ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 16 JULHO 2012
Como havia combinado com o
Lucas, ao menos mais uma postagem nesse mês de maio teria o Ayrton Senna como
tema. Afinal o tricampeão, mesmo depois de 18 anos da sua morte, continua sendo
um marco para o esporte como um todo. E seu legado permanece em inúmeros
lugares, e nos seus torcedores. Eu mesmo sempre procuro fazer alguma menção a
ele quando personalizo algum carro num jogo de corrida, por exemplo.
Mas, falando sobre o legado
dele, vamos lembrar justamente disso, do carro que ele ajudou a criar: O Honda
NSX. Um supercarro japonês que, mesmo fora de produção ainda é um ícone no
automobilismo japonês, bem como para muitos fãs de carros mundo afora.
O NSX foi lançado em 1991, e
contou com a colaboração do tricampeão em várias partes do desenvolvimento da
máquina, com foco em especial na dirigibilidade. Sendo bastante direto: procure
no YouTube um vídeo do tricampeão dirigindo o carro em testes no antológico
circuito japonês de Suzuka que você entende o quão capaz esse carro é.
Assista o vídeo
Senna pilota um Honda NSX, carro elaborado por ele:
A Honda se aproveitou de ter
um dos melhores pilotos do mundo e muito know-how técnico à disposição e não
economizou recursos para construir o seu superesportivo. O resultado foi um
design arrojado para a época (que a Honda diz ser inspirado no caça americano
F-16 Falcon) e um motor V6 com a tecnologia VTEC da Honda (ironicamente,
qualquer Civic atual tem a mesma tecnologia, que em 1991 era avançadíssima).
Talvez por isso a Ferrari tenha ficado com “invejinha” e em 2002 tenha
chamado Michael Schumacher para auxiliar no desenvolvimento da Ferrari Enzo.
AVANÇADO E ARROJADO
Graças a esse tal VTEC e a
uma ótima aerodinâmica, o NSX tinha um desempenho excelente, digno de ficar no
equivalente às Ferraris e Porsches de entrada da época custando muitas vezes
menos. Na verdade, o fato da Honda ter trazido um esportivo com tal calibre
para os Estados Unidos à época o tornou um sonho pra lá de possível. E o fez um
dos carros mais inesquecíveis dos anos 90 para todo apaixonado pelas quatro
rodas.
Sua excelência técnica é
sentida quando se descobre que ele foi a base para a criação de um dos maiores
carros esportivos de todos os tempos: O McLaren F1. Gordon Murray, o homem
responsável pela criação do McLaren, teve um NSX por sete anos. E declara
abertamente que o NSX foi o “muso inspirador” do McLaren F1, tendo o construído
sob princípios similares.
O NSX ficou em produção por
14 anos, sendo descontinuado em 2005, e ainda assim era tido como um excelente
carro à época. Sua influência é tamanha no mundo dos carros que a Honda
anunciou recentemente os planos de fazer um novo NSX – obviamente sem a mesma
alma do primeiro. O modelo já foi apresentado em salões do automóvel mundo
afora, e a versão conversível aparece sendo dirigida por Tony Stark – vulgo
Homem de Ferro – em “Os Vingadores”. Ao menos uma estreia “cinematográfica” o
carro teve. Mas, entre ser dirigido por Tony Stark nos cinemas de hoje e ser
desenvolvido com ajuda de Ayrton Senna nos anos 1990, fico com a nostalgia do
passado mesmo...
FONTE PESQUISADA
Honda NSX: O carro feito por Ayrton Senna. Disponível em:
<http://www.jornalinformacao.com/index.php/esportes/342-honda-nsx-o-carro-feito-por-ayrton-senna>.
Acesso em: 31 de agosto 2014.
Seà que ayrton , mecheu num ninho de vespas ao ajudadar a criar o Nsx? L.m.cunha
ResponderExcluirLux
Serà que Ayrton , mecheu num ninho de vespas ao ter ajudado a criar o NSX ? Porquê ele nao teve atitude quando o F1 tava a seguir em frente , ele viu isso ?
ResponderExcluir