LEONARDO CONTESINI 1
MAIO, 2014
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O grave acidente sofrido por
Niki Lauda no traçado Norte de Nürburgring, em 1976, demonstrou que, embora
desafiador, as distâncias do circuito eram grandes demais para estabelecer um
ambiente seguro para a Fórmula 1. Com a transferência do GP da Alemanha para
Hockenheim, Nürburgring tratou de preparar algo para atender os novos padrões
de segurança para organizar um Grande Prêmio.
O novo circuito, baseado no
antigo “Südschleife”, ficou pronto em 1984 e foi inaugurado com uma corrida
promocional da Mercedes-Benz, que estava lançando seu 190E 2.3-16 Cosworth.
Seria uma corrida de 12 voltas, com carros idênticos pilotados por um grupo de
convidados que incluiu nove campeões da Fórmula 1 – Jack Brabham, Phil
Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan
Jones e Keke Rosberg – além do lendário Stirling Moss, e três jovens e
promissores pilotos: Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna – chamado de
última hora para substituir Emerson Fittipaldi.
Para a maioria dos pilotos a
corrida era apenas um encontro divertido com velhos companheiros, mas para o
desconhecido brasileiro de 24 anos, que entrara na Fórmula 1 havia dois meses,
a possibilidade de superar grandes nomes do automobilismo em uma corrida com carros
idênticos poderia ser uma grande chance de testar a si mesmo e aparecer para o
mundo das pistas.
Também foi o primeiro
encontro e o primeiro confronto de Senna e Prost. O francês chegaria ao
aeroporto de Frankfurt meia hora depois do brasileiro, e por isso ficou
combinado que os dois iriam juntos até Nürburg. No caminho eles conversaram e
se deram bem, mas Senna se afastou brevemente quando Prost conquistou a pole.
E em uma daquelas situações
que o universo conspira a favor de certos acontecimentos, chovia na hora da
largada em Nürburg.
Senna largou em segundo, e logo despachou Prost com sua
típica manobra de ultrapassagem na qual posicionava o carro de forma que o
rival causaria um acidente caso não aliviasse a defesa. Prost aliviou (algo que
não repetiria em 1989 em Suzuka).
Depois de 12 voltas Senna
completava a corrida em primeiro lugar, com 1,38 segundo de vantagem sobre
bicampeão Niki Lauda (que ganharia seu terceiro título naquele ano), e a
maior velocidade média, atrás apenas do austríaco.
No pódio Senna estava
radiante e dizia “agora sei que posso ganhar”. Sua personalidade metódica
certamente lhe colocara um peso imenso nas costas que desapareceu com esta
vitória aparentemente simples, mas importante para a auto-estima do Senna.
Seu desempenho na corrida
desviou a atenção dos grandes ídolos da época – Lauda, Rosberg e Reutemann – e
lhe rendeu até mesmo uma recomendação a Enzo Ferrari, indicada por John
Surtees. O inglês escreveu em um bilhete destinado ao comendador:”Para colocar
sua equipe em ordem, seria preciso o piloto certo. Você deveria chamar Senna”.
Como se sabe, o convite de
Enzo nunca aconteceu. No mês seguinte, Senna voltaria a encantar o mundo sob a
chuva do Principado de Mônaco, uma história que todos nós conhecemos bem.
Assista o vídeo
Senna Vence Grandes Nomes da F1 em Nürburgring 1984
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Mercedes-Benz 190E-16
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DALMO HERNANDES 7 FEVEREIRO, 2014
No fim da década de 1970 a Mercedes competiu nos
ralis com seus enormes cupês V8 da Classe SLC. Quando seu novo modelo de
entrada, o 190E, foi lançado no começo dos anos 1980, a marca decidiu
inscreve-los no mundial de rali, e por isso encomendou à Cosworth um motor com
320 cv para uma versão de corridas. Enquanto o carro era desenvolvido, a Audi apareceu
com o Quattro e seu drivetrain com motor turbo e tração integral, fazendo com
que o 190E ficasse obsoleto para a competição. Então a Mercedes mudou o foco, e
foi da terra para o asfalto do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM).
Só que para disputar o
campeonato, os carros deveriam ser baseados em modelos de rua. Assim, a
Mercedes amansou o motor 2.3 16v e o instalou em seu sedã compacto, criando o
190E 2.3-16, de 185 cv e 23,6 mkgf de torque. O modelo estreou no Salão de
Frankfurt de 1983, e foi a estrela da corrida inaugural do novo circuito GP de
Nürburgring em 1984, quando o novato Ayrton Senna deu um baile na chuva nos
maiores nomes da F1 da época. A entrada do 190E 2.3-16 no DTM, levou a BMW a
desenvolver uma resposta à sua rival estrelada. Seu nome? BMW M3.
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FONTES PESQUISADAS
CONTESINI, leonardo. Quando Senna venceu os
grandes nomes da F1 em Nürburgring. Disponível em: <http://www.flatout.com.br/quando-senna-venceu-os-grandes-nomes-da-f1-em-nurburgring/>.
Acesso em: 24 de agosto 2014.
HERNANDES, Dalmo. As melhores séries
especiais de homologação já criadas. Disponível em: <http://www.flatout.com.br/melhores-series-especiais-de-homologacao-ja-criadas/>.
Acesso em: 24 de agosto 2014.
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