Por Leandro
Lúcio
Publicado
às 22:19 de 07/11/18
Torcedores
- torcedores.com
Neste domingo, vai ocorrer o Grande Prêmio do Brasil
de Formula 1. O que traz me traz a lembrança a dramática vitória de Ayrton
Senna no Grande Premio do Brasil em 1991.
No mundial de Formula 1, em 1991, a Williams
apresentava o seu modelo FW14, que era um carro totalmente inovador com o
cambio semiautomático.Senna havia vencido com certa facilidade o Grande Premio
dos Estados Unidos, mas a partir da segunda corrida, em Interlagos, a Williams
começaria a mostrar a força que a faria vencer os mundiais em 1992 e 1993.
A disputa nos treinos comprovou esse
equilíbrio. O italiano Riccardo Patrese e o inglês Nigel Mansell, fizeram
o primeiro e o segundo melhor tempo, respectivamente, e vinham conseguindo
a primeira fila. Mas, entretanto, Senna tirou uma volta voadora nos instantes
finais e conseguiu uma pole milagrosa, com o tempo de 1:16.392 contra 1:16.775,
de Patrese, que largaria ao seu lado na primeira fila.
Na segunda fila, estavam Nigel Mansell e o
companheiro de Senna na Mc Laren, o austríaco Gerhard Berger. Já na terceira
fila, estavam os dois franceses da Ferrari: Jean Alesi e Alain Prost. Na quarta
fila, vinham os brasileiros Nelson Piquet e Mauricio Gugelmin.
Na largada, Senna vai bem e mantém a liderança. No
entanto, Mansell larga ainda melhor e ultrapassa Patrese e pula para a segunda
posição. Senna e Mansell iam abrindo vantagem e determinavam o ritmo da
corrida. As paradas nos boxes seriam decisivas e poderiam determinar o
vencedor. A Mc Laren trabalha bem nos boxes,assim como a Williams,entretanto
Mansell tem um pneu furado e é obrigado a fazer uma parada a mais.
Então começaram os problemas mecânicos no carro do
brasileiro. Primeiro Senna perdeu a quarta marcha tendo que passar de terceira
marcha direto para a quinta. Mas, poucos instantes depois, Mansell tem
problemas com o cambio semiautomático da sua Williams e abandona a corrida após
uma rodada. Senna tinha 40 segundos de vantagem para Patrese,mas ia perdendo as
marchas da sua Mc Laren a cada volta.A sete voltas do final lhe restou apenas a
sexta marcha e a corrida ficou dramática.
Senna tinha que segurar a alavanca do cambio com mão
direita e pilotar com a mão esquerda, ainda assim, o tricampeão venceu a
corrida de ponta a ponta chegando a marca de 28 vitórias na sua carreira,
superando o também tricampeão Jackie Stwart que tinha 27 triunfos. Ricardo
Patrese chegou em segundo e Gerhard Berger completou o pódio em terceiro.
O brasileiro se firmava como o segundo maior
vencedor de corridas na Formula 1, ficando atrás apenas de Alain Prost que era
o recordista, com 44 triunfos. Com essas atuações,o brasileiro mostrou o quanto
sabia se superar pilotando em condições adversas. Uma força mental ao alcance
apenas dos ídolos mundiais em todos os tempos no esporte mundial.
Fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2018/11/relembre-a-marca-historica-de-ayrton-senna-no-grande-premio-do-brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário