Globo Esporte 31 10 2015
sábado, 31 de outubro de 2015
Como Era a Fórmula 1 Na Época de Ayrton Senna - Vídeo
Globo Esporte 31 10 2015
"Meu Grande Ídolo é Ayrton Senna", Lewis Hamilton - Vídeo
Adriane Galisteu na Série "Ayrton, Retratos e Memórias" do Canal Brasil 2015
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Audi e Kobra Oferecem Homenagem a São Paulo Com Mural de Ayrton Senna
• Piloto foi o responsável por trazer a marca alemã ao país há mais de 20 anos
• A3 Sedan com pintura feita pelo artista em homenagem ao tricampeão será leiloado
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Quando Ayrton Senna Deu um Soco no Piloto Eddie Irvine
Ernesto Rodrigues, diretor de “Ayrton: Retratos e Memórias - O Filme”
28 de Outubro de 2015
“O filme fecha meu ciclo com a história do Ayrton com chave de ouro”
A relação do jornalista Ernesto Rodrigues com o piloto Ayrton Senna vem de longa data. Como editor do Globo Repórter, fez todos os programas sobre Senna. Além disso, é o autor do livro Ayrton - O Herói Revelado, lançado em 2004.
Sua última incursão na vida do piloto brasileiro, morto em 1994, é o documentário Ayrton: Retratos e Memórias - O Filme. Por meio de entrevistas com mais de 50 convidados, o jornalista reconta parte da vida de Senna. “Apresento um olhar de 360 graus ao personagem, mostro o lado humano dele”, conta.
Você conheceu e conviveu com o Ayrton?
Tive um contato profissional com ele quando estava na TV Globo e fui encarregado de fazer um Globo Repórter comemorativo dos 50 anos da Fórmula 1 em 1990. Ele era o personagem central da reportagem, mas foi um contato um pouco ruim porque alguém disse que eu era “piquetista” [fã do também piloto Nelson Piquet] e o Senna estava muito desconfiado. Ele, então, decidiu que o Galvão Bueno ia fazer a entrevista e passei para o Galvão as perguntas que queria fazer. Essa entrevista foi antológica, porque foi no fim de semana em que o Martin Donnelly sofreu um acidente. Mas a não ser esse contato profissional, nunca tive nenhum envolvimento com ele. O que me deu algum direito de dizer alguma coisa sobre Ayrton Senna foi a biografia que escrevi em 2004, dez anos depois de sua morte.
As imagens que se tem do Senna são muito fortes. Depois da biografia, era importante também contar essa história em vídeo?
Fui diretor de todos os programas do Globo Repórter sobre o Senna, em 1988, 1990 e 1994. Queria ter uma leitura mais pessoal e autoral. Ele tinha de fato essa força imagética e eu optei pelo contrário, me impus o desafio de não usar nenhuma imagem de televisão ou de corridas dele, a não ser por fotografias. Foi proposital neste documentário fazer dessa maneira e foi difícil também, mas no fundo as pessoas têm essas imagens na memória.
Tendo em vista que o Ayrton Senna é uma figura muito abordada, qual é o trunfo do seu filme?
Apresento um olhar de 360 graus ao personagem. Principalmente no Brasil, onde o Ayrton é um ícone, um ídolo. O diferencial do documentário é mostrar o lado humano dele, uma pessoa que tomou algumas atitudes controversas dentro e fora da pista, que tinha seus sofrimentos.
Você viveu a história do Ayrton em ciclos: os programas de TV, o livro e agora o filme. Ainda falta alguma coisa para contar sobre ele?
Eu digo para as pessoas que o filme fecha meu ciclo com a história do Ayrton com chave de ouro. O livro, que talvez seja o que fiz de mais importante na minha vida profissional, fiz os programas e agora com esse projeto acho que acabou. Já disse tudo o que tinha para dizer, com os bastidores interessantes, e agora vou partir para outros projetos.
Acesso: 17/12/2021
http://43.mostra.org/br/entrevista/202-Ernesto-Rodrigues,-diretor-de-ldquoAyrton-Retratos-e-Memorias---O-Filmerdquo
Peritos Recuperam a Outra Caixa-Preta do Carro de Ayrton Senna
DA REPORTAGEM LOCAL
Segundo Romeu Tuma Jr., essas peças passam por perícia na Universidade de Bolonha e no Instituto Aeroespacial italiano.
Outra novidade: uma das caixas-pretas do carro de Senna foi recuperada, e a outra, que se julgava inutilizada, está sendo reconstruída pelos peritos. As caixas foram resgatadas, segundo Tuma, numa operação secreta da Interpol, com autorização de uma juíza italiana –que no ofício só assinou um nome: "Signorina Salaredo".
As medidas da pista tomadas por Tuma Jr. revelam que, depois da quebra do carro, Senna teve a Williams arremessada ao alto por falha na pista, um aclive de
O muro da curva Tamburello tinha
Com o filme obtido da Benetton de Schumacher, que andava atrás de Senna, a Justiça italiana concluiu que, segundos antes de bater, o carro teve provavelmente uma quebra na suspensão traseira.
Nessa semana também surge outro passo das investigações: Tuma Jr. solicita à Rede Globo de Televisão, à pedido da Justiça italiana, uma fita em que, dois dias antes do acidente, Frank Williams teria dito a um perito, na presença de Ayrton Senna: "Faça o que o Senna quer, se ele tiver um acidente você vai ter sérios problemas".
A Justiça italiana quer ouvir Frank Williams e esse perito, para que revelem, em juízo, quais seriam as preocupações técnicas que Ayrton havia demonstrado. Finalmente, outra investigação começa a surgir: a de que houve suposta omissão de socorro a Senna. (CJT)