre foi muito focado, muito trabalhador. No entanto,
ele também gostava de rir. Ele tinha grandes qualidades: ele era sincero,
sensível... até mesmo acontecia de chorar. Ele tinha respeito
pelas pessoas como Alain Prost, por exemplo ...

Paris Match: O que ele disse a você sobre Prost?

Adriane Galisteu: No início, era um adversário contra quem ele teve que lutar em cada Grande Prêmio. No final de 1993, no momento da saída de Prost da Williams, ele começou a falar sobre Alain diferente. Ambos foram grandes campeões, eles sabiam se respeitar, se comportar como cavalheiros. Ayrton tinha um grande respeito por ele, apesar de nunca terem sido amigos. Admiro muito Alain. No dia do funeral de Ayrton ele foi muito digno. Ele me comoveu.

Adriane Galisteu: Hoje (Ayrton) é muito presente no meu coração, eu tenho dias bons e dias ruins. Eu ainda choro. Sinto falta dele terrivelmente.


\\ Idioma Original //

ADRIANE SANS SENNA

Interview Marie Borel
Paris Match, 1995

Par son amour toujours intact, son courage, sa force retrouvée et la beauté de ses souvenirs, elle fait revivre le grand champion disparu. Voilà bientôt un an, le dimanche 1er mai 1994, à 14h18, la Williams-Renault d'Ayrton Senna s'écrasait à 300 km/h sur le mur du circuit d'Imola. Aujourd'hui, la femme de la vie du pilote brésilien, sa fiancée, Adriane, publie un livre, "Mes 405 jours avec Ayrton Senna", où elle décrit avec pudeur sa romance et son drame. Ces pages, Adriane les a écrites pour les millions d'admirateurs d'Ayrton alors qu'elle était seule, sans argent et rejetée par la famille de l'ex-champion du monde. Aujourd'hui, la jeune femme vit toujours avec sa douleur mais elle a vaincu sa fragilité, en mémoire d'Ayrton.

Ayrton et Adriane pendant des vacances en Australie, à Sydney, em novembre 1993, six mois avant la mort du champion.

Un an apres le drame, elle est seule, sans argent et rejetee par la famille du champion

Adriane "Je n'ai pas hérité un centime d'Ayrton, mais j'ai mille fois plus: le trésor de notre histoire"


Adriane Galisteu termine actuellement une tournée de promotion pour son livre de souvenirs, « Mes 405 jours avec Ayrton Senna». Aprês le Brésil, elle doit filer vers le Japon avant de venir bientôt en France et en Europe. Elle a repris son travail de mannequin, signant un contrat avec un couturier-styliste brésilien, Alexandre Herchowich.

Paris Match. Comment avez-vous réussi à surmonter votre douleur aprês le drame.

Adriane Galisteu. Au début, c'était terrible. Je ne comprenais pas l'absence de Beco [surnom d' Ayrton Senna]. Aujourd'hui encore,je ne l'accepte pas. Je ne l'accepterai jamais. Je vis avec, c'est tout. Pendant des mois,je me suis enfermée dans ma souffrance, recluse, coupée du monde. Puis je me suis rappelé sa devise: "Les gens fragiles ne vont nulle part". Cela a été l'élément déclenchant. j'étais devenue fragile, le contraire de Ia femme qu'il aimait. Pour lui, pour préserver intact le souvenir de ce que j'avais été grâce à lui, heureuse, forte et insouciante, pleine de vitalité,je me suis remise à vivre. Je refuse d'être différente de celle qu'il a aimée. C'est à ce moment-là que j'ai commencé mon livre, pour m'aider à exorciser le malheur et à retrouver le goút du bonheur si cher à Ayrton.

P.M. Quel accueil reçoit votre livre?

A.G. Quand Ayrton est décédé,j'ai reçu des lettres du monde entier. Les gens voulaient savoir qui il était dans la vie de tous les jours. Je pense que mon récit apporte des réponses à leurs questions. En tout cas, nous avons déjà vendu 180 000 exemplaires au Brésil, et les ventes démarrent en Australie. Quelques personnes m'ont accostée pour me féliciter, me dire que le livre les a vraiment touchées ...

P.M. Qu'en pense la famille Senna?

A.G. Depuis l'accident, nous n'avons plus aucune relation. Leonardo, le frère d'Ayrton,
a déclaré dans la presse qu'il ne lirait pas mon livre, mais que, à travers le peu qu'il en avait lu, il le trouvait extrêmement digne ... C'est la seule réaction que je connaisse.

P.M. Que s' est-il passe entre la famille Senna et vous?

A.G. Je ne suis pas sûre de le savoir vraiment. Le jour des funérailles, ils ont placé
Xuxa (ex-petite amie d' Ayrton, présentatrice vedette de T.v. Globo) au premier plan
et moi, àl'écart. Dans la semaine qui a suivi,je leur ai souvent téléphoné ... mais
ils refusaient de me parler. Peut-être que je leur rappelle trop leur fils perdu ...
Je ne comprends pas bien. Une chose est sûre cependant: le public n'a pas été dupe.

P.M. Pouvez-vous préciser?

A.G. Les Brésiliens savaient qu'Ayrton et moi vivions une véritable histoire d'amour. Il
m'avait présentée à tout le monde. Xuxa n'était rien à côté, pas même une amie de la
famille. Cette mascarade n'a trompé personne.

P.M. Quelle était votre situation financiêre à cette époque? Est-il vrai que les Senna vous ont demandé de quitter Ia maison de l'Algarve, au Portugal, le soir même de la mort de Senna? 

A.G. Je n'avais rien. Toute ma vie a volé en éclats ce 1er mai 1994, contre un mur
en béton. j'ai tout perdu, mon amour, notre maison de l'Algarve. Ce sont les Barga,
nos amis, qui m'ont soutenue. j'étais déjà, de mon propre chef, partie m'installer
dans leur villa. Ils ne m'ont pas donné d'argent, Ils ont fait bien plus. lls m'
ontaccueillie sous leur toit, au sein de leur famille, ont soulagé mon chagrin
tandis que les proches de Senna me toumaient le dos. Je n'ai pas hérité un centime
d'Ayrton, mais j'ai mille fois plus: notre histoire, le plus grand trésor, et nos
souvenirs.

P.M. Lesquels vous sont les plus chers?

A.G. Nos rires. Nous jouions énormément au billard, aux cartes et au baby-foot.
Et puis, j'ai gardé des petites choses très importantes pour moi: son pyjama, sa
brosse à dents, la montre qu'il m'avait offerte pour mes 21 ans. Jamais je
ne renoncerai à ces souvenirs. Pas plus qu'au demier C.d. qu'il ait écouté : Phil Collins.
Sur ce disque est enregistrée notre chanson fétiche "I Cannot Believe It's True".
Il y a aussi le Vecchio Punto, un restaurant italien de São Paulo où nous avons
dîné ensemble pour la derniêre fois. Ayrton adorait les spécialités italiennes, il
était très gourmand!


P.M. Comment était-il au quotidien, loin des circuits ?

A.G. Ayrton était toujours très concentré, très travailleur. Pourtant,
il aimait aussi rire. Il avait de grandes qualités: il était sincère,
sensible ... il lui arrivait même de pleurer. Il avait du respect
pour les gens comme Alain Prost, par exemple ...

P.M. Que vous disait-il au sujet de Prost?

A.G. Au début, c'était un adversaire contre lequel il devait se battre à chaque Grand Prix. Fin 1993, au moment du transfert de Prost chez Williams, il a commencé à parler d'Alain différemment. Tous les deux étaient de grands champions, ils savaient se respecter, se conduire en gentlemen. Ayrton avait beaucoup de considération pour lui, bien qu'ils n'aient jamais été amis. Moi, j'admire énormément Alain. Le jour de l'enterrement d'Ayrton, il a été très digne. Il m'a émue.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário