domingo, 1 de setembro de 2013

Ayrton Senna Biografia

Nasceu em São Paulo (tradicional bairro de Santana) no dia 21 de março de 1.960 e desde muito cedo e apoiado pelo pai,seu Milton, se interessou por carros. O primeiro Kart foi construído pelo seu Milton e tinha um motor de cortador de grama o garoto tinha apenas 4 anos. As habilidades dele impressionaram a família e aos 7 anos ele já dirigia jipes nas estradas das propriedades rurais do pai.

Ayrton Senna

Senna começou sua carreira no automobilismo como toda criança no Kart, ele tinha 13 anos e depois de ser vice campeão algumas vezes em 1.977 ganhou o Sul Americano de kart sendo campeão em 1.978 e 1980. Foi campeão Brasileiro de Kart em 1.977,1.978 e 1.980. Senna nunca foi campeão paulista de Kart e não conquistou o mundial ele tentou quatro vezes e foi duas vezes vice campeão (1.979 e 1.980) e dessa frustração nasceu uma frase famosa dele: “É o primeiro lugar ou nada”

o primeiro "brinquedo" feito pelo pai, seu Milton


competitivo já era sensacional no kart


sempre junto dos mecânicos

sempre no limite

Em 1.981 Ayrton começa a carreira na Europa e adota o sobrenome Senna, ele ganha o campeonato Inglês de fórmula Ford 1.600 pela equipe Ralf Firman e em 1.982 ganha o campeonato Inglês de fórmula Ford 2000 pela equipe Dennis Rushen. Em abril de 1.982 Senna venceu uma prova de fórmula Ford 2000 mesmo guiando as 14 voltas finais sem freio! “… Usei então um traçado diferente, vim mais para o meio da pista tendendo a vir para a parte interna da pista e assim evitei a ultrapassagem”, escreve ele.

campeão na formula ford inglesa nascia um mito!

Em 1.983 Ayrton Senna chega a fórmula 3 inglesa que na época era o último passo antes da Fórmula 1, Senna já era considerado um fenômeno e confirmou essa condição com a conquista da F3 naquele ano pela equipe de Dick Bennetts e ganha o tadicional Grande Premio de Macau tradicional corrida de fim de ano que reunia pilotos de várias categorias do automobilismo incluindo a Fórmula 1, o brasileiro neste momento já despertava interesse de todos os chefes de equipe da categoria máxima do esporte. Por seus feitos no tradicional templo do automobilismo mundial, o circuito Silverstone, a imprensa inglesa passou, na época, a chamar o lugar de Silvastone em homenagem ao brasileiro.

campeão f3


conquista o passaporte para a F1

O primeiro contato de Senna com um carro da Fórmula 1 foi no circuito de Donington Park no verão inglês de 1.983, o dia 19 de julho e o carro o Williams FW08C campeão mundial de 1.982 com o finlandês Keke Rosberg. Senna deu 83 voltas e mesmo tendo que andar num carro todo acertado para o Keke que era mais alto  e ainda assim ele bateu os tempos dos pilotos da escuderia e do campão mundial.

primeiro teste de Senna na F1

Na temporada de 1.984 Ayrton Senna estreava na Fórmula 1 alinhado no grid de largada do Grande Premio do Brasil no autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro deu 8 voltas e abandonou seu carro era o TG 184 da pequena equipe Toleman. Já no seu segundo GP na Africa do Sul no circuito de Kyalami ele consegue seu primeiro ponto na categoria máxima do automobilismo cruzando a linha de chegada em sexto, mas foi no GP de Mônaco nas estreitas ruas de Monte Carlo que o gênio Senna apareceu e assombrou o mundo da Fórmula 1, décimo terceiro no grid o brasileiro foi ultrapassando todos os competidores e debaixo de forte chuva conseguia guiar com pneu de pista seca por várias voltas, essa característica de pilotar espetacularmente bem sob chuva rendeu-lhe o apelido dado por Piquet de “o pato”, ultrapassou a lenda Niki Lauda e sua McLaren Porsche Turbo e avançou pra cima de outra lenda o francês Alain Prost , mas quando o brasileiro conseguiu fazer a ultrapassagem a corrida foi interrompida por questões de segurança e como regra valeria as posições da volta anterior e ai o francês levou a vitória.

Senna e sua modesta Toleman deixando pra trás uma McLaren, surgia um mito

primeiro pódio ao lado do maior rival

Ayrton colocou a pequena Toleman num lugar inimaginável

O gênio precisava de uma estrutura melhor para triunfar e foi isso que aconteceu em 1.985, Senna foi para a Lotus que oferecia um ótimo pacote técnico. A estréia foi no GP do Brasil e ele abandonou e no segundo GP pela Lotus no circuito do Estoril em Portugal ele conquistou a pole position e venceu sua primeira corrida na Fórmula 1 debaixo de muita chuva. Naquele ano ele se torna o rei das poles positions com 7 no total e no GP da Austrália igualaria o feito do seu maior ídolo, o canadense Gilles Villeneuve, e deu várias voltas com a sua Lotus sem o bico e mesmo saindo da pista várias vezes se manteve em segundo até o carro quebrar.

Senna a bordo do Lotus Renault

momento de descontração


motor Renault turbo rugia alto!

Senna e o Lotus, um dos carros mais bonitos da F1

Senna pilotando sua Lotus 98T

Após três anos na Fórmula 1 Senna já começava a receber pressão por resultados melhores e a Lotus resolveu mudar tudo inclusive de patrocinador e do preto e dourado tradicional do time inglês, surgiu um amarelo ovo e o poderoso motor Honda!

Senna e sua Lotus amarela

Com o motor Honda Senna inicia uma história impressionante com o povo japonês onde é ídolo cultuado até hoje. No seu último ano na Lotus, Senna vence pela primeira vez o tradicional GP de Mônaco, ele venceria mais 5 vezes) e mais uma vez percebe que sua Lotus 99T Honda com suspensão ativa não era páreo para as Williams Honda de Piquet e Mansell. Senna tinha que ser campeão mundial e a Lotus tinha ficado pequena pra ele, o caminho era a McLaren que acenava para 1.988 um super pacote técnico que incluía o melhor motor da Fórmula 1, o Honda V6 Turbo e o Campeão Alain Prost.



o time perfeito

A McLaren de 1.988 venceu 15 das 16 corridas da temporada e passou a ser tratada pela imprensa como carros de outro mundo ou fórmula McLaren e a relação de Senna e Prost azedava de vez. Senna conquista seu primeiro título mundial.

Senna e o fantástico McLaren MP4/4

Senna e McLaren dupla perfeita

inimigos declarados, dois dos maiores pilotos de todos os tempos

Em 1.989 Senna parte em busca do segundo título do mundial e a McLaren continuava imbatível na pista, o problema de Senna é que seu companheiro de equipe era o professor Prost que estendeu a disputa até a última corrida em Suzuka no Japão. Senna chegou na terra do sol nascente precisando ganhar a corrida para ser campeão e numa curva dividia o francês de forma maliciosa freou um pouco mais tarde e se enroscou com o brasileiro, Prost abandonou o carro no mesmo instante era campeão mundial ao olhar o carro de Senna parado e sem o bico, era campeão? ainda não, Senna voltou a pista e foi para o boxe, trocou o bico e voltou e voou e passando todo mundo e ganhou a corrida na pista o que lhe daria o título, mas o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o também francês Jean Marie Balestre desclassifica o brasileiro e da o título mundial de 1.989 ao  francês Prost.

batida que deu o título de 89 a Prost

McLaren MP4/5

Ayrton Senna ficou profundamente magoado pela decisão injusta e chegou a cogitar em abandonar a Fórmula 1, mas ele ainda estava na melhor equipe e agora sem Alain Prost que se transferira para a Ferrari, no seu lugar veio o austríaco Gerhard Berger  seu amigo pessoal, mas ao final da temporada estavam mais uma vez os duelistas Senna e Prost disputando o título no mesmo circuito de Suzuca e desta vez Senna deu o troco, os dois bateram abandonaram e Senna sagrou-se Bi Campeão mundial de Fórmula 1.

Senna Bi Campeão em 1.990

a batida do título do Senna

Em 1.991 Senna chega ao seu terceiro título mundial e no retrovisor de seu McLaren via os carros da Williams voando e tinha a certeza que era o fim do domínio do time que defendia.

Senna Tri Campeão

A tão sonhada vitória no GP do Brasil


Em 1.992 a Williams FW14B era o melhor carro e Senna muito contrariado chegou a cogitar uma mudança para a Fórmula Indy e demorou muto a decidir onde estaria na temporada de 1.993, sempre muito competitivo não se conformava com a queda da McLaren e o pior ainda viria na temporada de 1.993 com Prost assinando com o fantástico carro da Williams e a sua McLaren perdendo os motores Honda e tendo que correr com o fraquíssimo motor Ford V8.


Senna e Berger grandes amigos dentro da pista

vitória em Donigton Park 

Senna teve uma grande alegria em 1.993 que foi voltar a vencer no Brasil mesmo tendo um carro muito inferior ao Williams e um momento mágico na Fórmula 1 no circuito de Donington Park em 11 de abril. Havia chovido forte no circuito na sexta, fez sol durante os treinos de sábado, mas a largada foi debaixo de muita chuva. Logo na largada, Schumacher bloqueou Senna, o que permitiu a Karl Wendlinger, da equipe Sauber, ultrapassasse os dois e pulasse para a terceira posição. Com a manobra, o brasileiro tinha caído para a quinta colocação. Tão logo em seguida, na saída da curva Redgate do circuito, ele passou Schumacher. Logo depois emparelhou a sua McLaren com Wendlinger na curva Craner, assumindo a terceira posição. Na subida, Senna se aproximou de Hill e ultrapassou o filho do campeão mundial Graham Hill na curva Coppice. No hairpin, o brasileiro já estava no encalço de Prost, mergulhando por dentro e tomando a liderança do francês, cruzando em primeiro para abrir a segunda volta.

Senna mágico


equipe em ação

Senna encerrou sua história na McLaren no GP da Austrália com uma vitória e encerrando a temporada 1.993 com o vice campeonato mundial, mas o lado competitivo o fez trocar a sua casa pelo melhor carro do mundo naquele momento, o Williams Renault FW16.

último pódio na McLaren na vitória na Austrália

vitória na Austrália e o fim de uma parceria com a McLaren de 6 temporados

A Williams tinha um carro de outro mundo e isso todo mundo sabia, o que mudou foi a proibição da eletrônica embarcada nos carros da Fórmula 1 para 1.994 e ai começaram os problemas da equipe que não conseguia repetir os resultados de 1.993 sem suspensão ativa , controles de tração e freios ABS. O carro continuava muito rápido, mas difícil de guiar.

A alegria de Senna em estar na melhor equipe!

Senna e Williams

A temporada de 1.994 começou com o GP do Brasil em Interlagos e Senna fez a pole position, mas na corrida rodou e abandonou e no segundo GP do Pacífico em Aída no Japão fez a pole mais uma vez e mais uma vez abandonou e com isso Senna estava tendo um começo de temporada terrível e sendo muito cobrado. Quando a Fórmula 1 chegou em Imola para o GP de San Marino Senna em entrevistas dizia estar animado e que o campeonato pra ele começaria naquela etapa.

carro do Senna no Boxe

Senna fez a sua terceira pole position, mas o fim de semana tinha começado de forma trágica com a morte de Roland Ratzenberger piloto austríaco morto nos treinos de sábado e o grave acidente do brasileiro Rubens Barrichelo, a Fórmula 1 não via a morte de um piloto na pista ha muito tempo e o Ayrton Senna ficou arrasado, mas o GP foi mantido para domingo 1 de maio de 1.994 e Senna tinha que estar no grid até para passar confiança aos mais jovens e finalmente levar sua Williams a primeira vitória.

Senna no grid antes da largada, tensão!

Na sétima volta a corrida foi reiniciada, e Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h (195 mph) para cerca de 200 km/h (135 mph).33 Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1 e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.

Últimos momentos de um gênio do esporte

A imagem mais aterrorizante, envolvendo Ayrton que eu já vi ... Imola, últimos 20 metros na vida de Ayrton. Último segundo na vida de um ser humano extraordinario. Foto tirada após a corrida no 01 de maio de 1994


Depois de 10 anos de uma história fantástica na Fórmula 1, Ayrton Senna nos deixava aos 34 anos no dia primeiro de maio de 1.994.


  Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.

Foto do RG do Senna

A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da BBC.

Senna e Galisteu


Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não.


Ayrton Senna


paixão por animais



velocidade até nas férias

O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras – acho que estou entre elas – aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação.

Ayrton Senna


Emerson Fittipaldi (ex-piloto de Fórmula 1) 

“A maior marca do Ayrton foi esse patriotismo. Isso foi o que mais ficou marcado e certamente do que as pessoas mais se lembram”

Ayrton e a Adriane que seria sua esposa


Enzo Ferrari (fundador da Ferrari) 
“Me recordo de uma volta de Senna em Mônaco que valeu uma placa, a volta mais perfeita que um piloto já fez”


Frank Williams (dono da equipe Williams) 
“Senna era tão rápido e tão corajoso quanto Schumacher, mas era provavelmente mais inteligente. Ele sempre planejava pelo menos três ou quatro movimentos à frente. Senna tinha uma preparação mental impressionante”


Peter Warr (ex-diretor da Lotus) 
“Senna era capaz de determinar em que ponto do circuito o carro dele gastava um decilitro de gasolina a mais. Nessa época, a Lotus de Senna tinha motor turbo, e esse controle era quase impossível de ser feito. Mas ele o fazia com precisão de relógio suíço”


Ron Dennis (ex-chefe da McLaren) 
“O melhor piloto com quem já trabalhei foi Ayrton, e isso não apenas por sua performance na pista, mas por sua amizade e clareza. Passamos muitos anos juntos, e eu dividi com ele suas angústias e alegrias. Considero que isto foi um privilégio para mim”


Sid Watkins (ex-médico da Fórmula 1) 
“Eu tinha muito apreço por ele e nos dávamos muito, muito bem. Era um vínculo muito peculiar, que eu não tive com nenhum outro piloto. E ele virou parte da minha família. Ele se dava bem com os meus filhos, era sempre agradável e eles quando eram crianças o idolatravam. Ele foi um dos melhores pilotos de todos os tempos, para mim o melhor. Ele era extremamente agressivo, ele era capaz de ultrapassar sem a menor hesitação. Esta era uma das suas grandes habilidades. E ele era muito, muito, veloz” 

Senninha

Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.

Ayrton Senna


Confira os 10 momentos eleitos pela McLaren

Classificatório de Mônaco
“Os treinos de Senna nas ruas estreitas do Principado se tornaram uma lenda”.
Europa 1993 – a melhor primeira volta da história
Senna largou em quarto lugar e caiu para quinto depois da primeira curva. No entanto, sob chuva, ele se recuperou, ultrapassou quatro adversários e assumiu a liderança da prova.
Suzuka 1988 – corrida de recuperação
A McLaren de Senna sofreu um problema na largada, e o brasileiro teve mais problemas para fazer o carro andar. Após cair para a 14ª colocação, ele se recuperou até ultrapassar Alain Prost, vencer o GP e conquistar o primeiro título do Mundial de Pilotos.
Brasil 1991 – vitória em casa, enfim
Apesar dos problemas na caixa de câmbio no final, Senna soube administrar a liderança e vencer o GP do Brasil pela primeira vez na carreira.
Phoenix 1990
A briga particular de Senna com o francês Jean Alesi e a brilhante ultrapassagem do brasileiro para vencer a corrida.
1993 e a mudança dos motores
Senna se despediu da McLaren com uma boa temporada, apesar da mudança dos motores Honda V12 para Ford HB. Ele foi vice-campeão do Mundial de Pilotos
Spa 1992 – salva-vidas
Senna saiu de seu carro durante o treino classificatório para ajudar a socorrer o piloto Erik Comas, que havia sofrido um acidente
Mônaco 1992 – vitória na raça
Ayrton Senna assumiu a liderança depois da ida de Nigel Mansell aos boxes e, mesmo sob pressão, segurou o inglês para vencer nas ruas de Monte Carlo pela quinta vez na carreira
Austrália 1993 – a última vitória
Senna se despediu da McLaren em grande estilo, vencendo o GP da Austrália – o último da temporada de 1993. Foi a última vez que o brasileiro subiu em um pódio na F1.
Anos 1990 – desenvolvendo o NSX
O piloto brasileiro ajudou a Honda no projeto do modelo esportivo NSX


Deus e Grande Deus e forte quando ele quer nao tem quem nao queira

Ayrton Senna

FONTE


















































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