quarta-feira, 8 de maio de 2024

Netflix é obrigada a esconder Adriane Galisteu em série sobre Ayrton Senna

EXIGÊNCIA DA FAMÍLIA

Adriane Galisteu e Ayrton Senna em foto íntima: a ex-modelo e o piloto namoraram durante 18 meses
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

CARLA BITTENCOURT, colunista

Publicado em 8/5/2024 - 6h10

Depois de ser excluída do documentário Senna por Ayrton, do Globoplay, Adriane Galisteu também terá sua importância reduzida na série ficcional sobre Ayrton Senna (1960-1994) que a Netflix lançará neste ano. A exigência partiu da própria família do piloto, que ignora a apresentadora desde a morte dele, que completou 30 anos no último dia 1º.

Na verdade, o impasse sobre a presença de Adriane Galisteu quase fez a Netflix desistir da série. A demora para começar a produzir o projeto aconteceu exatamente por essa questão. Viviane Senna, presidente do instituto que leva o nome do irmão e representa os interesses da família, não queria de jeito nenhum que houvesse menções à apresentadora da Record.

Os executivos da gigante do streaming, no entanto, peitaram a empresária e chegaram a desistir da ideia de fazer a série. Os argumentos eram plausíveis: não haveria como contar a história do piloto sem mencionar a ex-modelo, que esteve ao lado de Senna no 1 ano e meio final da vida dele.

A Netflix salientou que o projeto era mundial, que a trajetória do corredor e sua vida amorosa eram de conhecimento público e que a credibilidade da série ficaria abalada sem a presença de uma personagem tão importante.

A plataforma não queria que acontecesse com o projeto o mesmo que aconteceu no espetáculo Ayrton Senna, o Musical (2017), que foi criticado por não levar Galisteu para os palcos. O problema, no entanto, tinha nome e sobrenome: Xuxa Meneghel.

As duas namoradas mais famosas do ídolo do automobilismo tinham sido vetadas do musical, mas apenas a ex-apresentadora da Globo apareceria na série da Netflix. Isso não fazia o menor sentido para o roteiro, já que Xuxa foi namorada do piloto quatro anos antes de sua morte.

A condição dada por Viviane Senna para a continuidade do trabalho foi, então, minimizar a importância de Galisteu na vida do irmão e tratá-la apenas como mais uma namorada --e nunca como a viúva do piloto. Enquanto Pâmela Tomé teve carta branca para procurar Xuxa e trocar experiências com ela para viver a loira na telinha, Julia Foti foi orientada a não conversar com Adriane Galisteu.

A atriz escolhida para interpretar a última amada de Senna teve, inclusive, sua participação bem reduzida: ela chega a ter menos cenas do que as atrizes que viverão outras ex-namoradas menos conhecidas do esportista. Por pressão da Netflix, a apresentadora de A Fazenda até estará na história, mas sem o tamanho que ela de fato teve na vida de Ayrton Senna.

Procurada, a Netflix agradeceu o contato e disse que não comentaria o assunto. Já Viviane Senna não respondeu as mensagens do Notícias da TV.


FONTE PESQUISADA

BITTENCOURT, Carla. Netflix é obrigada a esconder Adriane Galisteu em série sobre Ayrton Senna. Disponível em: <https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/netflix-e-obrigada-a-esconder-adriane-galisteu-em-serie-sobre-ayrton-senna-119326>. Acesso em: 08 de Maio de 2024.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Olá, Senna e Sra. Senna!

[ Jornal Alemão, ano 1993 ]


Há muitos rumores sobre a vida pessoal do brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1 que ninguém jamais poderia me mostrar. Mais tarde, Senna foi "ligado" a algumas mulheres, mas há alguns meses parece que os fios da maior parte desses rumores maliciosos foram cortados. Uma linda fada solteira apareceu na vida do brasileiro, que virou completamente de cabeça para baixo sua vida tranquila até então.

A fada Adriane (este é o primeiro nome da bela donzela brasileira) só é conhecida no mundo por sua profissão. Modelo fotográfica e manequim, e desde o começo do ano pode ser considerada namorada de Ayrton Senna da Silva, e segundo muitos, sua noiva. Desde então – há mais de seis meses – ele não sai do lado da brasileira, que claramente gosta da companhia da garota.

Por muito tempo, ele teve um relacionamento de longa data com a solidão, que - por outros motivos, quem sabe - possivelmente fazia uma dieta rigorosa. No café da manhã, almoço e jantar, só queijo e salada, às vezes um peixinho. Hora de dormir às nove da noite, e durante o dia - quando não era preciso pisar no acelerador de um carro de corrida - treino de ginástica e corrida.

A aparição de Adriane iluminou esse ritmo de vida tranquila. Em vez da comida preferida pelos ratos e coelhos, são refeições principescas, e a posição deitada permaneceu.

Muitas vezes (mas nunca perto de um Grande Prêmio!) significa [dormir até] nove da manhã e, em vez de treinar, exercícios leves com a garota. (Por exemplo, caminhando.)

Aliás, Adriane deu seu show mais atraente em Monte Carlo, onde apareceu com uma malha recortada na barriga. Ela sorriu satisfeita para os fotógrafos (devido à sua profissão, ela não se envergonha de ver os flashes), puxou as calças para cima, para que ninguém pudesse espiar livremente seu umbigo.

Apesar de tudo isso, Senna fica com ciúmes, mas não faz cenas e claramente gosta do quanto “apreciam” sua namorada. Ele se acalmou sob a influência do amor e, segundo muitos, corre menos riscos em uma curva e ultrapassagens, durante as corridas. Ele diz que "está pegando mais leve" (suavizou), enquanto olha cúmplice para Adriane...

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Globoplay lançará série documental sobre Senna nos 30 anos da morte do piloto

Em três episódios, 'Senna por Ayrton' é narrada em primeira pessoa a partir de entrevistas dadas pelo tricampeão de F1 para a Globo e para outros veículos de comunicação

Mônica Bergamo

22.abr.2024 às 16h00

Folha de São Paulo - folha.uol.com.br

No próximo dia 1º de maio, quando completará 30 anos da morte de Ayrton Senna, o Globoplay vai lançar uma série documental sobre a vida e a carreira do piloto.

"Senna por Ayrton" foi desenvolvida pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Globo e apresenta o próprio atleta contando a sua história, em primeira pessoa.

Para conseguir esse resultado, foi feita uma extensa pesquisa em cerca de 150 horas de gravações de entrevistas concedidas pelo tricampeão de F1 não apenas para a Globo, mas também para outros veículos de comunicação no Brasil e no exterior.

O piloto Ayrton Senna. Foto: Jorge Araujo / Folhapress - Folhapress

Há ainda depoimentos de amigos e familiares recuperados de vídeos antigos. Segundo a plataforma, não foram gravadas novas entrevistas para a produção. Questionada pela coluna, o Globoplay diz que as apresentadoras Xuxa e Adriane Galisteu, que foram namoradas de Senna, também aparecem na série em imagens de arquivo.

"Seguimos sempre pelo ponto de vista dele sobre tudo o que viveu", diz o diretor Rafael Pirrho. Ele é responsável pela direção do documentário ao lado de Rafael Timóteo. Os dois também assinam o roteiro com Camila Côrtes e José Emílio Aguiar.

"Senna por Ayrton" terá três episódios.

Outras produções e especiais também são preparadas para homenagear o piloto brasileiro, que morreu aos 34 anos após sofrer um acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

Na Globo, o Bom Dia SP vai exibir, a partir da próxima segunda (29), uma série de reportagens sobre a relação de Senna com São Paulo, especialmente a Zona Norte, onde ele morou na infância.

"Ele tinha muito orgulho de ser do Brasil, de ser de São Paulo e, de fato, a gente morou muitos anos na Zona Norte, em diversos bairros. Ele nunca perdeu a humildade de ser brasileiro, paulista, e uma pessoa que veio de uma condição que, muitas vezes, não seria considerada a melhor", diz Viviane Senna, irmã do piloto.

Já a Netflix deverá lançar ainda neste ano a série "Senna", que será estrelada pelo ator Gabriel Leone e conta também com Alice Wegmann no elenco.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH



FONTE PESQUISADA

MÔNICA, Bergano. Globoplay lançará série documental sobre Senna nos 30 anos da morte do piloto. Disponível em: <https://estudio.folha.uol.com.br/netflix/2024/04/segunda-capa-historica-sobre-senna-revive-vitoria-epica-em-portugal-a-primeira-dele-na-f1.shtml>. Acesso em: 22 de Abril de 2024.

domingo, 21 de abril de 2024

Segunda capa histórica sobre Senna revive vitória épica em Portugal, a primeira dele na F1

Iniciativa faz parte da campanha que prepara os fãs para o lançamento da série "Senna", da Netflix, sobre o tricampeão brasileiro

21.abr.2024 à 0h00
Estúdio Folha - estudio.folha.uol.com.br

Está no ar (e no papel) a segunda das oito capas promocionais que sairão nas edições impressa e digital da Folha neste ano para homenagear o tricampeão de F1 Ayrton Senna e dar aos fãs a chance de lembrar momentos marcantes da carreira do piloto.

A coleção é uma espécie de "pré-temporada" da estreia, ainda neste ano, da minissérie da Netflix sobre o piloto. Em seis episódios, "Senna" acompanha a trajetória do brasileiro desde a mudança para a Inglaterra, para correr de Fórmula Ford, até sua morte, em 1994, ao volante de uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino.

A prova relembrada nesta nova capa, o GP de Portugal, no circuito de Estoril, em 21 de abril de 1985, foi duplamente especial. Para começar, foi a primeira vitória do brasileiro na F1. E Senna pilotou de forma impecável. Sob forte chuva, obteve a façanha de chegar uma volta à frente até do terceiro colocado. E o segundo ficou mais de um minuto atrás de Senna. O brasileiro fez a pole position, cravou a melhor volta e liderou o GP de ponta a ponta.

