Publicado em 01-05-14 às 11h25 por Car and Driver
Por Carlos Cereijo
O branco e vermelho deste McLaren são
símbolos da supremacia de Ayrton Senna. O MP4/4, de 1988, marca o fim da era
turbo na F1 – e do legado que ele deixou. Das 16 corridas, a equipe inglesa
venceu 15 (só perdeu para a Ferrari de Gerhard Berger no GP da Itália), e
Senna fez 13 poles. A McLaren levou o título de construtores com 199
pontos, mais que o triplo da vice, Ferrari. Alain Prost ganhou sete
corridas, Senna oito. O francês fez mais pontos, 105 contra 97, mas o
regulamento previa contar só os 11 melhores resultados. Assim, Ayrton
conquistou seu primeiro título mundial: 90 contra 87.
Boa parte da soberania
deve-se à fantástica dupla de pilotos da McLaren. Mas os méritos
também vão para o MP4/4,
projetado por Gordon Murray e Steve Nichols. As expectativas não eram altas.
1988 era o último ano que a tecnologia turbo seria permitida na F1 – voltou em
2014, havia limite de 2.8 bar de pressão nos turbos e o tanque de gasolina foi
reduzido para 150 l. Porém, o que era para ser um carro de pouco
investimento acabou mostrando-se o mais forte e confiável.
O motor 1.5 V6 gerava 700 cv
na configuração de corrida – 1.200 cv na classificação. O câmbio de seis
marchas era feito pela Weisman e o chassi foi pensado para ter todos os
elementos baixos e, com isso, baixar o centro de gravidade. A solução mudou a
posição dos pilotos no cockpit: eles dirigiam quase deitados. Alain Prost
reclamou no começo, Senna não.
FONTE PESQUISADA
CEREIJO, Carlos. O MELHOR AMIGO DE SENNA. Disponível
em: <http://caranddriverbrasil.uol.com.br/blogs/da-redacao/o-melhor-amigo-de-senna/7704>.
Acesso em: 08 de maio 2014.
FOTOS MCLAREN MP4/4 AYRTON SENNA 1988
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