quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Piloto Contemporâneo de Ayrton Senna é Ouro na Paraolimpíada Rio 2016

Fã de Senna, Zanardi é Comparado a Ídolo Brasileiro e Brinca: "Não Fale Isso"


14/09/2016 16h00 - Atualizado em 14/09/2016 16h50
Globo Esporte - globoesporte.globo.com

Piloto italiano, que perdeu as duas pernas em um acidente na Fórmula Indy em 2001, conquistou a medalha de ouro na prova de ciclismo contrarrelógio nesta quarta-feira

Por Felipe Siqueira e Pedro Lopes 
Rio de Janeiro


Alex Zanardi conquista medalha de ouro no ciclismo de estrada e relembra Senna
Redação SporTV - 14/09/2016

Vencedor da prova de ciclismo contrarrelógio (H5) disputada nesta quarta-feira na praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, Alex Zanardi adicionou mais uma

medalha a sua coleção em Paralimpíadas. Em Londres 2012, o italiano já havia conquistado dois ouros e uma prata. Com quatro pódios em quatro provas disputadas, o ex-piloto de F1 e Fórmula Indy pode ser considerado um fenômeno do ciclismo paralímpico. Rodeado por dezenas de repórteres após mais uma façanha, Zanardi foi perguntando por um deles se sentia como o "Ayrton Senna do ciclismo paralímpico". O italiano de 49 anos refutou a comparação com o tricampeão mundial de F1:

- Ayrton Senna foi Ayrton Senna, por favor, não fale uma coisa dessas! - disse, aos risos.


Descrição da imagem: Alex Zanardi em ação na prova contrarrelógio na Paralimpíada Rio 2016 (Foto: Reuters)

Descrição da imagem: Zanardi se emociona com medalha de ouro (Foto: Andrew Matthews/AP)



Descrição da imagem: Zanardi se emociona no pódio após ouro (Foto: Andrew Matthews/PA via AP)

Zanardi e Ayrton Senna foram contemporâneos na F1. O italiano, na verdade, chegou um pouco depois do tricampeão na categoria por ser um pouco mais novo, nasceu em 1966, enquanto Senna é de 1960. Ele estreou no principal campeonato do automobilismo mundial em 1991 e disputou diversas provas até 1994, ano da morte do brasileiro. Em 1999, fez uma temporada na Williams. O italiano, porém, conheceu Senna anos antes, quando corria de kart na Europa. Alex conta que percebeu bem cedo que o ídolo brasileiro tinha um talento diferenciado e criou uma admiração.

- Quando eu era criança, o exemplo que tinha era o Ayrton Senna. Eu tive o privilégio de conhecê-lo ao fim da sua carreira no kart. E sempre disse para os meus amigos: “prestem atenção neste cara, ele surpreenderá vocês. E eles disseram: que nada, esse cara não é ninguém”. E aí depois voltaram para mim e disseram: “É, você estava certo, esse cara é muito rápido”. Então ele sempre foi meu exemplo. Eu tive o privilégio de correr no mesmo grid – com ele sempre lá na frente e eu sempre lá atrás. Foi lá que começou o meu relacionamento com o Brasil.


Descrição da imagem: Ayrton Senna no GP do Brasil de 1993 (Foto: Agencia Estado)

Zanardi teve carreira discreta na F1, mas brilhou na CART, uma das categorias dissidentes da Indy. Foi bicampeão em 1997 e 1998 e terceiro colocado em 1996. Nesse período, conquistou 15 vitórias e subiu ao pódio 27 vezes. Em setembro de 2001, porém, viu a vida virar de cabeça para baixo em um tenebroso acidente em uma etapa da categoria disputada em Lausitzring, na Alemanha. Zanardi rodou, bateu no muro e ficou atravessado na pista. Ele foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani. Zanardi teve as pernas severamente comprometidas no acidente, foi submetido a diversas cirurgias de emergência e precisou amputá-las acima do joelho. Em 2007 ele começou a competir no paraciclismo.


Descrição da imagem: Alex Zanardi correu pela Williams na temporada de 1999 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)













********************************************


FONTES PESQUISADAS

LOPES, Pedro; SIQUEIRA, Felipe. Fã de Senna, Zanardi é comparado a ídolo brasileiro e brinca: "Não fale isso". Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/paralimpiadas/noticia/2016/09/fa-de-senna-zanardi-e-comparado-idolo-brasileiro-e-brinca-nao-fale-isso.html>. Acesso em: 14 de setembro 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário