O fisioterapeuta Josef Leberer trabalhou para Ayrton Senna e hoje presta serviços a equipe Sauber de Fórmula 1
Neste domingo completa-se 22 anos do adeus a Ayrton Senna. É a
primeira vez que acontece uma corrida de Fórmula 1 em um 1º de maio desde
aquele dia trágico em Ímola em 1994. E neste fim de semana de GP da Rússia,
Felipe Nasr preparou uma singela homenagem ao ídolo brasileiro. O piloto da
Sauber, que largará em 19º na corrida deste domingo, está carregando a
assinatura do tricampeão mundial em um lado de seu capacete. Do outro, o selo
"Ayrton Senna Sempre". Foi uma forma singela de homenagear o
ídolo e também Josef Leberer, seu fisioterapeuta, que trabalhou com Senna
quando ele corria na McLaren. O austríaco fez aniversário neste sábado, dia 30
de abril.
Nos 22 anos da morte de Senna, Nasr corre com assinatura do ídolo
Nascido em 1992, Nasr era
muito pequeno quando Senna morreu. No entanto, já disse ter assistido a vídeos
e ouvido diversas histórias sobre o compatriota. Muitas delas no próprio box da
Sauber. Afinal, ele trabalha com Josef Leberer, que foi preparador físico e um
dos melhores amigos de Ayrton. Josef, aliás, tem criado uma bela relação também
com Nasr. Fazendo aniversário neste sábado, ele ganhou uma festinha surpresa
nos boxes da equipe suíça e recebeu o bolo das mãos do jovem brasileiro.
Josef Leberer ganha festa
surpresa na garagem da Sauber
Felipe Nasr faz homenagem a
Ayrton Senna neste 1º de maio na Rússia
Além da assinatura de Senna, o capacete de Nasr trará também o selo "Ayrton Senna Sempre"
FONTE PESQUISADA
LOPES, Rafael. Senna na cabeça. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/senna-na-cabeca.html>.
Acesso em: 01 de maio 2016.
Restaria a nosso campeão apenas três dias de vida, muito pouco para quem tinha tantos planos e sonhos.
Há exatamente 22 anos Ayrton
Senna lançava sua linha de bicicletas, a "Bike Senna", em Pádua na
Itália e voava para Ímola
Na quinta-feira, 28 de abril de 1994, antes de
seguir para Imola, Senna teve mais um compromisso comercial: o lançamento de
três modelos de bikes Senna, criadas pela fábrica italiana Carraro.
Por volta das 17:30, ele saiu
da fábrica Carraro e voou para o circuito de Imola.
Após
22 anos, F1 Volta a Realizar Corrida no Dia 1º de Maio
A última corrida realizada no
dia 1º de maio, foi o fatídico GP de Ímola de 1994, que marca a morte de Ayrton
Senna e do austríaco Roland Ratzenberger.
Aniversário da morte de Ayrton Senna neste ano cairá num domingo de corrida da Fórmula 1, assim como foi há 22 anos. Senna morreu no dia 1º de maio de 1994 aos 34 anos de idade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora
Objetiva, 2004.
RUBYTHON, Tom. The Life of Senna. 1º Edição Sofback. London:
BusinessF1 Books, 2006.
MATTOS, Carlos. APÓS 22 ANOS, F1 VOLTA A
REALIZAR CORRIDA NO DIA 1º DE MAIO. Disponível em: <http://torcedores.com/noticias/2016/04/apos-22-anos-f1-volta-a-realizar-corrida-no-dia-1o-de-maio>.
Acesso em: 26 de abril 2016.
Senna chegando em Pádua
Senna dando coletiva de impressa sobre o lançamento da linha "Bike Senna"
Ayrton super tímido nos
bastidores do comercial. Ele diz que gravar comerciais não é a "praia dele", que não é uma das pessoas mais pacientes do mundo. E que o negócio dele era pilotar
carros de corrida, mas fazia comerciais em gratidão a tudo que a Honda fez por
ele.
Você pode não ter reparado
mas a última corrida realizada no dia 1º de maio, foi o fatídico GP de Ímola de
1994, que marca a morte de Ayrton Senna e do austríaco Roland Ratzenberger.
Será a quinta vez na
história, que a F1 realiza um GP neste dia.
Desde então nesta data, a
Fórmula 1 só tinha recebido atividade de pista em 1999 no treino
classificatório para o GP de San Marino em que Mika Hakkinen
largou na pole a bordo de sua Mc Laren e teve Michael Schumacher como vencedor
na Scuderia Ferrari.
O primeiro GP a acontecer no
dia 1º de maio, foi o GP da Espanha em 1972 no autódromo de Jarama. Na ocasião,
Emerson Fittipaldi venceu com sua Lotus, após largar em terceiro deixando para
trás o pole Jack Ickx e Clay Ragazzoni da Ferrari.
Em 1983, ano do segundo
título mundial de Nelson Piquet, Ímola recebia a quarta etapa do mundial com
Nelson Piquet liderando o campeonato com sua Brabham. Naquela corrida, René
Arnoux largou na pole e Patrick Tambay venceu.
No ano de 1988, o primeiro de
maio também recebeu o GP de San Marino e teve Ayrton Senna como vencedor,
seguido de Alain Prost e Nelson Piquet. Senna foi o campeão daquele ano.
FONTE PESQUISADA
MATTOS, Carlos. APÓS 22 ANOS, F1 VOLTA A
REALIZAR CORRIDA NO DIA 1º DE MAIO. Disponível em: <http://torcedores.com/noticias/2016/04/apos-22-anos-f1-volta-a-realizar-corrida-no-dia-1o-de-maio>.
Acesso em: 26 de abril 2016.
Os saudosos Sid Mosca e Ayrton Senna, grandes amigos,
trocando ideias sobre as pistas, no extinto autódromo de Jacarepaguá, no fim dos anos 80
A “Sid Special Paint” é uma empresa
que trabalha na arte de personalização de capacetes, carros e motos. Seu
fundador foi o falecido Sid Mosca, designer de capacetes de Ayrton Senna, Emerson
Fittipaldi e Nelson Piquet. Hoje quem comanda a “Sid Special Paint” é o filho
de Sid, Alan Mosca.
Sid Mosca (à direita) com o filho Alan Mosca (à esquerda). O artista faleceu em 2011, aos 74 anos, em decorrência de câncer na região da bexiga.
O Sid e seu pai (avô de
Alan) foram os primeiros pintores da Auto Mecânica Glória (em São Paulo) na década
de 1960. Sid pintava os desenhos do picapau e pato donald – personagens de
desenho animado – na entrada dos ônibus escolares da Glória Turismo. Um grande
artista.
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Postado na fanpage “Sid Special Paint”
Segunda,
25/04/2016
Alan Mosca segurando o primeiro capacete pintado por seu pai para Ayrton Senna
“Pessoal como nós havíamos
falado, esta semana A Sid Special Paint vai relembrar momentos muito especiais
em uma homenagem ao grande piloto e amigo, Ayrton Senna.
Senna faz parte da nossa
história e foi uma honra muito grande fazer parte da trajetória dele, estivemos
juntos em momentos que com certeza ficaram marcados para sempre.
Nesta semana vamos mostrar um pouquinho da história de Senna através de nossa
arte, e as cores que traduziram o Ayrton nas pistas.
Hoje, Segunda feira,
começamos com o capacete do ano de 1978, esta pintura marcou o início da
parceria Ayrton Senna e Sid Mosca, e foi quando Ayrton participou pela primeira
vez do Mundial de Kart em Le
Mans na França.”
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Postado na fanpage “Sid Special Paint”
Terça, 26/04/2016
No dia 21 de abril de 1985 em
Estoril - Portugal, Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na F1,
largando na pole position sob pesada chuva pela equipe Lótus.
Quem não se lembra como se destacou o capacete amarelo neon, junto à Lotus
preta, debaixo de uma chuva torrencial?
Esta corrida foi muito especial para nós da Sid Special Paint, pois sabíamos
que o Ayrton conquistaria seu destaque nas pistas do mundo todo, mas nos
surpreendemos como foi tão rápida esta primeira conquista!
Além do sucesso nas pistas,
Senna nunca deixou de lado sua equipe e não é diferente aqui na Sid, temos um
carinho muito grande e respeito pela nossa.
Esta semana quem vai apresentar alguns dos capacetes marcantes do Ayrton, serão
os artistas da nossa equipe, que aprenderam diretamente com Sid Mosca a arte
das cores na velocidade!
Este na foto é o Wilson dos
Santos, o famoso Rato! Está conosco há mais de trinta anos, era braço direito
do Sid e até hoje peça importante na empresa! Se você já esteve por aqui, com certeza já o viu!!!
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FONTE PESQUISADA
SID SPECIAL PAINT FANPAGE - No dia 21 de
abril de 1985 em
Estoril... Disponível em: <https://www.facebook.com/SidSpecialPaint/photos/a.257383834378429.58043.241879512595528/941323515984454/?type=3&theater>.
Acesso em: 26 de abril 2016.
SID MOSCA - A empresa. Disponível em: <http://www.sidmosca.com.br/a-empresa/>.
Acesso em: 26 de abril 2016.
SID SPECIAL PAINT FANPAGE - Pessoal como
nós havíamos falado, esta semana A Sid Special Paint... Disponível em: <https://www.facebook.com/SidSpecialPaint/photos/a.257383834378429.58043.241879512595528/940701029380036/?type=3>.
Acesso em: 25 de abril 2016.
Sid e Senna no Hangar da Paulicopter no Campo de Marte em São Paulo no ano de 1988
Sid e Senna no Hangar da Paulicopter no Campo de Marte em São Paulo no ano de 1988
Ayrton Senna polindo o capacete
Sid Mosca mostrando o capacete que pintou para Ayrton Senna em homenagem a FAB (Força Aérea Brasileira)
Brundle foi o primeiro grande
rival de Senna. Os dois pilotos se enfrentaram na Fórmula 3 – categoria de base
da Fórmula 1.
Assista o trailer do novo
filme documentário:
TRADUÇÃO LIVRE
Novo Filme Conta
História Dramática da Épica Batalha na Fórmula 3 de Ayrton Senna VS Martin
Brundle
Vitória de Ayrton Senna em Silverstone sobre o britânico Martin Brundle (à direita) e o canadense Allen Berg (à esquerda), maio 1983
Com o foco na F1 de hoje, muito
dos jovens pilotos e novos talentos que entram no escalão mais alto do esporte,
é oportuno que um novo filme saia, que conta os bastidores história de uma
lendária batalha há 33 anos entre dois jovens pilotos na Fórmula 3 Britânica,
que foram projetados para a F1 na temporada seguinte.
Ayrton Senna se tornou um tricampeão
do mundo e o maior piloto da história da F1 para muitas pessoas. O homem que
lhe deu um tempo difícil e vencê-lo regularmente foi Martin Brundle, que teve
uma carreira longa na F1 - apesar de uma lesão terrível na perna desde o início
- e é hoje repórter numa das principais emissoras de F1 da SKY.
O filme se passa em torno da
famosa Temporada de 1983 da F3 britânica em que o par concorreram ao título.
A história de Senna vs
Brundle é um que foi devido a contar abrangente e Mario Muth colocou no esforço
para trazê-lo à vida. Muth é fotógrafo e cineasta, que fez vídeos perfil de um
número de figuras F1.
A ideia surgiu de uma
conversa com Asif Kapadia, um terço da premiada equipe por trás do filme Senna,
junto com Manish Pandey e James Gay-Rees. Cenas da carreira de pré-F1 do Senna
não fazer o corte final do filme, por várias razões editoriais e Muth percebeu
que havia uma boa história para contar sobre esta época especial, que não têm
milhões de testemunhas.
1983 temporada de F3
britânica foi convincente; Eu sei porque eu fui para a maioria das raças como
um jovem de 16 anos. Crescendo no noroeste da Inglaterra, eu fui a tudo em Oulton Park, a minha
pista local e fez visitas regulares a Silverstone e ocasionalmente Donington.
Mas esta era uma história convincente e assim meu pai e eu a segui-lo; era como
se segue um time de futebol em todo o Reino Unido para jogos fora de casa.
É importante para as novas
gerações de fãs do desporto motorizado estar ciente das histórias menos óbvias
e este é bem a pena descobrir sobre. É bom para Martin Brundle como lança-lo em
uma luz diferente para os telespectadores SKY F1, para perceber que ele foi de
igual para igual com um dos maiores pilotos de todos os tempos. Ele foi
companheiro de equipe mais tarde na Benetton em 1992 com outro dos todos os grandes
nomes do tempo, Michael Schumacher.
Ironicamente, embora falamos
de jovens condutores, Senna tinha 23 anos naquela temporada e Brundle 24.
Muth diz: "Pela primeira
vez em um filme, 14 pessoas-chave a partir desse ano recordar os acontecimentos
que permitiram Martin para saltar directamente para F1 e viu Ayrton devida e
regularmente contestados, dentro e fora da pista, pela primeira vez na sua
carreira de piloto júnior . Este filme não é apenas sobre corridas e competir,
ele explora como a confiança importante é na execução a nível muito superior.
"As pessoas que participam no filme são Martin Brundle, Davy Jones,
Calvin Peixe, Allen Berg, Mario Hytten, Dick Bennetts, Eddie Jordan, Alastair
Macqueen, Neil Trundle, Murray Walker, Jeremy Shaw, David Tremayne, Simon Arron
e Keith Sutton. O filme também apresenta
uma gravação em fita de Ayrton de 1983, metragem de arquivo registrados naquele
ano, e mais de 250 fotos. É produzido em 4k (UHD) ".
O filme será lançado na
terça-feira, 26 de abril, pouco antes do 01 de maio, aniversário da trágica morte
de Senna em Ímola, em 1994. O filme estará disponível para download por uma
pequena taxa em: http://vimeo.com/ondemand/svsb.
IDIOMA ORIGINAL
New film tells dramatic story
of Ayton Senna vs Martin Brundle epic F3 battle
Victory Ayrton Senna at Silverstone over Britan Martin Brundle (right) and Canadian Allen Berg (left) in May 1983.
Posted by: JAMES ALLEN | 24 apr 2016 | 3:40 PM GMT |
JA ON F1 - jamesallenonf1.com
With the focus in F1 today
very much on young drivers and new talent coming into the top echelon of the
sport, it is timely that a new film has come out, which tells the behind the
scenes story of a legendary battle 33 years ago between two young drivers in
British F3, who were springboarded into F1 the following season.
Ayrton Senna went on to become
a three times world champion and many people’s idea of the greatest driver in
F1 history. The man who gave him a hard time and beat him regularly was Martin
Brundle who had a long F1 career – despite a terrible leg injury early on – and
is today one of F1’s leading broadcasters with SKY.
The film is set around the
famous 1983 British F3 season in which the pair competed for the title.
The story of Senna vs Brundle
is one that was due a comprehensive telling and Mario Muth has put in the
effort to bring it to life. Muth is a photographer and film maker, who has done
profile videos of a number of F1 figures.
The idea came out of a
conversation with Asif Kapadia, one third of the award-winning team behind the
Senna movie, along with Manish Pandey and James Gay-Rees. Scenes of Senna’s
pre-F1 career didn’t make the final cut of that film for various editorial
reasons and Muth realised that there was a good story to tell about this
special season, which didn’t have millions of witnesses.
The 1983 British F3 season
was compelling; I know because I went to most of the races as a 16 year old. Growing
up in the North West of England, I went to everything at Oulton Park, my local
track and made regular visits to Silverstone and occasionally Donington. But
this was a compelling story and so my Dad and I followed it; it was like
following a football team around the UK to away matches.
It’s important for new
generations of motorsport fans to be aware of the less obvious stories and this
one is well worth finding out about. It’s good for Martin Brundle as it casts
him in a different light for SKY F1 viewers, to realise that he went toe-to-toe
with one of the greatest drivers ever. He was later team mate at Benetton in
1992 with another of the all time greats, Michael Schumacher.
Ironically, although we speak
about young drivers, Senna was 23 that season and Brundle 24.
Muth says: “For the first
time in one movie, 14 key people from that year recall the events that enabled
Martin to jump straight into F1 and saw Ayrton properly challenged, on and off
the track, for the first time in his junior racing career. This film is not
just about racing and competing, it explores how important confidence is in
performing at the very top level.
“The people participating in
the film are Martin Brundle, Davy Jones, Calvin Fish, Allen Berg, Mario Hytten,
Dick Bennetts, Eddie Jordan, Alastair Macqueen, Neil Trundle, Murray Walker,
Jeremy Shaw, David Tremayne, Simon Arron and Keith Sutton. The film also
features a tape recording from Ayrton from 1983, archive footage recorded that
year and over 250 pictures. It is produced in 4k (UHD).”
The film will be released on
Tuesday 26th April, shortly before the May 1 anniversary of Senna’s tragic
death at Imola in 1994. The film will be available to download for a small fee
at http://vimeo.com/ondemand/svsb.
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FONTE PESQUISADA
ALLEN, James. NEW FILM TELLS DRAMATIC STORY
OF AYRTON SENNA VS MARTIN BRUNDLE EPIC F3 BATTLE. Disponível em: <http://www.jamesallenonf1.com/2016/04/new-film-tells-dramatic-story-of-ayrton-senna-vs-martin-brundle-epic-f3-battle/>.
Acesso em: 25 de abril 2016.
O humorista postou a saudosa imagem na última quinta-feira.
Tom Cavalcante recordou Ayrton Senna no Instagram
“No #tbt o registro de
uma noite inesquecível! Recebi no meu camarim após o show para uma longa
conversa regada por boas risadas e água o nosso Ayrton Senna! Ao nosso lado
outro querido parceiro Eduardo Monteiro. Ayrton hoje morando no céu está sempre
na minha lembrança e orações. #umcampeaodeverdade”
Print da postagem
Ayrton compareceu a um Show
de Tom acompanhado pela namorada Adriane Galisteu no ano de 1993. Essa foto talvez tenha sido batida nessa ocasião, pois não tenho informações se o ídolo prestigiou outras apresentações do humorista.
O ex-piloto gostava muito do Tom
Cavalcante como comediante no antigo programa da TV Globo, “A Escolinha do Professor
Raimundo”, e também dos outros comediantes do programa, Pedro Bismarck, interprete do personagem “Nerson da
Capitinga”, o personagem "Seu Boneco", interpretado por Lug de Paula, e claro do saudoso Chico Anysio, que fazia o professor Raimundo.
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Significado “#tbt”: #tbt é
uma abreviação para a expressão em inglês Throwback Thursday.
Throwback significa aquilo que é remetido ao passado. Adicionado ao
substantivo Thursday,
temos então as “quintas-feiras de voltar no passado”.
TOM CAVALCANTE INSTAGRAM - No #tbt o registro de
uma noite inesquecível!. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/BEeEJuspacX/>.
Acesso em: 24 de abril 2016.
OLIVEIRA, Camila. Throwback Thursday:
entenda a hashtag #tbt e entre na brincadeira. Disponível em: <http://www.englishexperts.com.br/2015/09/30/throwback-thursday-entenda-a-hastag-tbt-e-entre-na-brincadeira/?lang=pt-br>.
Acesso em: 24 de abril 2016.
Em um 21 de abril como hoje,
31 anos atrás, Ayrton Senna passeou na chuva torrencial do Estoril para vencer
o GP de Portugal e sua primeira corrida na F1. Ali, no que veio a ser o dia da
morte do primeiro presidente civil eleito pós-anos de chumbo, Tancredo Neves,
Senna começou seu legado na F1 e no Brasil
PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio
de Janeiro
Era um 21 de abril como hoje,
em 1985. Um início de tarde com chuva torrencial no Estoril, e a F1 estava
prestes a largar para o GP de Portugal. No Brasil, alguma expectativa. Um jovem
piloto, apenas em seu segundo ano na F1, primeiro numa equipe que dava a ele
mais chances de andar nas posições frontais, debutava na pole-position de um
GP.
Conforme a chuva apertava e a
pista portuguesa dificultava mais, com um desenho que fazia a água escorrer
para algumas partes do traçado, as coisas pareciam ser niveladas, favorecendo o
jovem piloto da Lotus, Ayrton Senna. Especialmente quando puxava-se a memória
para o GP de Mônaco do ano anterior, onde Senna barbarizou com a Toleman também
na chuva.
No entanto, o torcedor
brasileiro regular esperava mais que o resultado de uma corrida na F1. A
conquista, então recente, de ter um presidente civil como comandante-chefe pela
primeira vez desde o Golpe Militar de 1964, se tornou rapidamente um pesadelo.
Eleito em janeiro de 1985, Tancredo Neves se viu em graves problemas de saúde.
Um tumor no intestino, que escondeu por receio do pavor que a palavra 'câncer'
pudesse causar, especialmente quando a sombra dos militares ainda era muito
forte e a posse ainda não era certeza. Embora tenha arquitetado todo um plano
para se certificar de que a faixa presedencial chegasse às suas mãos, Tancredo
sequer pôde ser empossado, ficando essa obrigação com o vice de sua chapa, José
Sarney. E embora as semanas de Tancredo no hospital, primeiro no Distrito
Federal e depois em São Paulo, fossem acumulando, o presidente eleito não
estava ficando melhor.
Senna venceu a primeira corrida da carreira na F1 no
circuito do Estoril
Foto: Reprodução/Twitter
Foi uma prova inegavelmente
divertida. Os pegas entre Nelson Piquet - com uma Brabham que não roncava tão
alto em 1985 -, Riccardo Patrese e Stefan Johansson, entre de Angelis e Prost,
por exemplo, deram à corrida um quê de emoção. Claro, as quebras também eram
potencializadas com a chuva, bem como os erros.
E não fosse por esses pegas,
não teria a menor emoção para quem não fosse ou estivesse torcendo por Senna.
No volante da Lotus #12, Ayrton abriu, abriu e abriu mais um pouco. E nessa deu
volta em quase todos na pista. Apenas o segundo colocado, Michele Alboreto,
então na Ferrari, ficou incólume.
A lista de momentos
históricos para o Brasil em dias 21 de abril não cessa assim, tão rápido. Em
todo o território nacional o dia é feriado. Uma homenagem ao primeiro - e
talvez maior - grande personagem do qual o país se orgulha. Foi em um 21 de
abril que Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, foi enforcado no Rio de
Janeiro. O único membro da Inconfidência Mineira a assumir total
responsabilidade pelo movimento que visava fazer da Capitania de Minas Gerais -
revoltada pelos impostos abusivos, a capitação, da Coroa Portuguesa, como a
Derrama e o Quinto - uma república independente de Portugal. O ano era 1792, 16
antes da Família Real desembarcar no Brasil e mostrar algum apreço pela
Colônia.
Um pulo no tempo até 1960. E
em outro 21 de abril, o país ganhou sua nova capital federal. Brasília foi
inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Não que interiorizar a capital
do Brasil fosse novidade. José Bonifácio, o 'Patriarca da Independência',
falava na futura Brasília na época da independência brasileira. Mas foi JK - e
seu Plano de Metas - quem tirou a antiga ideia do papel. O Plano Piloto de
Brasília acabou por ser desenvolvido por Lucio Costa com projetos
arquitetônicos ambiciosos do gênio Oscar Niemeyer.
Então, em 1985, Senna cruzou
a linha de chegada. Ainda não tinha o 'Ayrton Senna do Brasil' de Galvão Bueno,
que se tornaria o apelido com que o narrador exaltava o piloto ao cruzar a
linha de largada na parte áurea da carreira. Existia o tema da vitória e seu
'tã tã tã', mas ainda não era identificado tão intrinsecamente a Ayrton como se
tornaria. Era, então, apenas uma vitória convincente, quase brilhante, de um
jovem atleta com muita gasolina no tanque.
Mas, hoje, olhando em
retrospectiva, a vitória no Estoril em 1985 é muito mais do que mais uma das
vitórias. Num momento em que a vida do primeiro presidente civil pós-ditadura
escapava de suas mãos, e a nação se via mais uma vez atingida no âmago, Senna
apareceu, venceu e mostrou ao mundo que seria mais do que um outro. Aos berros,
Galvão dizia como a F1 falava do "talento fantástico e da incrível
capacidade de conduzir um automóvel" do 'garoto' Senna, que fazia uma
festa ímpar de dentro do cockpit do carro da Lotus.
O dia 21 de abril de 1985
terminaria com uma cobertura extensa dos veículos de comunicação brasileiros.
No fim da noite, num plantão do 'Fantástico', o então porta-voz da presidência,
Antônio Britto, anunciou que, aos 75 anos de idade, Tancredo Neves morrera
vítima de uma infecção generalizada.
Senna sobrou e deu show na pista molhada em Portugal
Talvez por isso a memória de
Senna ainda seja tão viva hoje, 22 anos após sua morte. Por vencer e aparecer
com uma força dominante quando tanta gente no país precisava encontrar um
motivo para torcer e confiar que daria certo. Não que Tancredo fosse um herói
unânime, amado por todos. Era um articulador político inteligente, mas chamava
a ditadura de revolução. Não era um ídolo inconteste. Mas era a porta de saída
vista pelo povo aos anos de chumbo e a ignorância dos homens fardados. E quando
o país se via no direito de ser órfão de um personagem tão peculiar, Senna
apareceu. E se não para isso, para que servem os grandes do esporte?
E nos anos Sarney que se
seguiram, com o Brasil numa espiral da morte na economia – com a inflação
chegando a quase 400% e planos econômicos tão mirabolantes quando fracassados
-, assim como nos anos Collor de congelamento e impeachment, e sem respaldo no
futebol, Ayrton vencia e tinha a habilidade de falar o que os torcedores
queriam ouvir. Tornava-se um dos grandes da F1 e um motivo pelo qual muita
gente tinha para se orgulhar de bater no peito e dizer que era Brasil. Faça o
juízo de valor que quiser de Senna, pouco vai mudar na relação de adoração que
tanta gente, velhas e jovens e de todos os credos e raças, têm com ele.
E todo esse legado começou
naquele dia de abril de 1985, no Estoril.
FONTE PESQUISADA
MARUM, Pedro Henrique. Há 31 anos, Senna
conquistava primeira vitória na F1 no mesmo dia da morte de Tancredo Neves. Disponível
em: <https://grandepremium.uol.com.br/box/materias/ha-31-anos-senna-conquistava-primeira-vitoria-na-f1-no-mesmo-dia-da-morte-de-tancredo-neves>.
Acesso em: 21 de abril 2016.