terça-feira, 30 de julho de 2019

Áustria 1985 (Pódio), Mônaco 1985 (Abandonou) e Portugal 1985 (Liderando) - Fotos


Vencedor Alain Prost (FRA) McLaren MP4/2B (c.), com 2º lugar Ayrton Senna (BRA) Lotus 97T (esq.) e 3º colocado Michele Alboreto (ITA) Ferrari 156/85 (dir.) Grande Prêmio da Áustria, Osterreichring, 16 de agosto de 1985

Winner Alain Prost (FRA) McLaren MP4/2B (C), with 2nd place Ayrton Senna (BRA) Lotus 97T (L) and 3rd placed Michele Alboreto (ITA) Ferrari 156/85 (R) 
Austrian Grand Prix, Osterreichring, 16 August 1985.



Grande Prêmio de Mônaco 1985.
Monte Carlo, Mônaco. 16 a 19 de maio de 1985.
Ayrton Senna (Lotus 97T-Renault), abandonou.

1985 Monaco Grand Prix.
Monte Carlo, Monaco. 16th - 19th May 1985. 
Ayrton Senna (Lotus 97T-Renault), retired, action.



Grande Prêmio de Portugal de 1985.
Estoril, Portugal. 19 a 21 de abril de 1985.
Ayrton Senna (Lotus 97T-Renault), 1ª posição, lidera na volta de formação antes do início da corrida, ação.

1985 Portuguese Grand Prix.
Estoril, Portugal. 19th - 21st April 1985.
Ayrton Senna (Lotus 97T-Renault), 1st position, leads the field on the formation lap before the start of the race, action.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Ayrton Senna acompanhado de seu pai e procurador assinando contrato com o Banerj (Reportagem + Foto)





FONTE PESQUISADA

MANCHETE - O Brasil em manchete. Manchete, 1982.

Carros de Senna

Murilo Góes/UOL
Divulgação/McLaren Divulgação/McLaren

Nos 25 anos da morte de Ayrton, testamos as máquinas do tricampeão
Eugênio Augusto Brito, João Anacleto
Do UOL, em São Paulo (SP)


Senna Day
Data da morte é convertida em dia de memória

Domingo, 1º de maio de 1994. Talvez um dos dias mais tristes da história do esporte, com a morte de Ayrton Senna da Silva. Mas, 25 anos depois, a data virou um dia para celebrar a memória do piloto que o Brasil aprendeu a reverenciar a cada alegria nos domingos de vitórias e títulos.

Esta data tornou-se o "Senna Day", com direito a festival que dura o dia todo na pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com música, mini-eventos esportivos, venda de lembrancinhas e, claro, muita troca de informação sobre campeonatos de corrida e sobre automóveis.

UOL Carros aproveita este dia, uma quarta-feira em 2019, para falar não de tristeza, mas do legado deixado pelo tricampeão de Fórmula 1. E da melhor forma possível: vamos mostrar e acelerar os carros de uso pessoal, peças raríssimas deixadas na garagem por nosso Ayrton Senna... do Brasil.

Legado do tricampeão
UOL Carros, S4 Avant, NSX-R e McLaren Senna em Interlagos


Toni Pires/Folhapress Toni Pires/Folhapress


Senna, um amante de carros
Ayrton desenvolveu, usou e ainda inspira ícones automotivos

Considerado um piloto de essência refinada, Senna era arrojado não apenas nos circuitos de corrida, mas também quando o assunto era carro de passeio. Vidrado em máquinas potentes para seu uso pessoal na Europa, o piloto também dirigia modelos poderosos nas ruas brasileiras. Em sua garagem, dois ícones: Honda NSX Type R e Audi S4.

UOL Carros teve acesso aos modelos após cinco meses de negociação, iniciada ainda às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo 2018, que aconteceu em novembro do ano passado, e encerrada apenas há duas semanas. Durante aquele evento, a McLaren Brasil apresentou o Senna, supercarro de R$ 8,5 milhões (o valor original em euros segue tendo seu câmbio ampliado pela perda de poder do real), 800 cavalos de potência e força equivalente a mais de 10 Chevrolet Onix Joy somados, em ação coordenada com o Instituto Ayrton Senna.

Essa foi a ponte para que tivéssemos, finalmente, o aval de Leonardo Senna, irmão do piloto e guardião legal dos carros de Ayrton. A partir daí, foi tentar colocar os carros para rodar em local digno: conseguimos um espaço no autódromo de Interlagos, passando por trechos do antigo traçado, que curiosamente foi deixado de lado por conta das reformas pedidas por Senna (com a construção do "S" da curva que leva o nome do piloto) para o retorno da Fórmula 1 nos anos 1990.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL


Uma luz que volta a se acender

Desenvolvido na Inglaterra, o McLaren Senna (que já tem duas versões) contou com participação pontual do piloto Bruno Senna, sobrinho do tricampeão, no acerto de detalhes dinâmicos durante seu desenvolvimento. Bruno, aliás, tornou-se dono de uma unidade do bólido. Apesar de dar nome ao carro, honraria inédita entre os campeões de Fórmula 1, Ayrton Senna nunca soube ou participou de qualquer ação da McLaren para o desenvolvimento de algum carro de passeio.

Mas fez isso, no final dos anos 1980 para a Honda, que era fornecedora dos motores para a equipe de Fórmula 1 da McLaren, time pelo qual o brasileiro conquistou três títulos e as principais de suas 65 pole positions (a primeira posição no grid de largada de uma corrida) e 41 vitórias. Sim, Senna ajudou a desenvolver o Honda NSX. E uma unidade da versão mais potente, a NSX Type R (ou NSX-R), virou carro pessoal do piloto em São Paulo. Outra unidade estava à disposição na Europa, mas acabou leiloada com o passar dos anos.

Não é exagero dizer, porém, que a chegada do McLaren Senna ao Brasil reacendeu uma curiosidade sobre essa história de paixão do piloto pelos carros de rua, bem como o interesse de muita gente sobre o que piloto guardou durante a vida em sua garagem.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL


Perfeccionista

Falar do legado do Senna para os carro de passeio é falar de sua obsessão pela perfeição -- algo emocionanante para os apaixonados por carros, e claro, apaixonados por Senna. Basta olhar para os dois carros que Ayrton mantinha aqui no Brasil, em ótimo estado de conservação até hoje.

Deixa para falarmos de novo do Honda NSX 1991, modelo 1992, a lendária "Ferrari japonesa" que Ayrton ajudou a desenvolver. Melhor: ajudou a salvar de um possível fracasso. Foi Senna quem fez os ajustes finais do NSX. Mas a primeira parte do desenvolvimento teve participação ativa de Satoru Nakajima, piloto japonês de Fórmula 1, companheiro de Senna nos tempos de Lotus, e que em cinco anos de competição a categoria máxima ficou conhecido por não somar pontos e colecionar trapalhadas.

Não tinha como dar assim tão certo para quem conhece a história.

Com protótipo pronto, Senna pegou o carro para acelerar alguns dias na lendária pista de Nürburgring (Alemanha), área preferencial para testes de supercarros, e deu as dicas para o sucesso. Deu tão certo, que a marca japonesa guardou as indicações passadas pelo brasileiro e as utilizou, acredite você ou não, na segunda geração do NSX, que só ganhou vida 22 anos após a morte do piloto.

Foi o primeiro esportivo de verdade da marca, com motor central traseiro e tração traseira, por coincidência a mesma concepção do McLaren Senna hoje. O motor V6 de 3 litros gerava 270 cv e 30 kgfm de torque só em 5.500 rpm, rotações bem altas e dignas de carros feitos para a pista.

Com isso, era mais rápido que a Ferrari 328, custando a metade do preço. Ia de 0 a 100 em 5,9 segundos e chegava aos 272 km/h de máxima, um absurdo para um carro japonês da época.

Esse carro tinha uma posição de guiar espetacular, controle de tração que era algo bem raro na época, faróis escamoteáveis, um câmbio manual magnífico e algumas coisas especiais que nos anos 1990, só gente com a grana e a importância do Ayrton Senna poderiam exigir.

Caso do sistema de som Bose, com equalizador Kenwood e som tridimensional padrão Dolby (em dobradinha nipo-americana), bem como do... telefone celular onboard. Sim, um telefone móvel no carro, que tinha sinal via antena colocada no alto do cockpit.

Carro pronto, Senna recebeu uma unidade para uso em São Paulo em 1991, ano de seu terceiro e último título com a imbatível dupla McLaren-Honda na F-1, e na placa tratou de homenagear sua mais importante conquista, a do primeiro mundial, em 1988.

Na placa cinza do carro estão as letras BSS. Elas significam "Beco", apelido de família, "Senna" e "Silva". O numeral 8888 faz referência à primeira conquista e também ao apreço de Senna pelo número 8. Só isso já tornaria o exemplar único e especial, na raridade sem preço que é. Aliás, Senna também usou padrão parecido em outro modelo, este com a placa BSS-8855.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL


Negócio com os alemães

Visionário, Senna parecia antever a onda de utilitários esportivos que hoje unem todo tipo de comprador de carros no Brasil e no mundo. Seu outro carro era a perua Audi S4 Avant 1993, um dos primeiros Audi importados para o Brasil, ainda da linha 100.

Senna e seu irmão Leonardo decidiram, após conversa com um executivo alemão ligado ao Grupo Volkswagen, apostar na vendas de carros: iriam iniciar a importação de modelos da Audi, mas só com exemplares "completões" de série. Com a morte de Senna, o irmão tocou o negócio primeiro total, depois parcialmente, até devolver as últimas ações de controle aos alemães em 2005.

Daí a maior curiosidade sobre a S4 Avant: Ayrton Senna a escolheu para ser o carro de imagem da marca porque era o primeiro modelo com motor V8 para o Brasil; e a unidade de Ayrton, que também era levada a eventos de divulgação, tinha rodas exclusivas, modelo "Avus", com seis raios, aro de 16 polegadas, que faziam alusão ao protótipo Avus, que muito tempo depois daria vida ao R8.

Mas Senna também a escolheu porque era um dos poucos veículos que o permitiam levar os aeromodelos que tanto gostava no porta-malas. Naquela época não tinha essa onda SUV por aqui, né? Carro bom de porta-malas era perua e essa tinha 390 litros. Não só espaço para bagagem: o compartimento escondia ainda, sob o assoalho, dois bancos extras, voltados para trás, de forma "invertida", somando espaço para sete pessoas.

Falando do poderio, o motor V8 de 280 cv era pareado a câmbio manual de seis marchas e tração interal, com bloqueio de diferencial traseiro. Esportividade que era a cara de Senna, seja para se deslocar em São Paulo, seja para viajar com a família quando esteve de férias no Brasil entre o fim de 1993 e o começo de 1994.

Essa station wagon podia ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos, mas não se pode duvidar que nas mãos do Senna poderia até fazer menos. Certamente, quando viajava sozinho, Ayrton aproveitava para desfrutar o som de fitas K7 no sistema Bose ou então algum de seus CDs na disquteira para 10 discos instalada em um nicho no porta-malas.

Murilo Góes/UOL Murilo Góes/UOL


Fonte de inspiração

Nessa viagem pelo legado de Ayrton Senna, retornamos ao presente e ao McLaren Senna. Praticamente feito à mão, tem chassi e carroceria de fibra de carbono, 1.198 kg, 42 kg mais leve do que um Audi A3 Sedan, modelo fabricado pela Audi no Brasil.

Feito para acelerar nas pistas, o Senna tem aparência até meio estranha, e aquela asa de apenas 5 kg ali atrás suporta nada menos do que 500 kg de peso. Com tudo isso, faz o 0 a 100 kmh em 2,8 segundos e chegar aos 200 km/h antes que você termine esta frase: só 6,3 segundos. O motorzaço V8 de 4 litros biturbo gera 800 cv e 81,6 kgfm de torque.

Tudo transmitido para as rodas traseiras por um câmbio automatizado de 7 marchas, de embreagem única e não dupla. Sim, monoembreagem, mas desse automatizado ninguém ousará falar mal. Nunca!





Fichas técnicas

Audi 100 S4 Plus Avant

Ano/modelo: 1992/1993. Motor: V8, 4.2. Potência: 280 cv. Torque: 40,8 kgfm. Câmbio: 6 marchas, manual. Velocidade máxima: 250 km/h. 0-100 km/h: 6,6 s. Comprimento: 4,79 m. Entre-eixos: 2,69 m. Porta-malas: 390 litros. Preço: ND
Imagem: Murilo Góes/UOL

Honda NSX Type R
Ano/modelo: 1991/1992. Motor: V6, 3.0, aspirado. Potência: 270 cv. Torque: 30 kgfm. Câmbio: 5 marchas, manual. Velocidade máxima: 272 km/h. 0-100 km/h: 5,1 s. Comprimento: 4,43 m. Entre-eixos: 2,53 m. Porta-malas: 157 litros. Preço: ND
Imagem: Murilo Góes/UOL
   
McLaren Senna
Ano/modelo: 2018/2018. Motor: V8, 4.0, biturbo. Potência: 800 cv. Torque: 81,6 kgfm. Câmbio: 7 marchas, automatizado. Velocidade máxima: 340 km/h. 0-100 km/h: 2,8 s. Comprimento: 4,74 m. Entre-eixos: 2,67 m. Porta-malas: "dois capacetes, dois macacões e, talvez, dois sanduíches". Preço: R$ 8,5 milhões
Imagem: Murilo Góes/UOL

UOL Carros agradece: Leonardo Senna, Instituto Ayrton Senna, McLaren Brasil, Charles Marzanasco e Interlagos Motor Clube.





FONTE PESQUISADA


BRITO, Eugênio Augusto; ANACLETO, João.  Os carros de Ayrton Senna. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/reportagens-especiais/carros-de-senna/index.htm#senna-day>. Acesso em: 29 de julho 2019.

Canadá 1986 (5ª posição), Inglaterra 1986 (Abandonou) e Mônaco 1986 (3ª posição) - Fotos


Grande Prêmio do Canadá 1986.
Montreal, Quebec, Canadá. 13 a 15 de junho de 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), 5ª posição.

1986 Canadian Grand Prix.
Montreal, Quebec, Canada.13th - 15th June 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), 5th position, portrait.


Grande Prêmio da Grã-Bretanha 1986.
Brands Hatch, Inglaterra. 11 a 13 de julho de 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), abandonou.

1986 British Grand Prix.
Brands Hatch, England. 11th - 13th July 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), retired, action.





Grande Prêmio de Mônaco 1986.
Monte Carlo, Mônaco. 8 a 11 de maio de 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), 3ª posição.

1986 Monaco Grand Prix.
Monte Carlo, Monaco. 8th - 11th May 1986.
Ayrton Senna (Lotus 98T-Renault), 3rd position, action.





domingo, 28 de julho de 2019

Correio Braziliense: Ayrton Senna Corre Domingo 30/04/1982

Correio Braziliense,
Brasília, sexta-feira, 30 de abril de 1982

Na sétima corrida, em Zolder (na Bélgica), realizada em 18/04/1982, e já válida pelo europeu, fez a pole, mas não venceu. Seria a primeira vez na FF2000 que ele não conseguia o famoso “barba, cabelo e bigode”.

"Foi um azar tremendo, pois eu já estava liderando a corrida com certa tranquilidade. Sem mais nem menos, o motor começou a bater e, antes que eu pudesse parar, explodiu. No retorno à Inglaterra, o Ralph Firman, proprietário da Van Diemen, providenciou a preparação de mais quatro unidades, duas das quais eu já testei na semana passada". (O piloto brasileiro largou na "pole position" e liderava a prova (de Zolder, na Bélgica), quando teve que desistir, com o motor do seu Van Diemen quebrado.)




"Agora, está tudo bem. A quebra do motor, em Zolder, não afetou em nada a nossa programação de treinos. O que fizemos nessa folga do calendário foi treinar muito, preparando-nos para as duas provas desta semana, que não vão ser nada fáceis." (O comportamento das novas unidades foi considerado excelente por Ayrton Senna, que estabeleceu melhores tempos nos treinos realizados. Dessa forma, para a segunda etapa do campeonato Europeu Fórmula Super Ford, no domingo em Donington Park, ele já surge como franco favorito, pois na vez anterior que correr naquele circuito, pelo certame inglês, foi o vencedor e bateu o recorde da pista, depois de largar na "pole position" e marcar a volta mais rápida.)


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FONTE PESQUISADA


AYRTON SENNA - 1982. Disponível em: https://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/formula-ford/temporada-1982/>. Acesso em: 27 de julho 2019.

CORREIO BRASILIENSE (DF) - Ayrton Senna corre domingo. Jornal do Brasil, 30 de abril de 1982, Esportes, página 15.

GP Brasil 1984 (Boxes) - Fotos





Ayrton Senna(BRA), Toleman TG183B, Brazilian GP, Rio de Janeiro, 25 March 1984

Ayrton Senna(BRA), Toleman TG183B, DNF
Brazilian GP, Rio de Janeiro, 25 March 1984

sábado, 27 de julho de 2019

Ayrton Senna - Pintura feita na parede do GP Brasil de Formula 1 - 1991 (Vídeo)




Pintura feita com tinta acrílica de artesanato.
Tamanho 1,12m de altura por 1,94m de comprimento.
Fotografia de: Getty Imagens.
Narração de Galvão Bueno e Ayrton Senna.
Tempo de trabalho 36 Horas.

Fórmula 3 (Silverstone - Pódio), (Donington Park - Pódio) e (Thruxton - Grelha)



Campeonato Britânico de Fórmula 3 de 1983.
Silverstone, Grã-Bretanha. 20 de março de 1983.
Ayrton Senna e Martin Brundle (ambos Ralt RT3-Toyota), terminaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, no pódio.

1983 British Formula 3 Championship. 
Silverstone, Great Britain. 20th March 1983. 
Ayrton Senna and Martin Brundle (both Ralt RT3-Toyota), finished in 1st and 2nd positions respectively, podium. portrait.



Campeonato Britânico de Fórmula 3 de 1983.
Donington Park, Inglaterra. 24 de julho de 1983.
Ayrton Senna (Ralt RT3-Toyota), 1ª posição, com Martin Brundle (Ralt RT3-Toyota), 2ª posição e Davy Jones (Ralt RT3-VW), 3ª posição, no pódio.

1983 British Formula 3 Championship.
Donington Park, England. 24th July 1983.
Ayrton Senna (Ralt RT3-Toyota), 1st position, with Martin Brundle (Ralt RT3-Toyota), 2nd position and Davy Jones (Ralt RT3-VW), 3rd position, on the podium, portrait.





Campeonato Britânico de Fórmula 3 de 1983.
Thruxton, Inglaterra. 4 de abril de 1983.
Ayrton Senna (Ralt RT3-Toyota), 1ª posição, na grelha com o chefe da equipe, Dick Bennetts.

1983 British Formula 3 Championship.
Thruxton, England. 4th April 1983.
Ayrton Senna (Ralt RT3-Toyota), 1st position, on the grid with team boss, Dick Bennetts, portrait.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Correio Braziliense (DF): Senna é o líder no Thoresen 16/03/1981

Correio Braziliense,
Brasília, quinta-feira, 16 de março de 1981

Senna e Mansilla, Mallory Park 1981

"Como o Mansilla pertence também à Equipe da Van Diemen achei melhor não deixar acontecer o choque, pois o importante era ganhar um carro nosso. Porém, conversei com o Ralph Firman, dono da Van Diemen, assim que a prova terminou e acertamos que da próxima vez, quando acontecerem fechadas desleais como as desta prova, não deverei me preocupar com o fato de ser um carro nosso. Se acontecer o choque e dano do outro piloto, azar dele". (É que durante o transcorrer da mesma, Henrique Mansilla impediu com fechadas e "todos", que Ayrton Senna assumisse a liderança da corrida. E em todas essas ocasiões, Ayrton Senna saia para a grama, para evitar o choque, cujas consequências seriam danosas para o piloto argentino, devido a posição dos carros no momento das fechadas.)

Senna e Mansilla, Mallory Park 1981

"Esses testes serão de muita validade para mim, pois será uma maneira de eu estar sempre em atividade, desenvolvendo o meu carro, ao mesmo tempo que testo os carros da Van Diemen, sem qualquer ônus pra o esquema que tenho acertado com a Van Diemen". (Nesta semana, Ayrton Senna da Silva dará continuidade ao plano de trabalho realizado por Ralph Firman, nos quais o piloto brasileiro surge como piloto de testes, exclusivo da Van Diemen. Ele treinará em Snetterton e em Mallory Park, onde será realizada a terceira rodada do "Towsend Thoresen", no dia 5 de abril.)

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FONTE PESQUISADA


CORREIO BRASILIENSE (DF): Senna é o líder no Thoresen. 16 de Março de 1981, Esporte, página 18.



FF2000 1982 (Hockenheim e Oulton Park) - Fotos


Campeonato EFAD Euroseries FF2000 1982.
Hockenheim, Alemanha. 7 a 8 de agosto de 1982. Rd 6.
Ayrton Senna (Van Diemen - Nelson RF82), 1ª posição, retrato.

1982 EFDA Euroseries FF2000 Championship.
Hockenheim, Germany. 7th - 8th August 1982. Rd 6.
Ayrton Senna (Van Diemen- Nelson RF82), 1st position, portrait.



Campeonato Britânico de Fórmula Ford 2000 de 1982.
Oulton Park, Inglaterra. 4 de setembro de 1982.
Ayrton Senna (Van Diemen - Nelson RF82), 1ª posição, ação.

1982 British Formula Ford 2000 Championship.
Oulton Park, England. 4th September 1982.
Ayrton Senna (Van Diemen- Nelson RF82), 1st position, action.


Campeonato EFAD Euroseries FF2000 1982.
Hockenheim, Alemanha. 7 a 8 de agosto de 1982. Rd 6.
Ayrton Senna (Van Diemen - Nelson RF82), 1ª posição, ação.

1982 EFDA Euroseries FF2000 Championship.
Hockenheim, Germany. 7th - 8th August 1982. Rd 6.
Ayrton Senna (Van Diemen- Nelson RF82), 1st position, action.

Longa sobre juventude de Ayrton Senna em Taipas será gravado no Tocantins e deve ser lançado em 2020


Fórmula Ford 1600 (Primeira vitória em Monolugares) 1981


Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 é parabenizado por Alfonso Toledano (MEX) depois de sua primeira vitória em monolugares em apenas sua terceira corrida.
Campeonato Fórmula Ford 1600 de Townsend Thoresen, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 is congratulated by Alfonso Toledano (MEX) following Sennas first single seater victory in only his third race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.



Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 lidera a corrida rumo à conquista da sua primeira vitória em monolugares apenas na terceira corrida.
Campeonato Fórmula Ford 1600 de Townsend Thoresen, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 leads the race en route to taking his first single seater victory in only his third race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.



Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 lidera a corrida rumo à conquista da sua primeira vitória em monolugares apenas na terceira corrida.
Campeonato Fórmula Ford 1600 de Townsend Thoresen, Brands Hatch, Inglaterra, 15 de março de 1981.

Ayrton Senna da Silva (BRA) Van Diemen R81 leads the race en route to taking his first single seater victory in only his third race.
Townsend Thoresen Formula Ford 1600 Championship, Brands Hatch, England, 15 March 1981.