Ayrton Senna
O Rei de Mônaco: Por ser o
recordista com 6 vitórias no circuito de Monte-Carlo.
O Príncipe de Mônaco: Pelo
mesmo motivo de ser o “Rei de Mônaco”
O Mágico ou O Mágico Senna: Não rara
vezes, Senna fez magia nas pistas, ganhando então o apelido de Mágico.
Adriane Galisteu
É muito raro uma mulher de piloto
ou qualquer outra do circo da Fórmula 1 ser homenageada com um apelido (apenas
duas até hoje), mas Adriane se destacou tanto no circo que ganhou não só um,
mas dois apelidos. São eles:
A Primeira Dama da Fórmula 1:
Por ser a dama principal ao lado do melhor piloto da época, Ayrton Senna. Não só
por esse motivo, mas porque Adriane era tão famosa quanto Ayrton. Muitas outras
tentaram desde então, entretanto, o posto não foi mais ocupado. Nenhuma outra conseguiu
tal proeza.
A Princesa de Mônaco: A
primeira vez que Ayrton levou Adriane a Mônaco foi tão impactante que a modelo
ganhou o simbólico título de “Princesa de Mônaco”. Os convidados de uma festa
onde haviam desde nobres a artistas de Hollywood ficaram encantados com sua
beleza e graciosidade, e assim Adriane receberia seu primeiro apelido na F1.
Leão: Por sua
forma arrojada e valente de pilotar (mais também fazia muitas trapalhadas nas pistas).
Kaiser: Na Alemanha, Michael Schumacher ficou conhecido como "Kaiser" (imperador em alemão). No Brasil e em outras partes do mundo, com as devidas traduções e adaptações, recebeu o apelido de "Dick Vigarista" por suas trapaças.
Vesgo: Recebeu esse apelido por um quase imperceptível estrabismo.
Rato: Na formula 1 Emerson Fittipaldi era conhecido como Rato, o motivo é que na juventude vivia perambulando pelas oficinas, aprendendo tudo que podia sobre carros.
Professor: Pelo estilo preciso e calculista nas pistas.
Katagrama: Os erros grosseiros de Ukyo Katayama lhe valeram o apelido de “Katagrama”
Michael Schumacher
Kaiser: Na Alemanha, Michael Schumacher ficou conhecido como "Kaiser" (imperador em alemão). No Brasil e em outras partes do mundo, com as devidas traduções e adaptações, recebeu o apelido de "Dick Vigarista" por suas trapaças.
Kimi Räikkönen
Homem de Gelo: O piloto finlandês é muito
frio, no sentido de se vencer uma corrida não comemora, permanece do mesmo
jeito, já se ele perde, fica em último lugar, ou o carro quebra, não muda de
comportamento. Continua estável, não fica bravo, não reclama, nem chora.
Jackie Stewart
Vesgo: Recebeu esse apelido por um quase imperceptível estrabismo.
Emerson Fittipaldi
Rato: Na formula 1 Emerson Fittipaldi era conhecido como Rato, o motivo é que na juventude vivia perambulando pelas oficinas, aprendendo tudo que podia sobre carros.
Alain Prost
Professor: Pelo estilo preciso e calculista nas pistas.
Ukio Katayama
Katagrama: Os erros grosseiros de Ukyo Katayama lhe valeram o apelido de “Katagrama”
Andrea de Césaris
Demolidor ou Andrea de
Crasheris: Pela capacidade de destruir carros. Em seu ano de estreia
pela McLaren, em 1981, destruiu seis carros e bateu cerca de 17 vezes ao longo
da temporada.
Dennis Hulme
O Urso da Nova Zelândia: O neozelandês era um piloto
agressivo e determinado ao volante, e daí veio seu apelido.
Elio de Angelis
O Gentleman: Herdeiro de uma
tradicional família italiana, De Angelis era um sujeito culto e refinado fora
das pistas e era conhecido por ser um ótimo pianista. Dentro do carro, também
era um dos mais cordiais em disputas de posição.
Giusepe Farina
O Advogado Voador: O primeiro
campeão mundial da história tinha um diploma de doutor pela Universidade de
Direito de Turim. Farina, detentor do título de 1950, também era conhecido pelo
apelido "Nino".
Graham Hill
Mister Monaco: Nos anos 60, venceu cinco vezes o GP de Mônaco e era o grande conhecedor da pista de Monte Carlo.
Jack Brabham
Black Jack: Dono de uma
personalidade discreta, Brabham começou a ser conhecido como "Black
Jack" por causa de seu estilo "sombrio" e também por ter cabelos
escuros.
James Hunt
Superstar: Era assim que Hunt
era chamado pelo Lord Alexander Hesketh, o homem que levou o inglês à Fórmula 1.
José Carlos Pace
O Moco: Conhecido por só
responder a perguntas que o interessavam. Nas outras, fazia "ouvidos
moucos".
Juan Manoel Fangio
El Chueco: Na tradução para o
português, "o Manco". Isso porque Fangio jogava futebol quando jovem
na Argentina e tinha as pernas arqueadas como Garrincha.
Niki Lauda
O Computador: Piloto de
extrema regularidade e consistência, Lauda fazia tantas voltas em sequencia no
mesmo ritmo que parecia mesmo um computador.
FONTES PESQUISADAS
REVISTA RUMO - GRANDES LENDAS DO ESPORTE:
ALAIN PROST. Disponível em: <http://revistarumo.com.br/site/post.php?id=1096&titulo=grandes-lendas-do-esporte:-alain-prost>.
Acesso em: 19 de abril 2016.
COELHO, Gustavo. Você Sabia? - Os apelidos
dos pilotos. Disponível em: <http://www.sidneyrezende.com/noticia/30718+voce+sabia++os+apelidos+dos+pilotos>.
Acesso em: 19 de abril 2016.
YAHOO - Apelidos dos pilotos. Disponível
em: <https://br.noticias.yahoo.com/fotos/apelidos-dos-pilotos-slideshow/photo-foto-1-o-franc�s-e-tetracampe�o-alain-prost-o-maior-rival-de-ayrton-senna-nas-pistas-ficou-photo-1340141828.html/photo-foto-7-na-alemanha-michael-schumacher-ficou-conhecido-como-kaiser-mas-no-brasil-e-em-outras-partes-photo-1340141837.html>.
Acesso em: 19 de abril 2016.
MATTAR, Rodrigo. Equipes históricas –
Tyrrell, parte XXVIII. Disponível em: <http://rodrigomattar.grandepremio.uol.com.br/tag/ukyo-katayama/>.
Acesso em: 19 de abril 2016.
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