O Estado de S. Paulo
(20/01/1994)
20 de janeiro de 1994 - Terra
Adrian Newey e Ayrton Senna
Estado - Como você sentiu o Williams hoje?
Senna - O carro funcionou muito bem. Todos os sistemas
funcionaram sem problemas. O carro é veloz, tem um bom motor, a transmissão
também é muito boa, embora não seja a definitiva, e os freios são bons, embora
não sejam os ideais. Estou procurando aprender sobre o equipamento, no que diz
respeito à parte mecânica e aerodinâmica, entre outras coisas. Consegui me
adaptar melhor ao carro hoje e até melhorei o tempo. Como primeiro dia está
muito bom.
Estado - Você já está se
sentindo confortável dentro do carro?
Senna - Ainda não está bom,
ainda não me sinto bem dentro do carro, mas melhorou bastante. Os ajustes que estavam
no carro foram feitos para o Damon Hill.
Estado - Como é pilotar o carro sem a suspensão inteligente?
Senna - A retirada da suspensão afetou bastante o carro. Ele
ficou mais lento e menos estável. Ele empina a frente, mergulha na freada, numa
curva tira a roda do solo. É totalmente diferente.
Estado - A suspensão mecânica deixa o carro mais gostoso de
dirigir?
Senna - Não, porque ele fica mais lento e o prazer vem da
velocidade. Além disso é mais desgastante de guiar, e mais perigoso, porque é
menos estável.
Estado - Como está seu relacionamento com a equipe Williams?
Senna - Está bem. A equipe trabalha bem, eles são esforçados
e rápidos. o nível de responsabilidade e profissionalismo nas equipes de ponta
é muito elevado. Sinto em todos eles o desejo de formar uma força no trabalho.
Estado - E em relação ao Damon Hill?
Senna - Estamos trabalhando juntos e temos bom
relacionamento. O único companheiro com o qual não me dei bem foi com o Prost.
Estado - O que falta fazer no carro para ele ficar bom?
Senna - Ainda temos muito trabalho pela frente. Muitas
coisas no carro precisam melhorar e a equipe está trabalhando nesse sentido.
Esse motor é muito confiável, redondo. Desde o primeiro dia senti os pontos que
precisam ser melhorados. Alguns ajustes já foram feitos e outros, feitos no
carro do Damon Hill, serão feitos no meu até o final de semana, quando deverei
estar com o motor novo, também. A suspensão é o que vai dar mais trabalho à
equipe. É aí que devemos trabalhar, já que ela está ligada também com a
aerodinâmica do carro.
Estado - O que você achou de seu tempo hoje?
Senna - O tempo não era o mais importante, e sim conhecer o
carro. Se fosse há seis anos eu iria pisar mais fundo no acelerador, mas hoje
estou mais consciente. Não vou correr riscos desnecessários. A tentação de acelerar
estava lá, mas é preciso ter autocontrole.
FONTE PESQUISADA
"Estou me adaptando à
Williams". Disponível em:
<http://esportes.terra.com.br/senna10anos/entrevistas1.html>. Acesso em:
12 de fevereiro 2014.
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