terça-feira, 20 de junho de 2017

"Ayrton estava com saudade de sua namorada Adriane e queria chegar em casa o mais rápido possível", diz Jo Ramirez sobre últimas horas de Senna

Jô Ramirez foi uma das últimas pessoas que falou com Senna antes de morrer.

O ex-coordenador da McLaren, amigo pessoal e confidente de Ayrton Senna, Jo Ramirez, revelou em entrevista a revista Motorsport Magazine um pedido especial que recebeu do amigo brasileiro, esse que seria então seu último pedido: um helicóptero para ir ao encontro de Adriane Galisteu. 

Por causa de brigas com a família, Ayrton não pôde levar Adriane para o Grande Prêmio de San Marino.


Motorsport Magazine, Outubro de 2007.
Reportagem de Taylor Simon.

"Eu costumava contratar aluguel de carros para os pilotos da McLaren, reservar seus helicópteros, tudo isso. Em Imola em 1994, embora Ayrton estivesse com Williams agora, ele veio até mim no sábado e me perguntou se eu me importaria de reservar um helicóptero logo após a corrida para chegar a Forli, onde estava seu avião, para poder voar para Portugal. Roland Ratzenberger tinha morrido naquele dia, o que chocou a todos, e Ayrton estava com saudade de sua namorada Adriane e queria chegar em casa o mais rápido possível. Eu disse que estava feliz em fazê-lo: isso mostrava que, embora estivéssemos em equipes diferentes agora, ainda éramos amigos. Fui vê-lo no domingo após o warm-up (aquecimento dos carros para o Grande Prêmio de Ímola) e disse-lhe onde o helicóptero seria e em qual nome foi reservado (nome = piloto do helicóptero)."


“I used to arrange hire cars for the McLaren drivers, book their helicopters, all that. At Imola in 1994, although Ayrton was with Williams now, he came to me on Saturday and asked me if I’d mind booking a helicopter right after the race to get to Forli, where his plane was, so he could fly to Portugal. Roland Ratzenberger had been killed on that day, which had shocked everybody, and Ayrton was missing his girlfriend Adriane and wanted to get home as soon as possible. I said I was glad to do it: it showed that although we were in different teams now we were still friends. I went to see him on Sunday after the warm-up and told him where the helicopter would be and what name it was booked in."


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Jo Ramirez acredita que seria importantíssimo para Ayrton a companhia de Adriane naquele fim de semana, faria bem a ele e deixou isso bem claro em seu livro "Mi vida em la fórmula uno", lançado em 2005.


   Ayrton chegou a Imola com seu irmão Leonardo, deixando sua namorada, Adriane, em casa, na Quinta do Lago, Portugal, e ainda que estivesse rodeado de amigos, em situações como esta lhe fazia falta a companhia de uma mulher. No sábado, depois do treino, me pediu para reserva-lhe um helicóptero para depois da corrida, para levá-lo de volta para Forli, onde estava estacionado seu avião. Ele queria voltar o mais rápido possível junto a Adriane. Ele disse que estar na Williams era muito diferente de estar na McLaren, já que os pilotos eram tratados como um empregado e ninguém se encarregava de cuidar de suas necessidades. Também disse que era muito mais fácil pedir a mim (a reserva do helicóptero para se encontrar com Adriane) porque eu conhecia todo mundo em toda a parte. Para mim, isso foi um sinal da continuidade da nossa amizade, ainda que agora lutávamos sob bandeiras diferentes.

Jo Ramirez acredita que seria importantíssimo para Ayrton a companhia de Adriane naquele fim de semana





Uma breve explicação sobre o motivo de Adriane não estar com ele em Ímola



Naquele fim de semana Ayrton estava no auge de uma briga com a família, que não aceitavam as suas decisões referentes a ele e Adriane. O pai seu Milton já tinha feito de um tudo para separa-los sem sucesso e isso irritou e entristeceu profundamente Ayrton. E por essa briga toda com a família, sabendo que seu irmão, enviado pela família a Ímola, tentaria mais uma vez, ele achou melhor deixar Adriane o esperando em casa, no Algarve em Portugal. 


Continuando...

   Na manhã seguinte fui até ele e lhe dei detalhes sobre o helicóptero. Ele ainda parecia um pouco deprimido, mas mais feliz com o carro depois do warm up matutino. Senna qualificou na pole, na Posição de Privilegio mas foi ele e não o carro quem o havia conseguido. O Williams FW16 ainda não era bom o suficiente e tinha sido essa determinação quase sobre-humana e desejo de sucesso que, muitas vezes, levou-o a alcançar metas que nenhum outro piloto poderia conseguir. Adicionado a isso, havia o fato de estar desesperado porque seu novo rival, Michael Schumacher, lhe colocou uma vantagem de 20 pontos em apenas duas corridas. Voltei a vê-lo na reunião de pilotos, onde permaneceu por um bom tempo conversando com Michael sobre como fazer mais seguras as corridas.


Leia o post completo: A Tragédia de 1994 Por Jo Ramirez


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FONTES PESQUISADAS


SIMON, Taylor. Lunch with Jo Ramirez. Motorsport Magazine, Londres, Volume 83, Número 10, p. 56 – 62. Outubro 2007.

RAMÍREZ, Jo. Mi vida em la fórmula uno. 1º Edição. Ibrain, 2005.

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