quinta-feira, 18 de abril de 2019

‘Quando vi, estava junto com o Piquet, o Ayrton e o Mansell’


Cláudio Tigur é o amigo responsável por entregar as bandeiras do Brasil para Ayrton Senna depois das vitórias do tricampeão mundial


Por Rafael Lopes, Leonardo Murgel e Alexander Grünwald
Rio de Janeiro e São Paulo
globoesporte.globo.com, 28/04/09 - 17h41 - Atualizado em 28/04/09 - 17h41.


Piquet, feliz da vida, com a bandeira do Brasil

Todos os brasileiros lembram a imagem de Ayrton Senna carregando a bandeira do país após as vitórias na Fórmula 1. A tradição começou no GP dos Estados Undos de 1986, em Detroit, um dia após a seleção brasileira ser eliminada pela França na Copa do Mundo do México.


Após aturar muitas piadinhas dos engenheiros franceses da Renault, fornecedora de motores da Lotus, sua equipe na época, ele venceu a corrida, parou o carro e pediu para que um brasileiro na arquibancada lhe entregasse uma bandeira do Brasil. Pedido prontamente aceito por Cláudio Tigur.

Paulista de Taubaté, o fã já conhecia o então promissor piloto e acompanhou toda a temporada de 1986 da Fórmula 1. Após esta corrida, ele se tornou o “entregador de bandeira” oficial de Senna. No entanto, ele recusaria a bandeira em uma ocasião. O pavilhão acabou nas mãos do desafeto Nelson Piquet.

- Após o GP da Hungria de 1986 (em que Nelson Piquet fez uma ultrapassagem incrível sobre Senna, por fora, no fim da reta dos boxes), os três primeiros pararam os carros no parque fechado (local onde os comissários inspecionam os carros), onde é proibida a entrada de estranhos. Mas como sou furão e cara-de-pau, dei um jeito e passei por baixo da grade para entregar a bandeira ao Ayrton. Quando vi, estava junto com o Piquet, o Ayrton e o Mansell! (risos) Mas como o Piquet tinha dado aquele “passão” nele na corrida, o Ayrton não quis a bandeira. Mas o Nelson pegou e levou para o pódio.



FONTE PESQUISADA

LOPES, Rafael; MURGEL, Leonardo; GRÜNWALD, Alexander.15 histórias: ‘Quando vi, estava junto com o Piquet, o Ayrton e o Mansell’. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL1101637-17078,00-HISTORIAS+QUANDO+VI+ESTAVA+JUNTO+COM+O+PIQUET+O+AYRTON+E+O+MANSELL.html>. Acesso em: 18 de abril 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário