18.11.2019 - 12:00
Por Roman Klemm
ctidoma.cz
Ayrton Senna e seu novo Toleman-Hart foram as combinações mais rápidas do principado no domingo
Foto: Roman Klemm
Então, antes de Mônaco, estava claro: quão bonito o outro "lar" Prost venceria sob o brilhante sol da Côte d'Azur? Apenas parcialmente. Ele simplesmente "venceu", mas o sol em 3 de junho certamente não brilhou e, como as estrelas da corrida falaram sobre dois pilotos completamente diferentes.
Até domingo, tudo corria de acordo com notas francesas
E tudo começou de acordo com o cenário dos sonhos. O agregado sobrealimentado de Prost equipou o Mônaco com um soprador um pouco menor, que, embora produzisse menos "vapor", mas se comportou em cantos estreitos do principado. Alain estava da melhor forma em sua vida e evocou o asfalto entre o porto, hotéis e arranha-céus na volta 1: 22.661s mais rápida que nunca foi conduzida em Monte Carlo. Lauda deu à equipe 1,2 e mais uma vez mostrou a distribuição de energia na equipe. O austríaco teve um desempenho muito ruim durante todo o fim de semana e não estava procurando desculpas para o oitavo lugar de partida: "Eu sou muito lento aqui".
Introdução: Prost lidera à frente de Mansell e Arnoux
Foto: Roman Klemm
Enquanto treinava sob o sol bonito às quintas e sábados, o domingo de corrida estava coberto de nuvens cinzentas e chovia luz a manhã toda. Quanto mais perto estava a hora de início, mais a água caía do céu, o que, no entanto, não impediu Prost de assumir a liderança imediatamente. Atrás dele, Warwick, Tambay, Alboreto e De Cesaris colidiram na primeira curva, que à primeira vista não teve impacto no líder. Nigel Mansell (Lotus-Renault) começou a ter uma influência maior, e logo pressionou Prost e chegou ao primeiro lugar da 11ª rodada. O britânico tinha esse lugar no sol (encharcado), mas reteve apenas cinco voltas antes de deslizar para o canto de Massenet nas barreiras acidentadas. Então ele estava na ponta novamente na chuva, muito à frente de seu colega Lauda, que havia trabalhado o seu caminho a seguir.
Senna e Bellof foram as verdadeiras estrelas da corrida
Mas não era Lauda quem era o maior perigo para Prost. O jovem brasileiro Ayrton Senna no novo Toleman-Hart começou a partir da 13ª posição, o abandono de vários competidores após o acidente acima mencionado e, especialmente, sua maravilhosa capacidade de "andar sobre a água" para garantir que, nesta fase, ele já estivesse respirando nas costas de Lauda. Depois de três voltas, ele deixou um mestre duplo como estudante e foi o segundo. Houve uma sensação no ar, quando Senna imediatamente começou a aumentar a vantagem de Prost e quanto mais chovia, mais rápido ele se aproximava. Enquanto isso, Lauda coroava sua estranha apresentação horas antes do Hotel de Paris. Desde a 27ª volta, outro dos "jovens tigres", o alemão Stefan Bellof, da Tyrrell-Ford, era o único carro em campo sem motor turbo.
Prost parecia estar com problemas na ponta. Entre 20 e 30, Senna encurtou sua distância de 33 para 11 segundos, e foi na 30ª rodada, quando Prost cometeu um pequeno erro no canto do tabaco e só com sorte evitou a colisão com a barreira de impacto. Ele perdeu mais 4 segundos para o brasileiro e o alemão nessa rodada (Bellof também ficou a apenas 15 segundos atrás de Senna).
Lilo ficou mais forte e Prost gesticulou descontroladamente quando cruzou a linha de chegada. O então secretário do curso, a lenda belga Jacky Ickx, brincava há muito tempo com a idéia de terminar a corrida prematuramente e agora via um sinal claro no comportamento de Prost: depois de 31 voltas, sua bandeira vermelha anunciava que havia terminado!
Senna sentiu-se roubado e, é claro, ficou furioso, mas Prost riu amplamente. “Os pontos do campeonato são mais importantes para mim. Isso é naturalmente muito melhor para mim ...” Quanto ele deveria estar errado!
A intervenção de Ickx ajudou Prost à primeira vista
Não demorou muito para que muitos jornalistas vissem a ação acordada da "Máfia Francesa da F1" e a manipulação deliberada do resultado na intervenção apressada de Ickx. “Prefiro terminar aqui uma volta mais cedo do que outra depois. Foram condições drásticas, não pude deixá-los continuar ”, explicou Ickx, muitos acusados de ser um lutador mais difícil no cockpit do que como diretor de corrida. A FISA impôs uma multa de US $ 6.000 a ele por "terminar a corrida sem consultar os oficiais da FIA", e mais tarde foi revogada da licença do Grande Prêmio. Apesar do fato de que logo após a ondulação, a chuva cedeu, o que Jacky não poderia ter adivinhado.
Mas agora à teoria prometida de que Ickx realmente machucou Prost por sua ajuda altruísta (se é que de fato). A corrida teve 77 voltas e, portanto, apenas metade dos pontos foram concedidos. Prost marcou para esta vitória apenas 4,5 pontos.
Vamos observar a possibilidade de a corrida continuar e terminar após duas horas ou 77 voltas completas com o resultado "lógico" de Senna, Bellof, Prost - ou Bellof, Senna, Prost (como os fãs alemães ainda hoje vêem). A equipe de Bellof Tyrrell foi posteriormente desclassificada por fraudes sobre o peso dos carros de todo o campeonato, e Prost teria marcado seis pontos atrás do vencedor do Senna pelo segundo lugar. Ele teria 1,5 pontos a mais no final da temporada do que após a ação de Ickx. E você sabe quantos pontos ele perdeu para Lauda como campeão mundial? 0,5!
Ou Stefan Bellof venceria em Tyrrell-Ford?
Foto: Roman Klemm
Se somente então...
Facit: Se Jacky Ickx não tivesse vencido o prêmio de Mônaco prematuramente em 1984 e não tivesse dado a Prost uma "vitória quase perdida", o francês se tornaria o campeão do mundo, não Niki Lauda, graças ao provável segundo lugar neste Grand Prix. Tudo isso, no entanto, desde que Prost não sofra um defeito no rolamento da roda dianteira, como havia assumido a partir da 28ª volta.
Ah, e - do ponto de vista pessoal de uma "testemunha ocular com arrepios": aos domingos, eu assistia a corrida (confiando tolamente no tempo sempre perfeito no sul da França) apenas em uma camiseta que estava irremediavelmente encharcada pela manhã. Desde a primeira rodada, meus dentes estavam batendo com o frio - então, graças ao Monsenhor Ickx, você estava um pouco aquém da minha miséria há 35 anos!
Depois de mais de três décadas, Jacky Ickx se manteve firme: "Não lembrei de ninguém, só queria a segurança dos pilotos!"
Foto: Roman Klemm
FONTE PESQUISADA
KLEMM, Roman. Monako 1984: "Francouzská mafie F1" dala vítězství Prostovi, paradoxně tak pomohla k titulu Laudovi. Disponível em: <https://www.ctidoma.cz/historie/monako-1984-francouzska-mafie-f1-darovala-vitezstvi-prostovi-paradoxne-tak-pomohla-k-titulu>. Acesso em: 18 de novembro 2019.
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