Traduzido por: Vital Neto
21 de out de 2019 14:23
Motorsport - motorsport.uol.com.br
Fãs perceberam que imagem de poster divulgado pela F1 mostrava Senna em uma Lotus com um número que o tricampeão nunca usou
Mais de 25 anos após a morte de Ayrton Senna, o interesse pelo tricampeão mundial continua forte. Uma prova disso aconteceu na semana passada, quando uma intriga surgiu em torno do poster utilizado pela Fórmula 1 para anunciar um evento que homenageará Senna em São Paulo.
O festival, que será realizado na semana anterior ao GP do Brasil, trará alguns dos carros que o tricampeão pilotou, como o Toleman TG184 de 1984 e o Lotus 97T de 1985.
O cartaz do evento mostra as famosas cores do capacete de Senna, além de uma imagem do que parecia ser seu carro de F1 de 1985, mas sem o logotipo da marca de cigarros John Player Special.
Ayrton Senna Sao Paulo fan festival poster
Photo by: Formula 1
Os fãs mais atentos perceberam que o carro exibido no poster apresentava o # 11 ao invés do #12 com o qual Senna competiu durante seus anos na Lotus. Alguns aproveitaram a oportunidade para criticar a Liberty Media, proprietária da F1, por ter feito divulgado a imagem do tricampeão com um número que ele nunca havia usado.
À luz dessas críticas, a F1 respondeu em sua conta oficial no Twitter com uma cópia da fotografia na qual a obra de arte se baseava e que mostra Senna ao volante de um Lotus preto e dourado que apresenta o número 11.
Dear @realsimonsays and @GPFansGlobal, it would be prudent to check facts before blaming us... Have a look at this picture, taken in Jacarepaguà on Sunday 7 April 1985… Ah, by the way, the artwork was approved by @ayrtonsenna #ObrigadoSenna #f1 #f1festival pic.twitter.com/5SdIoFSrX1— F1 Media (@F1Media) October 18, 2019
A indicação imediata foi de que a fotografia não era do GP do Brasil de 1985 (já que as fotos da corrida mostram Senna usando o # 12), mas de outro evento.
Com a fotografia datada do dia da corrida no Brasil, a sugestão era que talvez o número tivesse disso usado durante o warm-up – sessão aquecimento que antecedia as corridas.
Mas uma inspeção mais minuciosa da imagem indicou que ela não era daquele fim de semana. Os logotipos John Player Special, na asa traseira, eram muito diferentes da corrida do Brasil de 1985. Além disso, Senna pode ser visto com luvas amarelas, em vez das vermelhas que ele usou em sua primeira campanha pela Lotus.
Ayrton Senna, Lotus 97T Renault
Photo by: Motorsport Images
Wright explicou que como parte do processo de digitalização de arquivos de fotografias, as imagens geralmente precisavam ser carregadas e legendadas a partir de uma tira de filme original que pode não ter sido rotulada quando as fotos foram originalmente tiradas. Isso significa que algumas datas e eventos precisam buscar outras “pistas” para serem corretamente catalogados.
Em algum momento, a imagem com de Senna com o #11 no que seria um Lotus 97T / 98T foi, portanto, legendada como sendo do GP do Brasil de 1985.
Com mais investigações e comparações com outras imagens de arquivo, constatou-se que essa foto era do testes da F1 para 1986, que aconteceu no Brasil, e que o fotógrafo seria Steve Tee.
A fotografia teria sido tirada do topo da torre de controle do circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, quando o carro chegava aos boxes.
Outra pesquisa descobriu que o carro #11 também apareceu na capa da revista AUTOSPORT também em 1985 - provando além de qualquer dúvida que Senna de fato dirigiu com esse número durante sua carreira.
Autosport title 1985
Photo by: Autosport
Mas, aconteceu uma reviravolta final na história. Apesar da capa do AUTOSPORT ter sido divulgada após os testes no Rio, uma nota na revista sobre a fotografia diz: “Ayrton Senna testou brevemente o novo Lotus 97T em Donington Park antes do carro e do motorista serem levados para os testes da F1 no Brasil".
FONTE PESQUISADA
NOBLE, Jonathan. Senna número 11? Mistério sobre foto de evento do tricampeão é desvendado. Disponível em: <https://motorsport.uol.com.br/f1/news/senna-numero-11-misterio-sobre-foto-de-evento-do-tricampeao-e-desvendado/4561264/>. Acesso em: 21 de outubro 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário