sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Quem é melhor? Marko compara Ayrton Senna com Max Verstappen

Consultor da Red Bull, Helmut Marko pontuou diferenças entre Ayrton Senna e Max Verstappen, que se aproxima do tri da F1

Por Redacao Torcedores

Redacao Torcedores  04:32 de 25/08/23

Crédito: Reprodução / Divulgação

Max Verstappen está disposto a quebrar novos recordes na Fórmula 1. O holandês vem de oito vitórias consecutivas na atual temporada. Mais recentemente, o piloto da Red Bull superou o número de vitórias de Ayrton Senna, que recebeu a bandeirada 41 vezes. Atualmente, Verstappen possui 45.

As comparações do holandês com Ayrton Senna e outros ícones do automobilismo são inevitáveis. Afinal, Max Verstappen já integra o panteão das lendas da Fórmula 1. Tanto que uma biografia sobre o automobilista será lançada no próximo dia 7 de setembro.

Autor do livro, Mark Hughes colheu depoimentos de nomes como Helmut Marko. O consultor da Red Bull contribuiu para a publicação que se chamará Unstoppable: The Ultimate Biography of Max Verstappen.

Para Marko, o talento de Senna foi “mais planejado”, enquanto o de Max Verstappen é “mais natural”. “Ele (Verstappen) é três segundos mais rápido do que qualquer outro nas primeiras voltas em pista molhada. Ou em pista empoeirada são necessárias três ou quatro voltas para os outros começarem a alcançá-lo”, enalteceu o dirigente da Red Bull.

“Você pode falar com ele pelo rádio quando estiver em uma curva de 300 quilômetros e ele responderá como se você estivesse sentado tomando uma xícara de chá”, pontuou Marko, em declaração para a biografia de Verstappen escrita por Mark Hughes.

Max Verstappen busca igualar recorde de Vettel

A Fórmula 1 voltará no próximo domingo (27), depois de uma pausa de quase um mês, no circuito de Zandvoort. No GP da Holanda, Max Verstappen poderá igualar a marca de nove vitórias consecutivas de Sebastian Vettel em 2013.

Disparado na liderança com 389 pontos, o holandês está muito perto da confirmação matemática do tricampeonato, a 125 do vice e parceiro de Red Bull, Sergio Pérez. Verstappen venceu 10 das 12 provas da temporada 2023, além de se classificar em segundo nas duas corridas restantes, ambas vencidas por seu companheiro de equipe Checo.

Texto publicado por Marcos Maciel no portal NASPISTAS.COM


FONTE PESQUISADA

TORCEDORES.COM - Ayrton Senna – Quem é melhor? Marko compara Ayrton Senna com Max Verstappen. Disponível em: <https://www.torcedores.com/noticias/2023/08/quem-e-melhor-marko-compara-ayrton-senna-com-max-verstappen>. Acesso em: 25 de Agosto de 2023.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023


"Onde quer que esteja, sei que Ayrton só desejaria o melhor para mim. Se eu pudesse voltar no tempo, eu o traria de volta, mas ele não está mais aqui. Agora ele vive no meu coração", Adriane Galisteu, 05 de setembro de 1995, Folha de Boa Vista.



FONTE PESQUISADA

PRESS, Eckabe. Adriane Galisteu: Autora de Best Seller, capa da Playboy e apresentadora na telinha. Folha de Boa Vista, Boa Vista, 05 de setembro de 1995, Variedades, p. 08.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Ayrton Senna – Perto da perfeição

21 DE MAIO DE 2019 / A COLEÇÃO MURTAS

20 ANOS SEM AYRTON – KARTING WORLD CHAMPS REVISÃO P.1

(por S.Murtas – escrito e publicado em junho de 2014)

Antes de capturar o coração e a alma dos fãs de corridas de F1 em todo o mundo, Ayrton Senna surpreendeu os protagonistas e especialistas nos escalões inferiores. Neste relato de duas partes, contamos a história de como ele aperfeiçoou sua arte em seus 5 anos de corrida internacional de kart antes de conseguir uma vaga na F1 com a Toleman.


Já vice-campeão brasileiro em duas ocasiões (75-77), Ayrton Senna da Silva surpreendeu o mundo do Karting ao pisar pela primeira vez na Europa para realizar uma série de testes em Parma, na Itália, apenas dez dias antes do Mundial Campeonato em Le Mans. Com a Copa dos Campeões, a primeira grande corrida da temporada já nos livros, Senna foi colocado nas mãos dos donos da equipe DAP, vencedores do campeonato, Achille e Angelo Parrilla. E foi amor à primeira vista...

A lenda quer que quem esteve presente em Parma naquele dia viu algo nunca visto antes: na freada antes da chegada todos pensaram que seus freios não estavam funcionando bem, como ele colocou

o pé direito no pedal no último minuto! Mas... logo todos perceberam que era apenas o imenso talento de Senna que o permitia fazer isso. Não demorou muito para que a “lenda viva” viajasse pelo mundo.

Vejamos como foram para o jovem brasileiro os dois primeiros Mundiais em que Ayrton Senna da Silva participou.

1978

Ayrton em sua primeira corrida internacional em 1978

  • Campeonato do Mundo, 6º – Le Mans (França) – categoria Inter
  • Grande Prêmio do Japão, 4º – Sugo – categoria Inter

Fazendo um nome para si mesmo

A fama resultante dos testes em Parma o precedeu, e a expectativa para ver o trovão brasileiro em ação era grande. Mas o fim de semana em Le Mans não poderia ter começado da pior maneira para Senna. Apesar de se classificar bem entre os 30 primeiros (aqueles que tiveram acesso à final sem precisar passar pela chamada prova classificatória), o brasileiro recebeu uma penalidade de tempo pelo excesso de limite de ruído de seu DAP T70TT. Seguiram-se duas vitórias dominantes e um abandono nas corridas de qualificação, o suficiente para Senna chegar à etapa final.

No segundo Contra-Relógio – aquele que decidiria as posições do grid para as baterias – Ayrton fechou o 3º tempo com 50”46. A bateria 1 viu o brasileiro ter que desistir com o motor empenado após uma liderança forte. Na bateria seguinte, depois de assumir a liderança de um Fullerton aposentado, ele conquistou uma vitória fácil. O brasileiro conquistou a vitória também na bateria final, que, no entanto, não foi suficiente para iniciar a primeira das três finais entre os dez primeiros. Uma luta intensa se seguiu após a largada, com Senna conseguindo fechar em 7º, parecendo forte para a Final 2. A velocidade de Ayrton estava à vista de todos, e o brasileiro logo foi considerado um grande candidato ao título. Depois da confusão nas primeiras voltas, Senna estava pegando fogo e pressionando o líder da prova, Lake Speed, quando o terceiro colocado, Mickey Allen, acertou as costas do brasileiro e o derrubou de vez. A Final 3 viu Senna envolvido em uma grande disputa mais uma vez com Allen, este último tendo que sucumbir ao mais rápido brasileiro que fechou em 6º lugar e 6º geral. Nada mal para sua primeira tentativa no Campeonato Mundial!

1979
  • Campeonato do Mundo, 2º – Estoril (Portugal) – categoria Inter
  • Campeonato Sul-Americano, 2º – San Juan (Argentina) – categoria Inter
  • Grande Prêmio de San Marino, 1º – Itália – categoria Inter
  • Grande Prêmio da Itália, 2º – Parma – categoria Inter
  • Grande Prêmio da Suíça, 2º – Geral – categoria Inter
  • Copa dos Campeões, 10º – Jesolo (Itália) – categoria Inter
  • Campeonato Brasil, 1º – categoria Inter

Primeira decepção
Crédito da foto DAP

Forte de uma temporada europeia de sucesso, Senna foi claramente uma força a ser reconhecida no evento de destaque da temporada. E mostrou desde os estágios iniciais! Segundo no contra-relógio por pouco mais de um décimo para o companheiro de equipe Fullerton, Senna foi direto para a fase final sem precisar passar para as classificatórias. Os contra-relógios de sábado, que decidiriam o grid de largada para as mangas, foram caracterizados por ventos fortes que impossibilitaram todos os pilotos de repetir os mesmos tempos de volta. Senna, ainda forte, parou na 4ª volta mais rápida; assumindo a liderança no início de sua primeira bateria, ele apenas saiu correndo com a vitória à frente de Allen. A largada da bateria 2 o viu cortando da saída externa na primeira curva na liderança, uma luta acalorada com Fullerton se seguiu como resultado. Com os dois trocando várias vezes de lugar, Fullerton estourou o motor ainda na liderança na volta 5 e Senna não conseguiu evitá-lo, caindo para 24º. Com mais uma vitória de comando na bateria final, Senna largaria a primeira das três finais em 8º, enquanto de Bruijn e Koene em 2º e 5º, respectivamente. Segundo após a primeira volta, Senna passou para a liderança algumas voltas depois, caindo para 5º na bandeira quadriculada. A 2ª final viu o brasileiro em chamas levando-o para o líder da corrida, de Bruijn, em questão de poucas voltas. Com o marca-passo fora, Senna herdou a ponta, mas faltando três para o fim foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Peter Koene, os dois levando a bandeira quadriculada a reboque. Com Koene, de Bruijn e Senna ainda na disputa pelo título, a última final seria decisiva para o Mundial de 1979.

Enquanto Senna ultrapassava Koene para o 3º e depois Yasutoshi perseguia fortemente o líder Schuurman, de Bruijn desistiu devido a uma falha mecânica, despedindo-se de suas esperanças de título. Logo em seguida Senna assumiu a ponta, e a torcida foi à loucura empurrando o brasileiro para a vitória final. Mas a nova regra da contagem dos dois melhores resultados finais (tanto ele como Koene tiveram um 1º e um 2º), e em caso de empate, a posição da grelha de partida da primeira final decidindo o campeão foi a favor de Koene, como Estoril provou ser uma pílula muito amarga de engolir para o jovem Ayrton!


FONTE PESQUISADA

MURTAS. Ayrton Senna – Close to perfection. Disponível em: <https://murtasblog.wordpress.com/2019/05/21/ayrton-senna-close-to-perfection/>. Acesso em: 21 de Agosto de 2023.

Ayrton Senna – Close to perfection

MAY 21, 2019 / THE MURTAS COLLECTION

20 YEARS WITHOUT AYRTON – KARTING WORLD CHAMPS REVIEW P.1

(by S.Murtas – written and published in June 2014)

Before capturing F1 racing fans’ heart and soul around the world, Ayrton Senna stunned the protagonists and pudits in the lower ranks. In this two-part account, we tell the story of how he perfected his craft in his 5 year spell in international kart racing before landing an F1 seat with Toleman.


Already vice Brazilian champion in two occasions (’75-’77), Ayrton Senna da Silva took the Karting world by storm when he first set foot in Europe to carry out a series of tests in Parma, Italy, only ten days before the World Championship in Le Mans. With the Champions’ Cup, the first major race of the season already in the books, Senna was placed in the capable hands of championship winning DAP team owners Achille and Angelo Parrilla. And it was love at first sight…

The legend wants that those who were present in Parma that day saw something never seen before: at the braking point before the finish everyone had thought that his brakes weren’t working properly, as he put

his right foot on the pedal at the very last minute! But… soon everyone realized it just was Senna’s immense talent that allowed him to do it. It didn’t take long before the “living legend” travelled round the world.

Let’s see how the first two World Championships in which Ayrton Senna da Silva participated unfolded for the young Brazilian.

1978

Ayrton at his first international race in 1978

  • World Championship, 6th – Le Mans (France) – Inter category
  • Japan Grand Prix, 4th – Sugo – Inter category

Making a name for himself

The reputation resulting from his tests in Parma preceded him, and the anticipation to see the Brazilian thunder at work was great. But the weekend in Le Mans could have not started in worst fashion for Senna. Despite qualifying well within the top-30 (those who had access to the finals without having to go through the so-called qualifying race) the Brazilian received a time penalty for the excessive noise limit of his DAP T70TT. Two dominant wins and a retirement in the qualifying races followed, quite enough for Senna to reach the final stage.

In the second Time Trial – the one that would decide grid positions for the heats – Ayrton stopped the 3rd fastest time with 50”46. Heat 1 saw the Brazilian having to retire with a seized engine after being strongly in the lead. In the following heat, after taking the lead early on from a retired Fullerton, he went on to take an easy win. The Brazilian took the win also in the final heat, which however was not sufficient to start the first of three finals inside the top-10. An intense fight ensued after the start, with Senna managing to close in 7th, looking strong for Final 2. Ayrton’s speed was there for everyone to see, and the Brazilian was soon reckoned a major title contender. After mayhem in the early laps, Senna was on fire putting pressure on race leader Lake Speed, when 3rd placed Mickey Allen smashed on the back of the Brazilian taking him out for good. Final 3 saw Senna involved in a mighty scrap once again with Allen, the latter having to succumb to the faster Brazilian who closed in 6th place, and 6th overall. Not bad for his first World Championship attempt!

1979

  • World Championship, 2nd – Estoril (Portugal) – Inter category
  • South America Championship, 2nd – San Juan (Argentina) – Inter category
  • San Marino Grand Prix, 1st – Italy – Inter category
  • Italy Grand Prix, 2nd – Parma – Inter category
  • Switzerland Grand Prix, 2nd – Wholen – Inter category
  • Champions’ Cup, 10th – Jesolo (Italy) – Inter category
  • Brasil Championship, 1st – Inter category 
First disappointment

Photo credit DAP

Strong of a successful European season, Senna was clearly a force to be reckoned with in the highlight event of the season. And it showed from the early stages! Second in the Time trials by just over a tenth to his team mate Fullerton, Senna went straight to the final phase without having to go through to the qualifying races. Saturday time trials, which would decide starting grid for the heats, were characterized by strong winds that made it impossible for all drivers to replicate the same lap times. Senna, still going strong, stopped the 4th fastest lap; taking the lead early in his first heat, he just ran away with the win ahead of Allen. Heat 2 start saw him cutting across from the outside exit the first corner in the lead, a heated tussle with Fullerton ensuing as a result. With the two swapping places several times, Fullerton blew his engine while in the lead on lap 5 and Senna could not avoid him, dropping down to 24th. With yet another commanding win in the final heat, Senna would start the first of three finals from 8th, while de Bruijn and Koene from 2nd and 5threspectively. Second after the first lap, Senna moved to the lead few laps later only to drop down to 5th by the chequered flag. Final 2 saw the Brazilian on fire taking it to race leader de Bruijn in a matter of few laps. With the pace-maker out, Senna inherited the lead, but with three to go he got passed by team mate Peter Koene, the two taking the chequered flag in tow. With Koene, de Bruijn and Senna still in contention for the title, the last final would be decisive for the 1979 World crown. 

As Senna moved past Koene for 3rd and then Yasutoshi chasing hard on the leader Schuurman, de Bruijn retired due to a mechanical failure saying goodbye to his title hopes. Soon after Senna took the lead, and the crowd went crazy pushing the Brazilian to the final win. But the new rule of the two best final results counting (both him and Koene had a 1st and a 2nd), and in case of a tie, the starting grid position of the first final deciding the champion went in favour of Koene, as Estoril proved a very bitter pill to swallow for young Ayrton!

Source: https://murtasblog.wordpress.com/2019/05/21/ayrton-senna-close-to-perfection


 


O Comovente Significado das 3 Estrelas no Autógrafo de Adriane Galisteu (Vídeo)

Gshow, 01 de maio de 2019

As três estrelas no autógrafo de Adriane Galisteu: uma representa o ex-namorado Ayrton Senna

Além da homenagem a Senna como estrela em sua assinatura, Adriane acredita que a missão das pessoas que conviveram com ele é de não deixar a imagem do atleta ser esquecida.


quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Foto de um Livro Sobre Ayrton Senna

 


Fotos de Ayrton Senna, do piloto em Bercy, em um evento de Kart, e do pai Milton da Silva e Adriane Galisteu

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Ayrton Senna - Formula Ford 1600 - 1981 (Fotos)

 

Ayrton Senna da Silva (BRA) comemora sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) celebrates his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 comemora sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 celebrates his first single seater victory in only his third race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) conquistou sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) claimed his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) conquistou sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) claimed his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 lidera a corrida a caminho de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 leads the race en route to taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) conquistou sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) claimed his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 faz uma ótima largada do centro da primeira fila, permitindo-lhe conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 makes a great start from the centre of the front row, allowing him to take his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) comemora sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) celebrates his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 lidera a corrida a caminho de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 leads the race en route to taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 faz uma ótima largada do centro da primeira fila, permitindo-lhe conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 makes a great start from the centre of the front row, allowing him to take his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) se prepara para a ação no grid em seu Van Diemen R81 antes de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) prepares for action on the grid in his Van Diemen R81 before taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) se prepara para a ação no grid em seu Van Diemen R81 antes de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) prepares for action on the grid in his Van Diemen R81 before taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) se prepara para a ação no grid em seu Van Diemen R81 antes de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) prepares for action on the grid in his Van Diemen R81 before taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) se prepara para a ação no grid em seu Van Diemen R81 antes de conquistar sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) prepares for action on the grid in his Van Diemen R81 before taking his first single seater victory in only his third race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) comemora sua primeira vitória em monolugares.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) celebrates his first single seater victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.




O vencedor da corrida, Ayrton Senna da Silva (BRA), é entrevistado após sua vitória. Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 de junho de 1981.

Race winner Ayrton Senna da Silva (BRA) is interviewed following his victory.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, England, 27 June 1981.

Vencedor da corrida Ayrton Senna da Silva (BRA). Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 de junho de 1981.

Vencedor da corrida Ayrton Senna da Silva (BRA). Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 de junho de 1981.

O vencedor da corrida Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 contempla sua próxima corrida.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 de junho de 1981.

Race winner Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 contemplates his upcoming race.Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, England, 27 June 1981.

O vencedor da corrida Ayrton Senna da Silva (BRA) (à direita) cuida de seu Van Diemen R81 enquanto ele é preparado para a corrida, ao fundo está o fotógrafo de F1 Mark Sutton (GBR)Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 junho de 1981.

Race winner Ayrton Senna da Silva (BRA) (Right) watches over his Van Diemen R81 as it is prepared for the race, in the background is F1 photographer Mark Sutton (GBR)Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, England, 27 June 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 é parabenizado por Alfonso Toledano (MEX) pela primeira vitória de Senna em monolugares em apenas sua terceira corrida.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 is congratulated by Alfonso Toledano (MEX) following Sennas first single seater victory in only his third race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.



Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Campeonato de Fórmula Ford 1600 (BARC), Thruxton, Inglaterra, 20 de abril de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Formula Ford 1600 (BARC) Championship, Thruxton, England, 20 April 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Campeonato de Fórmula Ford 1600 (BARC), Thruxton, Inglaterra, 20 de abril de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Formula Ford 1600 (BARC) Championship, Thruxton, England, 20 April 1981.


Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Campeonato de Fórmula Ford 1600 (BARC), Thruxton, Inglaterra, 20 de abril de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen.
Formula Ford 1600 (BARC) Championship, Thruxton, England, 20 April 1981.

O vencedor da corrida Ayrton Senna da Silva (BRA) cuida de seu Van Diemen R81 enquanto ele se prepara para a corrida.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, Inglaterra, 27 de junho de 1981.

Race winner Ayrton Senna da Silva (BRA) watches over his Van Diemen R81 as it is prepared for the race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Oulton Park, England, 27 June 1981.

Campeonato Britânico de Fórmula Ford 1600 de 1981.
Mallory Park, Inglaterra. 11 de outubro de 1981.
Ayrton Senna da Silva (Van Diemen RF81), ação.
Copyright mundial: LAT Photographic.
Ref: Transparência de Cor.

1981 British Formula Ford 1600 Championship.
Mallory Park, England. 11th October 1981.
Ayrton Senna da Silva (Van Diemen RF81), action. 
World Copyright: LAT Photographic.
Ref:  Colour Transparency. 

História de Ayrton Senna e Adriane Galisteu Será Contata em Novo Documentário, Amigos do Casal Darão Depoimentos

Vida de Adriane Galisteu vai virar documentário e depoimento sobre Senna ainda não foi gravado

Galvão Bueno e mais famosos foram convidados para dar entrevista
Por Leonardo Ribeiro — Rio de Janeiro

15/08/2023 04h01  Atualizado há 5 horas


Vida de Adriane Galisteu vai virar documentário — Foto: Reprodução/Instagram

A vida de Adriane Galisteu também vai virar documentário e há uma expectativa em torno para que ela fale do namoro com Ayrton Senna. Acompanhada por uma equipe desde o início do ano, a apresentadora ainda não gravou um depoimento sobre o piloto. Mas também não cravou de que vai fazer. Pessoas que conviveram com o antigo casal, e são amigas da artista, foram procuradas para darem entrevista. Galvão Bueno foi um dos que recebeu convite.

Galvão Bueno, Adriane Galisteu e Senna — Foto: Reprodução

Galisteu tinha 19 anos quando conheceu Ayrton Senna numa festa realizada na boate *Limelight, em São Paulo, para celebrar a vitória do piloto no GP de Interlagos, em março de 1993. O tricampeão de Fórmula 1 ficou tão encantado com a modelo que a convidou para um fim de semana na sua mansão em Angra dos Reis, no Litoral Sul Fluminense. Paparazzi flagraram cenas do romance. Depois não se desgrudaram mais.

*Adriane Galisteu conheceu Ayrton Senna quando trabalhava como Grid Girl no Autódromo de Interlagos, enquanto segurava o guarda-sol para o piloto no Grande Prêmio do Brasil 1993.

Confira o relato do jornalista Nilson César e da própria Adriane Galisteu:




Senna e Galisteu após queda na rede e caminhando na casa do piloto, em 1993 — Foto: Jorge Peter/Agência O GLOBO


No dia da tragédia, 1º de maio de 1994, a modelo estava no Algarve, em Portugal, onde encontraria o namorado depois da prova na Itália. Numa entrevista a O GLOBO, em Lisboa, dois dias dias depois do acidente, ainda muito abalada, Adriane descreveu sua reação ao assistir à colisão ao vivo, pela TV. "Quando vi que ele não saiu do carro, fiquei apavorada", disse ela. "A primeira coisa que ele fazia era se soltar e se mandar do carro. Vi a cabeça dele meio caída para o lado e me deu um pânico tão grande que, na hora, percebi que ele tinha se machucado".

Adriane Galisteu e Ayrton Senna no Aeroporto de Jacarepaguá, em dezembro de 1993 — Foto: Ari Lago/Agência O GLOBO

Chorando muito, Galisteu contou que os dois viviam um ótimo momento da relação, que ela estava muito apaixonada e não tinha a menor ideia do que iria fazer da vida. "Acho que estou vivendo um pesadelo e vou acordar. Há momentos em que estou forte, consciente de tudo, e outros em que estou totalmente fora de mim. E me vejo de repente completamente sozinha, porque perdi meu namorado", desabafou a modelo. "Eu queria voltar dois dias no tempo para fazer alguma coisa e impedir tudo", acrescentou ela. "Mas pra mim ele era intocável, sempre saía bem dos acidentes".

Mais famosos também estão sendo sondados para abordarem outros aspectos da vida da paulistana. E para além de relembrar a história de vida, a ideia é que o formato tenha também ares de reality show. Ou seja, mesclando situações do cotidiano que ela está vivendo para abordar determinados temas.

Adriane Galisteu — Foto: Reprodução/Instagram



FONTES PESQUISADAS

RIBEIRTO, Leonardo. Vida de Adriane Galisteu vai virar documentário e depoimento sobre Senna ainda não foi gravado. Disponível em: <https://extra.globo.com/entretenimento/tv/noticia/2023/08/vida-de-adriane-galisteu-vai-virar-documentario-e-depoimento-sobre-senna-ainda-nao-foi-gravado.ghtml>. Acesso em: 15 de Agosto de 2023.

Adriane Galisteu no Podcast De Pai pra Filho com Nilson César e Fausto Favara. 26/09/2022.