Divulgação

Luiz Andreoli e Abel Neto, jornalistas que acompanharam a carreira do piloto, assinam os textos que revivem a sensacional estreia do brasileiro no primeiro lugar do pódio. E vai ser parecido em cada página da coleção de capas especiais. Elas resgatam a emoção da época em que milhões de brasileiros ficavam grudados na frente da TV aos domingos para acompanhar as façanhas de Senna.

Os fãs terão a oportunidade de relembrar os feitos do piloto e de também descobrir uma nova perspectiva sobre ele. Para os mais jovens, será uma forma de conhecer detalhes da trajetória do tricampeão. Além da capa, cada uma das edições dá um pôster, para colecionar.

SOBRE A SÉRIE

Imagens da minissérie "Senna", que tem Gabriel Leone no papel do piloto, ilustram as capas comemorativas. Outros brasileiros no elenco são Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.

Entre os atores estrangeiros, Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.

Divulgação

Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a série vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.

A série tem direção geral de Vicente Amorim, que também assina como showrunner e diretor, e direção de Julia Rezende. "Senna" é produzida pela Gullane e realizada em parceria com a Senna Brands e a família do piloto.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha


FONTE PESQUISADA

ESTÚDIO FOLHA - Segunda capa histórica sobre Senna revive vitória épica em Portugal, a primeira dele na F1. Disponível em: <https://estudio.folha.uol.com.br/netflix/2024/04/segunda-capa-historica-sobre-senna-revive-vitoria-epica-em-portugal-a-primeira-dele-na-f1.shtml>. Acesso em: 21 de Abril de 2024.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Globoplay reverencia Ayrton Senna com série documental

Senna por Ayrton estreia em maio

por Fabio Marckezini

há um dia


Os documentários estão entre os destaques do Globoplay, plataforma de streaming da Globo. Em breve, Ayrton Senna vai ganhar uma série do tipo.

Um especial sobre o piloto de Fórmula 1 está sendo preparado para maio, mês em que a morte dele completa três décadas.

Senna faleceu em 1° de maio de 1994, por conta de um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Ele tinha apenas 34 anos. A tragédia parou o Brasil.

30 anos de saudade

A produção de Senna por Ayrton vai aproveitar o vasto arquivo da Globo, que acompanhou a carreira dele desde o início – assim como a vida pessoal.

A série documental também deve contar com depoimentos de pessoas próximas e personalidades ligadas a Ayrton Senna, como o narrador Galvão Bueno.

Cabe lembrar que um documentário sobre a vida do piloto brasileiro já foi exibido nos cinemas. Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão foi lançado em 2010 e recebeu inúmeros elogios da crítica e do público.

A história em minissérie

Enquanto isso, a Netflix prepara uma minissérie sobre a vida de Ayrton. O lançamento está previsto para este ano.

Gabriel Leone vive o protagonista. Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro integram o elenco.

A produção usou uma réplica fiel do carro de Senna nos tempos da McLaren. Ainda, gravações no Autódromo de Interlagos e em Angra dos Reis, cidade em que ele passava suas férias no Brasil.



FONTE PESQUISADA

MARCKEZINI, Fabio. Globoplay reverencia Ayrton Senna com série documental. Disponível em: <https://duhsecco.com.br/streaming/globoplay-reverencia-ayrton-senna-com-serie-documental/>. Acesso em: 15 de Abril de 2024.

Cola no Grid terá edição especial para lembrar 30 anos sem Ayrton Senna

Em depoimento histórico, Reginaldo Leme lembra histórias ao lado do tricampeão de F1

DA REDAÇÃO

15/04/2024 • 08:05 • ATUALIZADO EM 15/04/2024 • 11:56

Em depoimento histórico, Reginaldo Leme lembra histórias ao lado do tricampeão de F1
Band

Em homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna, o Cola no Grid terá uma edição especial no dia 1º de maio.

Reginaldo Leme, comentarista do Grupo Bandeirantes de Comunicação, traz histórias especiais dos quase 15 anos de amizade com o tricampeão de Fórmula 1 – inclusive com bastidores que você talvez não conheça.

Do início de carreira na Europa ao acidente fatal no GP de San Marino de 1994, passando pelo desentendimento entre os dois no início da década de 1990, Reginaldo dá detalhes da trajetória de um dos mais importantes nomes da história do esporte mundial.

A edição especial do programa Cola no Grid vai ao ar em 1º de maio, no Band.com.br e no Bandplay.


FONTE PESQUISADA

BAND - Cola no Grid terá edição especial para lembrar 30 anos sem Ayrton Senna. Disponível em: <https://www.band.uol.com.br/esportes/automobilismo/formula-1/noticias/cola-no-grid-edicao-especial-30-anos-sem-ayrton-senna-16681446>. Acesso em: 15 de Abril de 2024.