Derek Warwick: ex-estrela da F1 sobre Senna, Silverstone e sucesso
comercial
"Eu tive a melhor vida no mundo", diz
Derek Warwick, lembrando seu tempo como piloto de Fórmula 1, enquanto ele se
senta no escritório de sua concessionária da Honda, em Longueville Road, com um
sorriso gravado no rosto.
"Eu era um piloto do Grand Prix nos anos 80 e
início dos anos noventa, quando você poderia se divertir. Você era um superstar
e tudo estava ao seu alcance.
"Se você quisesse ser uma pequena prima donna,
você poderia ser, mas nunca aconteceu comigo assim porque eu tenho uma ótima
família que costumava manter meus pés plantados firmemente no chão".
Foi essa humilde abordagem da vida na pista rápida
que o ajudou a conquistar muitos amigos durante uma carreira na qual ele
começou 147 corridas de Fórmula 1, conseguiu quatro podiums de F1 e triunfou
nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Mundial de Automobilismo.
Sua popularidade duradoura foi evidente nos
Autosport Awards em Londres no início de dezembro, quando 1.500 figuras
principais da fraternidade do esporte motor lhe deram um aplauso entusiasmado
quando recebeu o Prêmio Gregor Grant por seu trabalho com promissores jovens
motoristas britânicos.
Um dia depois, Derek (63), que desistiu de seu cargo
de presidente do British Racing Drivers 'Club em outubro, recebeu a prestigiosa
medalha de ouro nos Prêmios BRDC em reconhecimento à sua contribuição
excepcional para corridas automobilísticas britânicas e anos de serviço para o
clube
Durante seu mandato de 6 anos e meio como presidente
e dez anos no conselho do BRDC, Derek desempenhou um papel fundamental para
garantir que Silverstone - que pertence ao clube - permaneceu o lar das
corridas automobilísticas britânicas lutando para reter o MotoGP britânico e
negociando mantenha o Grande Prêmio da Inglaterra no calendário da F1 em Silverstone.
Ele disse que sua decisão de demitir-se como o
presidente do clube foi parcialmente influenciado por sua batalha para superar
o câncer intestinal há dois anos.
Depois de um tumor grande ter sido encontrado
durante uma triagem hospitalar, em 2015 sofrei uma operação de seis horas para
remover o tumor e 15 polegadas de intestino. No entanto, o câncer se espalhou
para seus gânglios linfáticos, que exigiu seis meses de quimioterapia antes que
ele obtivesse tudo claro.
"Isso realmente derrubou o vento das minhas
velas e queria um pouco mais" eu ".
"No entanto, vou ficar no clube para executar
todos os programas de jovens motoristas. No BRDC, cuidamos de vários jovens
motoristas, incluindo pessoas como o campeão europeu de Fórmula 3 Lando Norris
e George Russell, o campeão GP3. Damos-lhes conselhos sobre contratos, PR e
marketing e orientação geral de carreira.
Nos últimos oito anos, ele foi o presidente do
McLaren Autosport BRDC Young Driver of the Year - um concurso que recompensa
jovens motoristas de corrida do Reino Unido - e ele ajudou a orientar muitos
finalistas através dos primeiros estágios de suas carreiras profissionais.
O que Derek, que começou a correr em karts aos 12
anos no início da década de 1970, deu ao mesmo nível de conselhos e orientações
no início de sua carreira?
"Isso teria sido fantástico para mim. Ter essa
ajuda teria definitivamente reduzido a minha carreira em termos de tempo que me
levou a chegar à F1.
Enquanto o conselho de especialistas da Derek está
prontamente disponível, para a grande maioria dos jovens pilotos motorizados, o
dinheiro não é.
"Nós temos alguns grandes motoristas jovens,
mas eu sei que muitos deles são estrangulados por restrições financeiras.
Ganhei o Campeonato de Fórmula 3 em 1978 em £ 17.500.
Leia mais em
https://jerseyeveningpost.com/news/features/2018/01/08/derek-warwick-former-f1-star-on-senna-silverstone-and-business-success/#JRowOdFium8QTgxH.99
"Agora, para fazer a Fórmula 3 corretamente
você provavelmente precisa de £ 800,000. Para entrar na F1, você precisa de
patrocinadores sérios e uma família com riqueza séria - milhões de milhões.
Ele disse que, mesmo em seu dia, três vezes campeão
de F1 Ayrton Senna chegou ao esporte de uma posição de privilégio.
"As pessoas esquecem que mesmo alguém como
Senna, indiscutivelmente um dos maiores pilotos de corrida de todos os tempos,
veio com um pote de ouro atrás dele. Esses caras dirigiram os melhores carros
com os melhores orçamentos - é por isso que eles ganharam campeonatos de
Fórmula 1 ".
O próprio Derek nunca ganhou um campeonato de F1 ou
uma corrida, mas conseguiu quatro podiums - incluindo um segundo lugar no
Grande Prêmio da Inglaterra em Brands Hatch, em 1984, quando manteve Senna
atrás dele.
Ele foi inflexível que ele poderia ter conseguido
mais no esporte se Senna lhe permitisse ser seu colega de equipe no Lotus em
1986.
Derek teve um contrato com a equipe, mas o
brasileiro exigiu o status de número um e queria o companheiro de equipe que
jogaria o segundo violão.
"Meu contrato dizia que eu era igual número um
com o uso alternativo do carro sobressalente, mas Senna teve tanta força com os
patrocinadores que recebi os patrocinadores para dizer ao Lotus que arruine meu
contrato".
Derek acredita que Senna se sentiu ameaçada por seu
talento?
'Sim, 100 por cento. Eu não queria a ameaça de um
piloto britânico em uma equipe britânica, sabia que a equipe provavelmente não
era boa o suficiente para correr dois carros "número um" e queria o
carro de reposição apenas para si mesmo.
Após uma temporada ruim em 1985, a equipe Derek
contratou a Renault, retirou-se da F1 e Derek correu no World Sportscar
Championship por um ano.
Senna ferrou minha carreira. Voltei à F1, mas correu
com equipes de nível inferior, enquanto acredito que poderia ganhar o prêmio e
ter sido campeão mundial.
Mesmo antes de Senna negar-lhe a oportunidade de ser
seu colega de equipe no Lotus, Derek rejeitou um assento de corrida com
Williams-Honda para 1985, para ficar na Renault.
O seu compatriota Nigel Mansell ganhou duas corridas
com Williams naquela temporada, mas Derek insiste que só pode ser visto como a
decisão errada com o benefício de retrospectiva.
"Eu estava tendo essa ótima temporada com a
Renault em 1984 e, no meio do caminho, a Renault me ofereceu uma quantidade
ridícula de dinheiro para ficar no próximo ano. Eu tinha uma oferta de
Williams, mas o Williams não parecia super competitivo.
"Com retrospectiva, foi o movimento errado?
Sim, 100 por cento. Eu poderia ter tomado uma decisão diferente no momento?
Não.
"Há muitas pessoas que gostariam de fazerem
coisas e há milhões de pessoas que desejavam que fossem Senna ..." Ele se
inclina para frente e sussurra: "Mas infelizmente ele está morto".
No dia de Derek, os triunfos do esporte foram muitas
vezes marcados pela tragédia.
Ele nunca esquecerá o Grande Prêmio de Bélgica de
1982 em Zolder, onde o lendário piloto canadense Gilles Villeneuve foi morto
depois que seu carro foi catapultado para o ar após uma colisão. A Ferrari de
Villeneuve foi transportada por todo o ar por mais de 100 metros antes de
chocar o nariz primeiro no chão. O impacto rasgou o capacete de Villeneuve de
sua cabeça e jogou-o na escavação.
"Coloquei Gilles Villeneuve em 1982 em Zolder
na Bélgica", lembra Derek. "Eu estava no quarto do hotel com minha
esposa, Rhonda, quando a morte de Gilles foi anunciada. Nós nos dormimos
naquela noite chorando. Acordei na manhã seguinte, tomei banho, comecei a me
preparar e Rhonda me perguntou: "O que você está fazendo?" Eu respondi:
"É dia de corrida". Era assim que preto e branco tinha que ser para
correr.
"Durante os dez anos ou mais que eu estava na
Fórmula 1, 12 pilotos de corrida que competem no automobilismo de alto nível
morreram, incluindo meu irmãozinho".
Seu irmão Paul era um motorista de corrida promissor
por direito próprio. Ele ganhou o Autosport British Club Driver do Ano em 1986
e quatro corridas na série britânica de Fórmula 3000 de 1991, mas ele foi morto
enquanto liderava a quinta corrida no Oulton Park em Cheshire, depois que seu
carro bateu em uma barreira de circuito a 140 mph.
Paul foi premiado com a vitória a título póstumo - e
eu ganho pontos suficientes nas corridas que eu tinha contestado para garantir
que ele ganhasse o campeonato.
"Eu criei, muito cedo, um pouco seguro na minha
cabeça e costumava colocar desastres como a morte de meu irmão Paul e a morte
de Gilles nesse cofre, e não iria sair até a noite de domingo de uma corrida
fim de semana
"Eu não sou uma pessoa difícil e insensível,
mas de alguma forma eu encontrei essa habilidade para bloquear o desastre ou a
tragédia".
A carreira de F1 da Derek terminou em 1993, mas não
antes de eu ter desfrutado o sucesso no cenário mundial em outras categorias de
esportes motorizados.
Ele ganhou o Campeonato Mundial de Automobilismo de
1992 com a Peugeot e triunfou nas famosas 24 Horas de Le Mans no mesmo ano e
continuou correndo em vários formatos até 1998.
O que, no entanto, foi a melhor raça de sua vida?
"Acabar segundo em Brands Hatch no Grande
Prêmio da Fórmula 1 britânica e vencer o Le Mans está bem lá.
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