Nasceu em São Paulo (tradicional
bairro de Santana) no dia 21 de março de 1.960 e desde muito cedo e apoiado
pelo pai,seu Milton, se interessou por carros. O primeiro Kart foi construído
pelo seu Milton e tinha um motor de cortador de grama o garoto tinha apenas
4 anos. As habilidades dele impressionaram a família e aos 7 anos ele já
dirigia jipes nas estradas das propriedades rurais do pai.
Ayrton Senna
Senna começou sua carreira no
automobilismo como toda criança no Kart, ele tinha 13 anos e depois de ser vice
campeão algumas vezes em 1.977 ganhou o Sul Americano de kart sendo campeão em
1.978 e 1980. Foi campeão Brasileiro de Kart em 1.977,1.978 e 1.980. Senna
nunca foi campeão paulista de Kart e não conquistou o mundial ele tentou quatro
vezes e foi duas vezes vice campeão (1.979 e 1.980) e dessa frustração nasceu
uma frase famosa dele: “É o primeiro lugar ou nada”
o primeiro "brinquedo" feito pelo pai, seu Milton
competitivo já era sensacional no kart
sempre junto dos mecânicos
sempre no limite
Em 1.981 Ayrton começa a
carreira na Europa e adota o sobrenome Senna, ele ganha o campeonato Inglês de
fórmula Ford 1.600 pela equipe Ralf Firman e em 1.982 ganha o campeonato Inglês
de fórmula Ford 2000 pela equipe Dennis Rushen. Em abril de 1.982 Senna venceu
uma prova de fórmula Ford 2000 mesmo guiando as 14 voltas finais sem
freio! “… Usei então um traçado diferente, vim mais para o meio da pista
tendendo a vir para a parte interna da pista e assim evitei a ultrapassagem”,
escreve ele.
campeão na formula ford inglesa nascia um mito!
Em 1.983 Ayrton Senna chega a
fórmula 3 inglesa que na época era o último passo antes da Fórmula 1, Senna já
era considerado um fenômeno e confirmou essa condição com a conquista da F3
naquele ano pela equipe de Dick Bennetts e ganha o tadicional Grande Premio
de Macau tradicional corrida de fim de ano que reunia pilotos de várias
categorias do automobilismo incluindo a Fórmula 1, o brasileiro neste momento
já despertava interesse de todos os chefes de equipe da categoria
máxima do esporte. Por seus feitos no tradicional templo do automobilismo
mundial, o circuito Silverstone, a imprensa inglesa passou, na época, a chamar
o lugar de Silvastone em homenagem ao brasileiro.
campeão f3
conquista o passaporte para a F1
O primeiro contato de
Senna com um carro da Fórmula 1 foi no circuito de Donington Park no verão
inglês de 1.983, o dia 19 de julho e o carro o Williams FW08C campeão
mundial de 1.982 com o finlandês Keke Rosberg. Senna deu 83 voltas e mesmo
tendo que andar num carro todo acertado para o Keke que era mais alto e
ainda assim ele bateu os tempos dos pilotos da escuderia e do campão mundial.
primeiro teste de Senna na F1
Na temporada de 1.984 Ayrton
Senna estreava na Fórmula 1 alinhado no grid de largada do Grande Premio do
Brasil no autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro deu 8 voltas e abandonou
seu carro era o TG 184 da pequena equipe Toleman. Já no seu segundo
GP na Africa do Sul no circuito de Kyalami ele consegue seu primeiro ponto na
categoria máxima do automobilismo cruzando a linha de chegada em sexto, mas foi
no GP de Mônaco nas estreitas ruas de Monte Carlo que o gênio Senna apareceu e
assombrou o mundo da Fórmula 1, décimo terceiro no grid o brasileiro foi
ultrapassando todos os competidores e debaixo de forte chuva conseguia guiar
com pneu de pista seca por várias voltas, essa característica de pilotar
espetacularmente bem sob chuva rendeu-lhe o apelido dado por Piquet de “o
pato”, ultrapassou a lenda Niki Lauda e sua McLaren Porsche Turbo e avançou pra
cima de outra lenda o francês Alain Prost , mas quando o brasileiro conseguiu
fazer a ultrapassagem a corrida foi interrompida por questões de segurança e como
regra valeria as posições da volta anterior e ai o francês levou a vitória.
Senna e sua modesta Toleman deixando pra trás uma McLaren, surgia um mito
primeiro pódio ao lado do maior rival
Ayrton colocou a pequena Toleman num lugar inimaginável
O gênio precisava de uma
estrutura melhor para triunfar e foi isso que aconteceu em 1.985, Senna foi
para a Lotus que oferecia um ótimo pacote técnico. A estréia foi no GP do
Brasil e ele abandonou e no segundo GP pela Lotus no circuito do Estoril em Portugal
ele conquistou a pole position e venceu sua primeira corrida na Fórmula 1
debaixo de muita chuva. Naquele ano ele se torna o rei das poles positions com
7 no total e no GP da Austrália igualaria o feito do seu maior ídolo, o
canadense Gilles Villeneuve, e deu várias voltas com a sua Lotus sem o bico e
mesmo saindo da pista várias vezes se manteve em segundo até o carro quebrar.
Senna a bordo do Lotus Renault
momento de descontração
motor Renault turbo rugia alto!
Senna e o Lotus, um dos carros mais bonitos da F1
Senna pilotando sua Lotus 98T
Após três anos na Fórmula 1
Senna já começava a receber pressão por resultados melhores e a Lotus resolveu
mudar tudo inclusive de patrocinador e do preto e dourado tradicional do time
inglês, surgiu um amarelo ovo e o poderoso motor Honda!
Senna e sua Lotus amarela
Com o motor Honda Senna
inicia uma história impressionante com o povo japonês onde é ídolo cultuado até
hoje. No seu último ano na Lotus, Senna vence pela primeira vez o tradicional
GP de Mônaco, ele venceria mais 5 vezes) e mais uma vez percebe que sua Lotus
99T Honda com suspensão ativa não era páreo para as Williams Honda de Piquet e
Mansell. Senna tinha que ser campeão mundial e a Lotus tinha ficado pequena pra
ele, o caminho era a McLaren que acenava para 1.988 um super pacote técnico que
incluía o melhor motor da Fórmula 1, o Honda V6 Turbo e o Campeão Alain Prost.
o time perfeito
A McLaren de 1.988 venceu 15
das 16 corridas da temporada e passou a ser tratada pela imprensa como carros
de outro mundo ou fórmula McLaren e a relação de Senna e Prost azedava de vez.
Senna conquista seu primeiro título mundial.
Senna e o fantástico McLaren MP4/4
Senna e McLaren dupla perfeita
inimigos declarados, dois dos maiores pilotos de todos os tempos
Em 1.989 Senna parte em busca
do segundo título do mundial e a McLaren continuava imbatível na pista, o
problema de Senna é que seu companheiro de equipe era o professor Prost que
estendeu a disputa até a última corrida em Suzuka no Japão. Senna chegou na
terra do sol nascente precisando ganhar a corrida para ser campeão e numa curva
dividia o francês de forma maliciosa freou um pouco mais tarde e se enroscou
com o brasileiro, Prost abandonou o carro no mesmo instante era campeão mundial
ao olhar o carro de Senna parado e sem o bico, era campeão? ainda não, Senna
voltou a pista e foi para o boxe, trocou o bico e voltou e voou e passando todo
mundo e ganhou a corrida na pista o que lhe daria o título, mas o presidente da
FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o também francês Jean Marie
Balestre desclassifica o brasileiro e da o título mundial de 1.989 ao
francês Prost.
batida que deu o título de 89 a Prost
McLaren MP4/5
Ayrton Senna ficou
profundamente magoado pela decisão injusta e chegou a cogitar em abandonar a
Fórmula 1, mas ele ainda estava na melhor equipe e agora sem Alain Prost que se
transferira para a Ferrari, no seu lugar veio o austríaco Gerhard Berger seu
amigo pessoal, mas ao final da temporada estavam mais uma vez os duelistas
Senna e Prost disputando o título no mesmo circuito de Suzuca e desta vez Senna
deu o troco, os dois bateram abandonaram e Senna sagrou-se Bi Campeão mundial
de Fórmula 1.
Senna Bi Campeão em 1.990
a batida do título do Senna
Em 1.991 Senna chega ao seu
terceiro título mundial e no retrovisor de seu McLaren via os carros da
Williams voando e tinha a certeza que era o fim do domínio do time que defendia.
Senna Tri Campeão
A tão sonhada vitória no GP do Brasil
Em 1.992 a Williams FW14B era
o melhor carro e Senna muito contrariado chegou a cogitar uma mudança para a
Fórmula Indy e demorou muto a decidir onde estaria na temporada de 1.993,
sempre muito competitivo não se conformava com a queda da McLaren e o pior
ainda viria na temporada de 1.993 com Prost assinando com o fantástico carro da
Williams e a sua McLaren perdendo os motores Honda e tendo que correr com o
fraquíssimo motor Ford V8.
Senna e Berger grandes amigos dentro da pista
vitória em Donigton Park
Senna teve uma grande alegria
em 1.993 que foi voltar a vencer no Brasil mesmo tendo um carro muito inferior
ao Williams e um momento mágico na Fórmula 1 no circuito de Donington Park em
11 de abril. Havia chovido forte no circuito na sexta, fez sol durante os
treinos de sábado, mas a largada foi debaixo de muita chuva. Logo na largada,
Schumacher bloqueou Senna, o que permitiu a Karl Wendlinger, da equipe Sauber,
ultrapassasse os dois e pulasse para a terceira posição. Com a manobra, o
brasileiro tinha caído para a quinta colocação. Tão logo em seguida, na
saída da curva Redgate do circuito, ele passou Schumacher. Logo depois
emparelhou a sua McLaren com Wendlinger na curva Craner, assumindo a terceira
posição. Na subida, Senna se aproximou de Hill e ultrapassou o filho do campeão
mundial Graham Hill na curva Coppice. No hairpin, o brasileiro já estava no
encalço de Prost, mergulhando por dentro e tomando a liderança do francês,
cruzando em primeiro para abrir a segunda volta.
Senna mágico
equipe em ação
Senna encerrou sua história
na McLaren no GP da Austrália com uma vitória e encerrando a temporada 1.993
com o vice campeonato mundial, mas o lado competitivo o fez trocar a sua casa
pelo melhor carro do mundo naquele momento, o Williams Renault FW16.
último pódio na McLaren na vitória na Austrália
vitória na Austrália e o fim de uma parceria com a McLaren de 6 temporados
A Williams tinha um carro de
outro mundo e isso todo mundo sabia, o que mudou foi a proibição da eletrônica
embarcada nos carros da Fórmula 1 para 1.994 e ai começaram os problemas da
equipe que não conseguia repetir os resultados de 1.993 sem suspensão ativa ,
controles de tração e freios ABS. O carro continuava muito rápido, mas difícil
de guiar.
A alegria de Senna em estar na melhor equipe!
Senna e Williams
A temporada de 1.994 começou
com o GP do Brasil em Interlagos e Senna fez a pole position, mas na corrida
rodou e abandonou e no segundo GP do Pacífico em Aída no Japão fez a pole mais
uma vez e mais uma vez abandonou e com isso Senna estava tendo um começo de
temporada terrível e sendo muito cobrado. Quando a Fórmula 1 chegou em Imola
para o GP de San Marino Senna em entrevistas dizia estar animado e que o
campeonato pra ele começaria naquela etapa.
carro do Senna no Boxe
Senna fez a sua terceira pole
position, mas o fim de semana tinha começado de forma trágica com a morte de
Roland Ratzenberger piloto austríaco morto nos treinos de sábado e o grave
acidente do brasileiro Rubens Barrichelo, a Fórmula 1 não via a morte de um
piloto na pista ha muito tempo e o Ayrton Senna ficou arrasado, mas o GP foi
mantido para domingo 1 de maio de 1.994 e Senna tinha que estar no grid até
para passar confiança aos mais jovens e finalmente levar sua Williams a
primeira vitória.
Senna no grid antes da largada, tensão!
Na sétima volta a corrida foi
reiniciada, e Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido
por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua última volta; ele entrou na
curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se
violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao
notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa fração de segundo, reduzir
a velocidade de cerca de 300 km/h
(195 mph )
para cerca de 200 km/h
(135 mph ).33 Os
oficiais de pista chegaram à cena do acidente e, ao perceber a gravidade, só
puderam esperar a equipe médica. Por um momento a cabeça de Senna se mexeu
levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas
esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi
removido de seu carro pelo Professor Sidney Watkins, neurocirurgião de renome
mundial pertencente aos quadros da Comissão Médica e de Segurança da Fórmula 1
e chefe da equipe médica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na
pista, ao lado de seu carro destruído, antes de ser levado de helicóptero para
o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.
Últimos momentos de um gênio do esporte
A imagem mais aterrorizante,
envolvendo Ayrton que eu já vi ... Imola, últimos 20 metros na vida de
Ayrton. Último segundo na vida de um ser humano extraordinario. Foto tirada
após a corrida no 01 de maio de 1994
Depois de 10 anos de uma
história fantástica na Fórmula 1, Ayrton Senna nos deixava aos 34 anos no dia
primeiro de maio de 1.994.
Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou
uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1
de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela
categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.
Foto do RG do Senna
A rede de comunicação estatal
britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o melhor piloto de
Fórmula 1 da história. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se
dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso.
Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em
alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da
BBC.
Senna e Galisteu
Acidentes são inesperados e
indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro
de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não
satisfazem. Ou você se compromete com o objetivo da vitória ou não. Isso que
dizer: ou você corre ou não.
Ayrton Senna
paixão por animais
velocidade até nas férias
O medo faz parte da vida da
gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras – acho que estou
entre elas – aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa
negativa, mas como um sentimento de autopreservação.
Ayrton Senna
Emerson Fittipaldi (ex-piloto de Fórmula 1)
“A maior marca do Ayrton foi esse patriotismo. Isso foi o que mais ficou marcado e certamente do que as pessoas mais se lembram”
Ayrton e a Adriane que seria sua esposa
Enzo Ferrari (fundador da Ferrari)
“Me recordo de uma volta de Senna em Mônaco que valeu uma placa, a volta mais perfeita que um piloto já fez”
“Me recordo de uma volta de Senna em Mônaco que valeu uma placa, a volta mais perfeita que um piloto já fez”
Frank Williams (dono
da equipe Williams)
“Senna era tão rápido e tão
corajoso quanto Schumacher, mas era provavelmente mais inteligente. Ele sempre
planejava pelo menos três ou quatro movimentos à frente. Senna tinha uma
preparação mental impressionante”
Peter Warr (ex-diretor da Lotus)
“Senna era capaz de determinar em que ponto do circuito o carro dele gastava um decilitro de gasolina a mais. Nessa época, a Lotus de Senna tinha motor turbo, e esse controle era quase impossível de ser feito. Mas ele o fazia com precisão de relógio suíço”
“Senna era capaz de determinar em que ponto do circuito o carro dele gastava um decilitro de gasolina a mais. Nessa época, a Lotus de Senna tinha motor turbo, e esse controle era quase impossível de ser feito. Mas ele o fazia com precisão de relógio suíço”
Ron Dennis (ex-chefe da McLaren)
“O melhor piloto com quem já trabalhei foi Ayrton, e isso não apenas por sua performance na pista, mas por sua amizade e clareza. Passamos muitos anos juntos, e eu dividi com ele suas angústias e alegrias. Considero que isto foi um privilégio para mim”
“O melhor piloto com quem já trabalhei foi Ayrton, e isso não apenas por sua performance na pista, mas por sua amizade e clareza. Passamos muitos anos juntos, e eu dividi com ele suas angústias e alegrias. Considero que isto foi um privilégio para mim”
Sid Watkins (ex-médico da Fórmula 1)
“Eu tinha muito apreço por ele e nos dávamos muito, muito bem. Era um vínculo muito peculiar, que eu não tive com nenhum outro piloto. E ele virou parte da minha família. Ele se dava bem com os meus filhos, era sempre agradável e eles quando eram crianças o idolatravam. Ele foi um dos melhores pilotos de todos os tempos, para mim o melhor. Ele era extremamente agressivo, ele era capaz de ultrapassar sem a menor hesitação. Esta era uma das suas grandes habilidades. E ele era muito, muito, veloz”
“Eu tinha muito apreço por ele e nos dávamos muito, muito bem. Era um vínculo muito peculiar, que eu não tive com nenhum outro piloto. E ele virou parte da minha família. Ele se dava bem com os meus filhos, era sempre agradável e eles quando eram crianças o idolatravam. Ele foi um dos melhores pilotos de todos os tempos, para mim o melhor. Ele era extremamente agressivo, ele era capaz de ultrapassar sem a menor hesitação. Esta era uma das suas grandes habilidades. E ele era muito, muito, veloz”
Senninha
Se você quer ser bem
sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor
de si.
Ayrton Senna
Confira os 10 momentos eleitos pela McLaren
Classificatório de Mônaco
“Os treinos de Senna nas ruas estreitas do Principado se tornaram uma lenda”.
“Os treinos de Senna nas ruas estreitas do Principado se tornaram uma lenda”.
Europa 1993 – a melhor primeira volta da história
Senna largou em quarto lugar e caiu para quinto depois da primeira curva. No entanto, sob chuva, ele se recuperou, ultrapassou quatro adversários e assumiu a liderança da prova.
Senna largou em quarto lugar e caiu para quinto depois da primeira curva. No entanto, sob chuva, ele se recuperou, ultrapassou quatro adversários e assumiu a liderança da prova.
Suzuka 1988 – corrida de recuperação
A McLaren de Senna sofreu um problema na largada, e o brasileiro teve mais problemas para fazer o carro andar. Após cair para a 14ª colocação, ele se recuperou até ultrapassar Alain Prost, vencer o GP e conquistar o primeiro título do Mundial de Pilotos.
A McLaren de Senna sofreu um problema na largada, e o brasileiro teve mais problemas para fazer o carro andar. Após cair para a 14ª colocação, ele se recuperou até ultrapassar Alain Prost, vencer o GP e conquistar o primeiro título do Mundial de Pilotos.
Brasil 1991 – vitória em casa, enfim
Apesar dos problemas na caixa de câmbio no final, Senna soube administrar a liderança e vencer o GP do Brasil pela primeira vez na carreira.
Apesar dos problemas na caixa de câmbio no final, Senna soube administrar a liderança e vencer o GP do Brasil pela primeira vez na carreira.
Phoenix 1990
A briga particular de Senna com o francês Jean Alesi e a brilhante ultrapassagem do brasileiro para vencer a corrida.
A briga particular de Senna com o francês Jean Alesi e a brilhante ultrapassagem do brasileiro para vencer a corrida.
1993 e a mudança dos motores
Senna se despediu da McLaren com uma boa temporada, apesar da mudança dos motores Honda V12 para Ford HB. Ele foi vice-campeão do Mundial de Pilotos
Senna se despediu da McLaren com uma boa temporada, apesar da mudança dos motores Honda V12 para Ford HB. Ele foi vice-campeão do Mundial de Pilotos
Spa 1992 – salva-vidas
Senna saiu de seu carro durante o treino classificatório para ajudar a socorrer o piloto Erik Comas, que havia sofrido um acidente
Senna saiu de seu carro durante o treino classificatório para ajudar a socorrer o piloto Erik Comas, que havia sofrido um acidente
Mônaco 1992 – vitória na raça
Ayrton Senna assumiu a liderança depois da ida de Nigel Mansell aos boxes e, mesmo sob pressão, segurou o inglês para vencer nas ruas de Monte Carlo pela quinta vez na carreira
Ayrton Senna assumiu a liderança depois da ida de Nigel Mansell aos boxes e, mesmo sob pressão, segurou o inglês para vencer nas ruas de Monte Carlo pela quinta vez na carreira
Austrália 1993 – a última vitória
Senna se despediu da McLaren em grande estilo, vencendo o GP da Austrália – o último da temporada de 1993. Foi a última vez que o brasileiro subiu em um pódio na F1.
Senna se despediu da McLaren em grande estilo, vencendo o GP da Austrália – o último da temporada de 1993. Foi a última vez que o brasileiro subiu em um pódio na F1.
Anos 1990 – desenvolvendo o NSX
O piloto brasileiro ajudou a Honda no projeto do modelo esportivo NSX
O piloto brasileiro ajudou a Honda no projeto do modelo esportivo NSX
Ayrton Senna
FONTE
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