Grande
Prêmio - grandepremio.com.br
30/10/2018
06:00
Foi exatos 30 anos atrás, no GP do Japão de 1988,
que Ayrton Senna conquistou seu primeiro título na Fórmula 1. O brasileiro
precisou superar uma largada desastrosa, que o jogou da pole para o 14º lugar,
para vencer e derrotar Alain Prost
WARM UP / VITOR FAZIO, DE BERLIM
Foi exatos 30 anos atrás, em 30 de outubro de 1988,
que Ayrton Senna começou a se consolidar como um dos gigantes da Fórmula 1. O
piloto brasileiro, que fazia sua primeira temporada como piloto da McLaren,
confirmou o primeiro título mundial através de uma pilotagem icônica no GP do
Japão, com direito a duas vitórias – a na corrida em si e a sobre o companheiro
de equipe Alain Prost.
Ayrton Senna chegou a Suzuka com a situação sob
controle para ser campeão. É verdade que o fim de semana começou com Alain
Prost liderando o Mundial de Pilotos, mas o sistema de descarte de pontos
jogava a favor do brasileiro. Uma simples vitória em qualquer uma das últimas
duas corridas bastava para confirmar a conquista, independente dos resultados
de Prost. Pode não parecer uma missão tão simples assim, mas certamente era
mais fácil quando a McLaren era a única equipe com um carro verdadeiramente
vencedor, caso de 1988.
Na briga particular entre os dois pilotos no Japão,
Senna começou em vantagem com a pole, 0s324 mais rápido que Prost. Se a corrida
terminasse com os pilotos exatamente nessas posições, o campeonato acabava. Mas
não seria tão simples: Ayrton teve problemas na largada e caiu para 14º na
altura da curva 1 de Suzuka. Era um fardo do tamanho do mundo, mas também uma
chance de fazer uma exibição heroica.
Foto: A McLaren se mostrou imbatível em 1988, e
Ayrton Senna aproveitou isso ao máximo
E assim foi. Senna ganhou seis posições só na
primeira volta, começando a segunda em oitavo. Prost precisava aproveitar a
chance para abrir vantagem porque estava claro que o brasileiro eventualmente
chegaria às posições de destaque. Volta após volta, os pilotos foram ficando
para trás: Riccardo Patrese, Alessandro Nannini, Thierry Boutsen, Michele
Alboreto, Gerhard Berger...
Quando o inacreditável Ivan Capelli abandonou da
segunda colocação, isso após tomar a liderança brevemente das mãos de Prost, a
briga começou para valer. Ainda era a volta 20 de 51 e as duas McLaren estavam
em primeiro e segundo. O francês ainda liderava, mas em condições desfavoráveis:
o câmbio não estava funcionando perfeitamente, além de que a pista estava úmida
em alguns trechos.
Era só esperar um momento de fraqueza de Alain, que
veio com retardatários. O francês perdeu tempo tentando superar Andrea de
Cesaris e permitiu que Senna viesse por dentro na reta principal. Ultrapassagem
feita e liderança trocada na volta 28.
Foto: Ayrton Senna conseguiu em 1988 o primeiro dos
três títulos na F1
A ultrapassagem permitiu que Senna administrasse a
corrida. A vantagem sobre Prost crescia constantemente, sem sinais de
reviravoltas. A chuva chegou a apertar mais no fim, mas isso certamente não
seria suficiente para derrotar o brasileiro. A bandeira quadriculada confirmou
vitória de Ayrton com 11s de vantagem sobre Prost.
Foi o primeiro dos três títulos de Senna na Fórmula,
que seriam todos conquistados no Japão. 1988 terminou com uma briga ferrenha do
brasileiro com Prost, mas dentro dos limiares do jogo limpo. Ainda não dava
para saber, mas seria a última vez que os dois decidiriam título assim: em 1989
e 1990, as duas lendas da F1 ganharam um caneco cada após causar batidas um com
o outro em Suzuka.
FONTE PESQUISADA
FAZIO,
VITOR. Na Garagem: Senna faz corrida de recuperação no Japão e conquista
primeiro título na F1. Disponível em: <https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/na-garagem-senna-faz-corrida-de-recuperacao-no-japao-e-conquista-primeiro-titulo-na-f1>.
Acesso em: 10 de abril 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário