terça-feira, 17 de setembro de 2019

Jornal do Brasil: Senna quer vencer na Fórmula-3 para então pensar na F-1 08/04/1983

Na Europa já o compararam a Jackie Stewart mas Senna não perde a humildade

Senna quer vencer na Fórmula-3 para então pensar na F-1

São Paulo – O paulista Ayrton Senna, grande destaque do automobilismo na Europa, deverá entrar na Fórmula-1 no próximo ano, mas só depois de julho tratará desse assunto. O piloto que chegou ontem da Inglaterra, está preocupado no momento em manter a excelente posição que ocupa na Fórmula-3, onde ganhou as cincos primeiras corridas e é o favorito destacado para ganhar o título este ano.

Os elogios recebidos da imprensa inglesa, e da europeia de um modo geral não chegam a tirar a humildade de Ayrton Senna. Há três anos na Inglaterra, onde hoje é comparado a Jackie Stewart e outros pilotos famosos. Mas, obviamente, a fama traz maior responsabilidade e Ayrton confessa que a cada treino ou prova sua tensão aumenta porque todos esperam que ele seja o vencedor e não cometa nenhum erro que possa tirar-lhe a vitória.

A Fórmula-1

Duas vezes campeão de Fórmula-Ford 1.600 em 1981, e campeão europeu e inglês de F-Ford 2.000, no ano passado, quando conquistou todos esses títulos pro antecipação, Senna retornará a Inglaterra dia 20 e quatro dias depois disputará uma prova em Silverstone. Ele destacou que a sua permanencia por mais um ano na Fórmula-3 é de grande importância.

– No ano passado, conversei preliminarmente com o pessoal da Toleman e da McLaren apenas para amadurecer as ideias. Mas a minha entrada para a Fórmula-1 será realmente discutida depois de julho e eu também já mantive contato com uma outra equipe cujo nome não posso revelar agora para evitar problemas entre patrocinadores.

Senna disputa a Fórmula-3 com o apoio do Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro) e da Jeans Pool, marcas que constam no carro, da Estrela, Ford e Galerie (contratos de ordem pessoal e não tem problemas financeiros). Morando com os pais, numa confortável casa no Horto Florestal, o piloto dedica-se inteiramente ao automobilismo e como a maioria iniciou a carreira no kart, esporte que gosta de praticar quando lhe sobra tempo.

Ayrton veio ao Brasil aproveitando a folga concedida pelo calendário do Campeonato Inglês de Fórmula-3. Descansar, rever amigos e treinar são as atividades de Senna desde ontem.

– No final da próxima semana estarei em Guaporé, numa prova da Ford. Mas não vou competir, darei apenas a volta de apresentação com o Ford Turbo.

Além de ter ganho as cinco primeiras provas do campeonato Inglês, Ayrton Senna foi pelo mesmo número de vezes pole position e obteve as melhores voltas. Com 23 anos, ele lidera o campeonato com 48 pontos contra 35 do inglês Martin Brundle, único concorrente capaz de ameaça-lo, pois que estão em terceiro lugar. Davey jones e Mario Hytten, somam apenas 12 pontos. Depois da prova de Silverstone, dia 24 deste mês, Senna correrá três vezes em maio dia 2, em Thruxton, 8 em Brands Hatch, 30 em Silverstone. Dependendo do acerto de seus patrocinadores, poderá correr em Monte Carlo, dia 16, na preliminar do GP de Mônaco de Fórmula-1

Print da reportagem




FONTE PESQUISADA

JORNAL DO BRASIL - Senna quer vencer na Fórmula-3 para então pensar na F-1. Jornal do Brasil, 08 de abril de 1983, Amador/Futebol, página 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário