A Honda, que era parceira da
Williams em 1987, deixou a equipe, que se recusou a colocar um piloto japonês
em seu cockpit, para ir para a McLaren em 1988. O francês Alain Prost, então
bicampeão e piloto da McLaren, convenceu Ron Dennis a assinar um contrato de
três anos com o jovem brasileiro Ayrton Senna, que já tinha experiência com os
motores Honda por correr na Lotus em 87. Começava assim uma das
maiores rivalidades que a categoria já viu.
Em 1988, carro vencedor, pilotos brilhantes e muitos sorrisos na McLaren
O campeonato começou como se
esperava, com vitória de Prost no Brasil. No entanto, a segunda prova foi
vencida por Ayrton Senna, empatando a briga. Vieram depois duas vitórias
seguidas do francês, respondida também com duas consecutivas do brasileiro. O domínio
era total da equipe inglesa e não havia motivos para se falar em beneficiamento
de um ou de outro. Tanto que, das 16 provas da temporadas, eles perderam apenas
uma, na Itália, para a Ferrari – Senna liderava quando colidiu com o
retardatário Jean-Louis Schlesser. E disso Dennis não se esquece. “No final da
temporada, recebi um telefonema do executivo-chefe do meu patrocinador
principal (Malboro) dizendo que seria do interesse do esporte que eu começasse
a perder algumas corridas. Isso me surpreendeu muito. E posso dizer que ele
estava falando absolutamente sério. Ele me dizia que aquilo não era bom, que eu
deveria dar chance a outras pessoas. Até parece que isso ia acontecer”.
Apesar da disputa,
inicialmente o clima entre os dois era saudável, e muito disso teve a mão do
chefe, que fazia com que ambos deixassem a disputa para a pista. No entanto, os
estilos completamente diferentes de ambos deixava claro que o conto de
fadas não duraria muito.
Já um ano e um trato quebrado
depois...
Em 1989 a história mudou, assim
como o comportamento de Ron Dennis frente à briga dos dois. O domínio ainda era
grande da Mclaren, mas não tanto como em 88. Desta vez perderam seis corridas
das 16 do ano. Já no 2º GP, o clima amistoso entre Senna e Prost foi para os
ares. Como eles tinham carros superiores aos outros, se deram ao direito de
fazerem um acordo. Depois da largada, o que saísse pior não atacaria o outro
até a primeira curva, para evitar acidentes desnecessários entre eles.
Em San Marino, Senna
saiu na pole, mas uma batida de Gerhard Berger interrompeu a prova, que teve
nova largada. Desta vez, Prost saiu melhor e assumiu a ponta, mas Senna o
ultrapassou antes da 1ª curva e partiu para a vitória. Prost o acusou de ter
quebrado o pacto e o clima entre os dois nunca mais foi o mesmo.
Prost também começou a acusar Ron Dennis e a Honda de ficarem do lado do
brasileiro: "enquanto tenho apenas um carro e de 4 a 5 mecânicos, meu
companheiro tem dois carros e cerca de 20 pessoas trabalhando ao redor
dele". Dennis promovia sorteios, daqueles com pedacinhos de papel
colocados num boné, dando número aos motores e fazendo um pilotos escolhessem o
seu.
A gota d'água foi no Japão,
no fim do ano. Por ter sofrido sucessivas quebras, Senna precisava vencer de
qualquer maneira para se manter vivo no campeonato. Como todos sabem,
Prost acabou jogando o carro em cima do brasileiro, que depois de conseguir
voltar e vencer, foi desclassificado por um argumento descabível. Neste momento
era claro com quem estava Ron Dennis. O chefe da equipe tentou de todas as
formas reverter o resultado, mesmo sem precisar, pois seu outro piloto garantia
o título com o resultado. Coube a Prost transferir-se para a Ferrari em 1990,
onde se desentendeu com Nigel Mansell e em 1991 acabou expulso da equipe, no
meio da temporada, por criticá-la abertamente, chegando a chamar o carro de
“carroça”. Foi para a poderosa Williams e proibiu que Senna fosse seu
companheiro.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fWtygNNeIMo]
Mesmo ganhando os campeonatos
de 1990 e 1991, Senna estava infeliz com a perda dos motores Honda – a equipe
usou o Ford em 1993 – e com o fato da McLaren não estar mais conseguindo
acompanhar o ritmo de desenvolvimento da Williams. Chegou a assinar contratos
por corridas, por não querer se comprometer pela temporada inteira, o que deu
muita dor de cabeça para Dennis. Com a morte do brasileiro, meses depois de ter
deixado a equipe, a relação dos dois acabou estremecida. “Quando olho para trás
acho que nós estávamos dando um tempo. Ele tinha sido muito duro e era hora de
seguir em frente. Mas
não tenho dúvida alguma de que, sob circunstâncias diferentes, Ayrton teria
terminado sua carreira na McLaren.”
FONTE
Total Race
Nenhum comentário:
Postar um comentário