Por GloboEsporte.com
23/09/2019 15h52 Atualizado há 2 horas
Portugal
Pascal Rondeau/Allsport
Esta segunda-feira marca a os 40 anos estreia oficial do capacete icônico de Ayrton Senna. A peça icônica foi usada pela primeira vez pelo tricampeão de Fórmula 1 em 23 de setembro de 1979, para a disputa do Mundial de Kart em Estoril, em Portugal.
Curiosamente, a peça não foi feita para Ayrton. O design, criado por Sid Mosca, foi feito exclusivamente para o Mundial de Kart de 1979, já que a delegação de cada país tinha que ter uma pintura única, conforme o regulamento. Sendo assim, todos os competidores brasileiros usaram o mesmo layout.
Ayrton foi vice-campeão, nesse que foi seu segundo Mundial e, logo que voltou ao Brasil, foi conversar com Sid para ter exclusividade na pintura. Assim a peça icônica em verde, azul e amarelo, se tornou sua marca registrada, eternizada pelo próprio Senna nas competições de kart, Fórmula Ford, F3 e na F1.
- É muito especial poder comemorar 40 anos da criação dessa pintura, que é a mais icônica da F1 e de todo o automobilismo graças ao Ayrton - diz Alan Mosca, filho de Sid, e que atualmente é responsável pela Sid Special Paint.
Os capacetes usados por Senna ao longo da carreira — Foto: Mariana Lucas/ Instituto Ayrton Senna
- Na época cada país tinha que ter uma pintura e nós tivemos poucos dias para pintar o capacete da equipe brasileira. Foi uma criação repentina, mas que depois se tornou histórica com tantas vitórias e conquistas do Senna. Meu pai (Sid Mosca) teve essa ideia fantástica de fazer as faixas verde e azul saindo do olhar do piloto e vários pilotos até hoje nos procuram querendo fazer layouts inspirados nesse capacete do Ayrton - explica Alan.
Layout segue eternizado em forma de homenagens
Hamilton e a relação próxima com a peça
O pentacampeão tem uma relação de amor com o casco icônico. Fã declarado de Ayrton, o britânico tem no layout do capacete de Senna a inspiração dos seus próprios cascos. Além disso, Lewis já usou no GP do Brasil de 2011 uma peça muito parecida com a do tricampeão.
Lewis Hamilton com capacete em homeangem a Ayrton Senna no GP do Brasil de 2011 — Foto: Getty Images
Hamilton também foi homenageado com uma réplica do capacete de 1987 do seu ídolo pela família Senna após igualar o número de 65 poles de Ayrton no GP do Canadá de 2017.
Lewis Hamilton e o capacete de Ayrton Senna — Foto: Getty Images
O Papa Francisco recebeu, no Vaticano, uma escultura de bronze do busto de Ayrton Senna. A peça foi confeccionada pela artista plástica Paula Senna Lalli, sobrinha do tricampeão da Fórmula 1. Além da obra intitulada "Meu Ayrton", Bianca Senna, irmã de Paula, presenteou o Papa com uma réplica de um capacete usado por Ayrton em um evento beneficente de kart no final da temporada de 1993.
Escultura e capacete de Ayrton Senna ao lado de Papa Francisco — Foto: Vatican MediaEscultura
Lembrança nos 20 de morte na Indy e Motovelocidade
Simon Pagenaud prestou homenagem ao ídolo Senna na edição das 500 Milhas de Indianápolis, em 2014. O capacete do piloto francês teve pintura semelhante à eternizada pelo tricampeão na F1.
- Ayrton Senna sempre - exaltou o piloto francês, que triunfou na primeira corrida realizada no circuito misto de Indianápolis.
O francês Simon Pagenaud exibe capacete em homenagem ao ídolo Ayrton Senna — Foto: Divulgação
Lorenzo Zanetti venceu sua primeira corrida no Mundial de Supersport com o capacete de Ayrton Senna — Foto: Divulgação
Ayrton Senna sempre foi um grande entusiasta da velocidade, não só nas corridas de Fórmula 1. Sempre acelerando, fosse com uma bicicleta, um jet ski ou em uma lancha, o piloto brasileiro realizou o sonho de um voo supersônico há 30 anos. Na ocasião, Senna esteve em um avião de caça da Força Aérea Brasileira, e para celebrar os 25 anos do legado do tricampeão, a FAB resolveu customizar o Mirage 2000C com base na pintura icônica do capacete do ídolo da Fórmula 1.
Cores icônicas do capacete de Senna no caça — Foto: Divulgação/Instituto Ayrton Senna
Gabriel Medina, que em dezembro de 2014 se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial de surfe, recebeu de presente da família Senna e de uma patrocinadora, uma prancha personalizada com as cores do ídolo das pistas. Não foi apenas Medina que ganhou um presente. O surfista entregou ao Instituto uma camiseta autografada por ele e que foi utilizada em um grande momento de sua carreira: no mundial de surfe de 2011, campeonato onde venceu duas etapas.
Gabriel Medina recebe das mãos de Bianca Senna prancha com cores do capacete de Ayrton Senna — Foto: Divulgação
FONTE PESQUISADA
GLOBO ESPORTE - Capacete icônico de Ayrton Senna completa 40 anos; estreia foi em Mundial de Kart em Portugal. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/capacete-iconico-de-ayrton-senna-completa-40-anos-estreia-foi-em-mundial-de-kart-em-portugal.ghtml>. Acesso em: 24 de setembro 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário